O que é procedimento de jurisdição voluntária e de jurisdição contenciosa?

Perguntado por: Ema Leal de Fonseca  |  Última atualização: 20. Juni 2024
Pontuação: 4.7/5 (32 avaliações)

Conforme mencionado anteriormente, enquanto a jurisdição contenciosa lida com litígios e disputas entre partes adversas, a jurisdição voluntária envolve situações em que as partes não têm interesses conflitantes, mas precisam da intervenção do Poder Judiciário para procedimentos específicos.

Quais são os procedimentos especiais de jurisdição contenciosa?

Ações de Procedimento Especial:
  • Ação de consignação em pagamento;
  • Ação de exigir contas;
  • Ações possessórias;
  • Inventário e partilha;
  • Embargo de terceiros;
  • Ações de família;
  • Ação monitória.

Quem tem legitimidade para iniciar os procedimentos de jurisdição voluntária?

Os procedimentos de jurisdição voluntária podem ter início por provocação de interessados, do Ministério Público ou da Defensoria Pública.

Quais são os tipos de jurisdição?

Tradicionalmente, as espécies de jurisdição classificam-se: primeiro, segundo o modo como o juiz se comporta diante do conflito, em jurisdição contenciosa ou voluntária; segundo, conforme a matéria, em jurisdição civil e penal; terceiro, segundo a justiça competente, em jurisdição comum e especial; quarto, segundo as ...

São cabíveis recursos nos procedimentos de jurisdição voluntária?

Os procedimentos de jurisdição voluntária são insuscetíveis de recursos, pelo fato de neles inexistir lide. Nos procedimentos de jurisdição voluntária, o juiz é obrigado a observar critério de legalidade estrita, sob pena de violação ao princípio da congruência.

Jurisdição contenciosa e jurisdição voluntária

36 questões relacionadas encontradas

O que é a jurisdição contenciosa?

A jurisdição contenciosa lida com litígios ou controvérsias em que há disputa de interesses entre partes adversas, ou seja, situações em que as partes têm posições opostas e buscam a intervenção do Judiciário para resolver o conflito.

O que é procedimento de jurisdição voluntária?

É aquela ação em que não há conflito entre duas partes adversárias. Por exemplo, as ações declaratórias de direitos são ações de jurisdição voluntária.

Quem exerce a jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária é uma forma de se solucionar problemas, sua função é exercida através do juiz, pelo Estado, sendo uma solução em causas que não se há conflitos e com interesse mútuo entre as partes.

O que é jurisdição exemplo?

É o poder conferido ao Estado-Juiz para solucionar o conflito de interesses entre as partes que estão envolvidas em uma relação jurídica processual (exemplo: os acidentes de trânsito, o não pagamento de pensão alimentícia ao filho, guarda compartilhada, separação litigiosa etc.,).

O que se entende por jurisdição?

Jurisdição é o território onde uma autoridade exerce o Poder Judiciário. Há um fórum que julga ações para cada localidade. Antes de entrar com um processo, verifique o fórum responsável pelo município onde reside.

Quais os tipos de jurisdição voluntária?

Jurisdição voluntária
  • (i) Emancipação;
  • (ii) Sub-rogação;
  • (iii) Alienação, arrendamento ou oneração de bens de crianças ou adolescentes, de órfãos e de interditos;
  • (iv) Alienação, locação e administração da coisa comum;
  • (v) Alienação de quinhão em coisa comum;

Quais são as características da jurisdição voluntária?

E define jurisdição voluntária como “atividade jurisdicional destinada a pacificar pessoas mediante a tutela de uma delas ou a ambas em casos de conflitos diante do juiz sem confronto entre possíveis direitos de uma ou de outra”, apontando as seguintes características distintivas: “a) é atividade jurisdicional e não ...

Qual a natureza jurídica da jurisdição voluntária?

6°) O caráter da jurisdição voluntária seria preventivo-constitutivo, ao passo que, na verdadeira atividade jurisdicional, o Estado atua de forma repressiva-declarativa. A corrente autonomista considera que os atos de jurisdição voluntária não possuem natureza jurisdicional, nem tão pouco administrativa.

Quais são as características da jurisdição contenciosa?

Da jurisdição contenciosa

Na jurisdição contenciosa, a sentença sempre favorece uma das partes em detrimento da outra, já que ela decide um conflito entre ambas. Pede-se ao juiz que dê uma decisão, solucionando um conflito de interesses, que lhe é posto, diretamente, para julgamento.

O que são procedimentos contenciosos?

Processo contencioso é a alternativa litigiosa a tudo o que pode ser objeto de contestação, conflito de interesses ou disputas, seja por via judicial ou administrativa.

Como saber se o procedimento é comum ou especial?

Pode ser comum ou especial. Procedimento especial: é aquele disciplinado pela lei. Ex: mandado de injunção, habeas data, ação civil pública. Procedimento comum: é aquele que não há procedimento especial previsto em lei para que seja solucionado o conflito.

Quem aplica a jurisdição?

É uma das funções do Estado. A função jurisdicional compete ao Poder Judiciário. A jurisdição como função "expressa o encargo que têm os órgãos estatais de promover a pacificação de conflitos interindividuais, mediante a realização do direito justo e através do processo" (Cintra, Grinover e Dinamarco).

Quem provoca a jurisdição?

O Estado exerce sua soberania também através da função jurisdicional (que corresponde a aplicar a lei ao caso concreto). A provocação da jurisdição é feita pelo exercício do direito de ação, sendo o processo o instrumento para deixar assentada a decisão em relação àquele caso concreto, tornando-a pública.

Quem tem jurisdição?

Somente, um órgão no Brasil possui o poder jurisdicional, o Poder Judiciário. Essa regra não é absoluta, existem varias exceções como a arbitragem (Lei 9.307/96). A jurisdição deve ser provocada pelas partes para que ela se manifeste, ou seja, não se move por si só, de ofício.

O que é jurisdição voluntária novo CPC?

Em suma, “a jurisdição voluntária é uma atividade estatal de integração e fiscalização”. O Poder Judiciário, assim, tutela uma vontade – um interesse privado -, tornando-a apta à produção de efeitos. É o caso, por exemplo, de um pedido de autorização.

Qual a diferença entre jurisdição comum e especial?

Podem se separar em justiça comum e especial apenas em razão da competência da jurisdição; enquanto a última é determinada taxativamente pela lei, a primeira atua justamente por exclusão. Há ainda diferenciação hierárquica entre os órgãos judiciários e de natureza entre justiça contenciosa e voluntária.

Qual é a diferença entre jurisdição e competência?

Todo juiz tem jurisdição, entretanto, só pode exercitá-la em determinadas matérias e em determinados espaços, segundo sua competência, que é a determinação do âmbito de atuação dos órgãos encarregados das funções jurisdiconais.

Quais são as principais características da jurisdição?

São características da jurisdição a substitutividade, a exclusividade, a imparcialidade, o monopólio do Estado, a inércia e a unidade.

Quais são os princípios que regem a jurisdição?

Em relação aos princípios inerentes à jurisdição, Walter de Almeida Guilherme identificou, além da inércia, a indeclinabilidade, a indelegabilidade, a improrrogabilidade e o princípio do juiz natural.

É possível jurisdição sem lide?

É preciso ter claro, em primeiro lugar, que existem casos nos quais o Estado exerce função jurisdicional sem que tenha havido uma lide entre as partes do processo. E que se deixe claro que aqui não se irá usar como exemplo qualquer dos casos da assim chamada “jurisdição voluntária”.

Artigo anterior
Qual o herói mais popular?
Artigo seguinte
O que é avaliação 360 Pei?