O que é FAN positivo no exame de sangue?
Perguntado por: Luna Jesus | Última atualização: 23. Mai 2025Pontuação: 4.6/5 (59 avaliações)
O teste positivo sugere a presença de alguma doença autoimune, mas não define o diagnóstico. É necessário que o médico relacione este resultado às condições clínicas do paciente, uma vez que o resultado pode ser alterado quando o paciente apresenta inflamações, neoplasias ou faz uso de alguns medicamentos.
Quando o FAN é preocupante?
Entendendo o resultado do FAN
No caso de valores acima de 1/320, pode haver a possibilidade de uma doença auto-imune, mas o exame por si só não é suficiente para o diagnóstico, por isso a importância do médico.
Quais doenças da FAN positivo?
- Lúpus eritematoso sistêmico.
- Síndrome de Sjögren.
- Esclerose sistêmica.
- Síndrome dos anticorpos antifosfolípide.
- Miopatias autoimunes sistêmicas.
- Doença mista do tecido conectivo.
O que fazer quando o FAN é positivo?
Então, se o seu exame de FAN tem resultado positivo, não se desespere! Procure um reumatologista para uma avaliação completa e análise individual do seu caso.
Quando o exame FAN deu reagente o que significa?
É um teste realizado com o sangue do paciente, medindo a quantidade do FAN no sangue. Um resultado “negativo” significa que você não tem, ou tem níveis muito baixos de FAN no sangue. Já o resultado “positivo” acusa sua presença no sangue.
FAN Positivo, o que é? (Doenças autoimunes: tudo está ligado à sua alimentação)
Que tipo de doenças O exame FAN detecta?
O exame é realizado através da coleta de uma amostra de sangue, que é enviada para análise laboratorial. Lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide, psoríase, hipotireoidismo, síndrome de Guillain-Barré e Síndrome de Sjögren estão entre as doenças que podem ser identificadas através da realização do FAN.
Qual resultado do FAN para lúpus?
Sensibilidade do exame FAN
Por exemplo, o exame FAN apresenta alta sensibilidade para o lúpus eritematoso sistêmico, sendo positivo em mais de 95% dos pacientes. Ou seja, a cada 100 pacientes que possuem a doença e realizam o exame, 95 deles apresentarão um resultado positivo.
Quais são os tipos de doenças autoimunes?
Como outros exemplos de doença autoimune, podemos citar: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, espondilite anquilosante, polimialgia reumática, alopecia areata, doença de Crohn, vitiligo e psoríase.
Quem tem fibromialgia pode ter FAN positivo?
SOBRE A FIBROMIALGIA
Exame de FAN positivo não é sinônimo de Lúpus. esse exame pode ser positivo em várias outras doenças reumáticas. A luz ultravioleta pode exacerbar a doença, tanto cutânea como de órgãos internos.
Qual o médico que trata doença autoimune?
As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.
Qual o nome do exame de sangue que detecta reumatismo?
Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).
Como saber se tenho alguma doença autoimune?
Diagnóstico de doenças autoimunes
Várias análises laboratoriais são realizadas para ajudar a confirmar o diagnóstico. Análises sanguíneas que indicam a presença de inflamação podem sugerir uma doença autoimune.
Quem tem FAN positivo tem lúpus?
Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus.
O que significa FAN positivo 1 80?
Ele só tem valor diagnóstico conforme o quadro clínico que o paciente apresente, o valor do seu título (80 é considerado um título muito baixo) e o padrão em que se apresenta (o pontilhado fino denso é o que menos está associado à doenças).
Como saber se é fibromialgia ou lúpus?
“O Lúpus é uma doença crônica que passa por períodos de remissão. Ela pode ficar sem sintomas, mas sempre vai necessitar de acompanhamento médico contínuo”, diz. A Fibromialgia é caracterizada por dor muscular generalizada e crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor.
Qual doença autoimune causa dores no corpo?
A miosite autoimune causa inflamação e fraqueza nos músculos (polimiosite) ou na pele e nos músculos (dermatomiosite). A lesão muscular pode causar dor muscular, e a fraqueza muscular pode causar dificuldade para levantar os braços acima da linha dos ombros, subir escadas ou se levantar de uma posição sentada.
Qual a doença autoimune que ataca as articulações?
Artrite reumatoide
É caracterizada por dores nas articulações de ambos os lados do corpo, pois o sistema imunológico ataca a camada de tecido que reveste essas estruturas.
Quais são as doenças autoimunes mais perigosas?
- Esclerose Múltipla. Estima-se que 130 pessoas a cada 100 mil habitantes desenvolvem esta doença autoimune, uma das mais conhecidas no mundo, por ser uma das mais cruéis. ...
- Diabetes tipo 1. ...
- Lúpus. ...
- Vitiligo.
Qual é a doença autoimune mais comum?
- Artrite reumatoide, doença inflamatória que atinge as articulações;
- Diabetes tipo 1, quando há destruição das células do pâncreas;
- Doença de Crohn, que provoca inflamação crônica no intestino;
O que leva uma pessoa a ter doença autoimune?
Genética – ter familiares com uma doença autoimune pode aumentar a probabilidade de desenvolver o problema. Fatores ambientais – existem fatores externos que causar alterações em células normais do corpo e desencadear uma resposta imunológica. Por exemplo, a luz do sol, radiação, alguns medicamentos ou vírus.
Quais são as crises de lúpus?
Os surtos do lúpus podem variar de leves para graves, dependendo dos órgãos afetados e da intensidade da inflamação. As partes do corpo mais frequentemente acometidas são as articulações, a pele, os rins, os pulmões, o coração e o sistema nervoso.
O que significa FAN reagente 1 160?
Pode acontecer em pessoas saudáveis, este exame deve ser solicitado se houver sinais que indiquem doenças associadas ao FAN, além do lúpus várias outras doenças podem ter FAN positivo. Procure um Reumatologista para avaliar o seu caso, mas o exame pode ser positivo em pessoas sem qualquer doença.
Qual o melhor exame para detectar lúpus?
Embora não exista um exame que seja exclusivo do LES (100% específico), a presença do exame chamado FAN (fator ou anticorpo antinuclear), principalmente com títulos elevados, em uma pessoa com sinais e sintomas característicos de LES, permite o diagnóstico com muita certeza.
O que quer dizer núcleo reagente?
Núcleo reagente significa que foram identificados anticorpos contra componentes do núcleo celular. O título 1/1280 representa a "concentração" do anticorpo. Quanto maior o segundo número (1280, no seu caso), mais "concentrado" está o anticorpo. Valores acima de 640 são considerados altos.
Qual o foro competente para ação de guarda?
Qual a diferença entre 220 trifásico e Monofasico?