O que é febre do Vale?

Perguntado por: Matilde Érica Moura Figueiredo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (33 avaliações)

A coccidioidomicose, também conhecida como febre do vale, é uma doença infecciosa que causada pelo fungo Coccidioides immitis, cujos fungos podem ser encontrados no solo e serem facilmente espalhados pelo ar ou quando se mexe na terra, por exemplo.

O que é a febre do Vale do Rift?

A doença é causada por um vírus transmitido por mosquitos e moscas que se alimentam de sangue que normalmente afeta animais (geralmente bovinos e ovinos), mas também pode envolver seres humanos. Em humanos, a doença varia de uma doença leve semelhante à gripe a uma febre hemorrágica grave que pode ser letal.

Qual é o agente causador da coccidioidomicose?

A coccidioidomicose é causada por duas espécies de fungos filamentosos do gênero Coccidioides – C. immitis, de ocorrência na Califórnia, nos Estados Unidos da América do Norte e C.

O que significa coccidioidomicose?

Coccidioidomicose é uma doença pulmonar ou hematogênica causada pelo fungo Coccidioides immitis e C. posadasii; geralmente ocorrendo como uma infecção respiratória aguda, benigna, assintomática, ou autolimitada.

Quais são as formas clínicas da coccidioidomicose?

A coccidioidomicose manifesta-se sob três formas clínicas principais: forma pulmonar primária; forma pulmonar progressiva e forma disseminada. A mais frequente apresentação da coccidioidomicose caracteriza-se por manifestações pulmonares que geralmente surgem de uma a três semanas após a exposição ao fungo.

?SAIU NA MAIS FM?: FEBRE DO VALE está associada a caçada de tatu - Correspondente Mais Várzea Alegre

38 questões relacionadas encontradas

O que é presença de hifas hialinas Septadas?

As hifas septadas são estruturas características de alguns fungos que os são agentes causadores de micoses como em lesões superficiais na pele e unhas, ou ainda, doenças no organismo (sistêmicas).

O que é doença do lobo?

A Lacaziose, ou doença de Jorge Lobo, é uma micose crônica, granulomatosa, causada por implantação traumática do fungo Lacazia loboi nos tecidos cutâneo e subcutâneo, manifestando-se clinicamente por lesões nodulares queloidianas predominantes, envolvendo sobretudo pavilhões auriculares, face, membros superiores e ...

O que é um abscesso no pulmão?

Abscesso pulmonar é a infecção necrosante caracterizada por lesão cavitária preenchida por pus. É quase sempre causado por aspiração de secreções orais por pacientes que têm comprometimento do nível de consciência. Os sintomas são tosse persistente, febre, sudorese e perda ponderal.

O que é um fungo Dimórfico e qual o agente da enfermidade do paciente?

capsulatum, um fungo dimórfico cuja forma parasitária é a leveduriforme. Ao inalar o fungo, o pulmão é o local inicial da infecção. Primeiramente, a doença pode ser assintomática com sintomas similares ao da gripe, entretanto, pode ocorrer a formação de calcificações residuais nodulares no pulmão.

O que é uma micose sistêmica?

Micoses Sistêmicas são infecções causadas por fungos patogênicos primários e que têm como porta de entrada o trato respiratório, donde podem disseminar para todo o organismo. As micoses sistêmicas endêmicas no Brasil são: Paracoccidioidomicose, Histoplasmose, Coccidioidomicose e Criptococose.

Qual a patogenia da esporotricose?

Esporotricose é uma infecção cutânea causada pelo fungo saprófita Sporothrix schenckii. Envolvimento pulmonar e hematogênico é incomum. Os sintomas consistem em nódulos subcutâneos que se disseminam por via linfática e evoluem para abscessos e úlceras. O diagnóstico é por cultura.

O que é histoplasmose pulmonar?

A histoplasmose é uma micose sistêmica causada pelo fungo dimórfico térmico Histoplasma capsulatum, que pode ser isolado a partir de solo contaminado com excrementos de aves e morcegos. Dentre as apresentações clínicas dessa doença, a histoplasmose pulmonar cavitária crônica (HPCC) é uma manifestação rara.

O que é uma micose oportunista?

Oportunistas – acometem indivíduos com imunodeficiência. Porta de entrada variável, quadro clínico variável. As lesões podem ser cutâneas, subcutâneas ou sistêmicas. Exemplos: aspergilose, mucormicose, fusariose, candidíase e pneumocistose.

O que ocasiona a presença de lagos na região do Grand Rift Valley?

A principal região lacustre está no Grande Rift Valley, onde estão localizados os Lagos Vitória, Albert, Tanganica e Niassa (ou Malawi). Por estarem relacionados ao relevo modificado pelos movimentos das placas tectônicas, esses lagos são chamados de lagos tectônicos.

O que são fungos dimórficos e Leveduriformes?

Dimórfico = que apresenta duas formas: leveduriforme e filamentosa. Esporângio = órgão de reprodução assexuada interna, geralmente em forma de vesícula e contêm inúmeros esporos denominados de esporangiosporos. Hialino = que não tem cor, translúcido, assumindo a cor do corante utilizado.

O que é um fungo Demaceo?

Os fungos demáceos são normalmente encontrados no solo e na vegetação, principalmente em climas tropicais e subtropicais. São responsáveis por causar diversas doenças, tais como Cromoblastomicose, Eumicetoma e Feomicose através do contato direto, inoculação na pele ou aspiração de conídios.

Como tratar abscesso pulmonar?

O tratamento padrão do abscesso pulmonar é realizado com clindamicina, 600 mg, IV, a cada 8 horas, seguido por 150 a 300 mg, VO, quatro vezes por dia. Outros antibióticos comumente administrados são amoxicilina associada a clavulanato, ampicilina em combinação com sulbactam, cefalosporinas e fluoroquinolonas.

Como curar abscesso pulmonar?

O tratamento para o abscesso pulmonar é feito com uso de antibióticos como Clindamicina, Moxifloxacino ou Ampicilina/Sulbactam, por exemplo, durante, em média, 4 a 6 semanas, a depender do microorganismo causador e das condições clínicas do paciente.

Qual os sintomas do pulmão inflamado?

O pulmão inflamado ou a infecção pulmonar é comumente ocasionado pela incidência de algum fungo, vírus ou bactéria que se multiplica nos pulmões.
...
Sintomas da bronquiolite:
  • Peito chiando;
  • Narinas alargadas ao respirar;
  • Respiração acelerada;
  • Irritabilidade e cansaço;
  • Problemas para dormir;
  • Falta de apetite.

Quais são as micoses subcutâneas?

As micoses subcutâneas são infecções fúngicas que acometem primariamente a pele e tecidos subcutâneos, e geralmente desenvolvem-se após penetração do organismo na pele em local de pequenos traumas.

Quais são as doenças causadas pelas algas?

Algumas espécies de algas microscópicas produzem toxinas que causam riscos à saúde humana e ambiental, como: danos ao sistema neurológico ou ao fígado, gastroenterites, doenças respiratórias, alergias, irritação da pele e olhos. Podem ainda causar mortandades de peixes e outros organismos.

Quais fungos têm hifas Septadas?

Os fungos filamentosos podem ter hifas septadas ou cenocíticas. A maioria dos fungos apresenta hifas septadas, ou seja, que são divididas pelos chamados septos. Os septos são paredes transversais perfuradas por um poro que permite a comunicação entre as células, garantindo a passagem até mesmo de organelas celulares.

Qual pomada usar para hifas?

1. Micose da pele
  • Naftifina (1% creme ou gel)
  • Terbinafina (1% creme ou solução)
  • Butenafina (1% creme)
  • Clotrimazol (creme 1%, solução ou loção)
  • Econazol (1% creme)
  • Cetoconazol (1% creme, xampu)
  • Miconazol (2% creme, spray, loção ou pó)
  • Oxiconazol (1% creme ou loção)

O que são hifas Septadas e ramificadas?

As hifas são os filamentos de células que formam o micélio dos fungos e o micobionte dos líquenes. São longas células cilíndricas com vários núcleos (cenocíticas, nos Zygomycota) ou septadas, mas onde cada célula pode ter vários núcleos; podem ser simples ou ramificadas.

Artigo anterior
O que é 60Hz no celular?
Artigo seguinte
Como funciona o conhecimento de transporte?