O que é exportação direta ou indireta?

Perguntado por: António Denis Lopes  |  Última atualização: 25. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (8 avaliações)

A diferença básica entre exportação direta e indireta é que, na exportação direta, não existe nenhum intermediário no processo, ou seja, a própria empresa é a responsável pela venda externa. Já a exportação indireta ocorre com o intermédio de algum profissional ou empresa contratada para isso.

Como funciona a exportação direta?

A exportação direta ocorre quando o produtor é o responsável pelo faturamento do produto e pela exportação do mesmo. Essa operação requer maior nível de envolvimento do produtor e exige conhecimento sobre todos os aspectos que estão envolvidos no processo de exportação.

O que é uma exportação indireta?

A exportação indireta ocorre quando uma empresa adquire produtos de outra empresa com o objetivo de exportá-los. ... Nessa modalidade inclui-se a exportação via Tradings Companies e Empresas Comerciais Exportadoras. As Trading Companies e as Empresas Comerciais Exportadoras adquirem os produtos e exportam como seu.

Quais as vantagens da exportação indireta?

Vantagens da exportação indireta
  • praticidade e simplicidade, pois a empresa não precisa se preocupar com as etapas da exportação, as quais exigem determinada estrutura e funcionários especializados;
  • maior segurança, uma vez que os riscos da exportação ficam por conta da empresa que faz a intermediação;

Quais as vantagens da exportação direta?

Vantagens
  • redução dos gastos com terceiros;
  • internacionalização da marca;
  • melhor margem de lucro a médio e longo prazo;
  • autonomia sobre as estratégias do processo de negociação internacional;
  • maior domínio do planejamento interno;
  • controle das demandas, pedidos e vendas;
  • contato direto com o importador.

CBW Export - Qual a diferença entre exportação direta e indireta?

34 questões relacionadas encontradas

Quais as vantagens e inconvenientes das exportações indiretas?

Vantagens e desvantagens do tipo de exportação: Indireta

A Exportação Indireta permite que a empresa tenha foco na sua expertise (por exemplo, como é comum, a fabricação de algum produto) e não se preocupe com a burocracia e todas as etapas do processo de exportação.

Como funciona a atividade comercial da exportação indireta?

A exportação indireta é aquela que é intermediada por uma terceira empresa, geralmente uma empresa comercial exportadora ou trading company. Neste tipo de exportação, a empresa produtora não precisa se preocupar com o transporte dos produtos para o destino final, nem com os demais processos envolvidos na exportação.

Qual é o melhor tipo de exportação?

Escolher qual a melhor forma de exportar o seu produto irá depender de alguns fatores ligados ao seu negócio. Caso você não seja experiente, o mais indicado é começar pela exportação indireta, pois terá a segurança de uma empresa intermediando toda a operação.

É mais vantajoso exportar diretamente ou indiretamente?

9. É mais vantajoso exportar diretamente ou indiretamente? Na exportação direta, a empresa evitar os custos com as intermediadoras e mantém um contato direto com o importador. ... Do contrário, a exportação indireta pode ser mais estratégica aos interesses da empresa.

Quais empresas fazem exportação indireta?

Exportação Indireta é alternativa para empresas que iniciam no comércio exterior. A exportação indireta é aquela realizada com a interveniência de uma terceira empresa, seja uma trading company ou uma comercial exportadora.

Como emitir nota fiscal de exportação indireta?

As exportações indiretas, aquelas cuja Nota Fiscal de Exportação é CFOP 7501, usada principalmente pelas Comerciais Exportadoras, possuem diversas peculiaridades na elaboração da DU-E – Declaração Única de Exportação. O Governo requer através da DU-E, que sejam vinculadas as Notas Fiscais dos Produtores Internos.

Como funciona a importação indireta?

A Importação Indireta é aquela operação de compra no exterior realizada através de uma Trading Company, uma empresa intermediária. Esta empresa poderá ter a exclusividade da operação do produto desejado ou ser apenas um facilitador (intermediário entre o importador e o exportador).

O que é uma exportação por conta e ordem?

Na Exportação por Conta e Ordem de Terceiros, a empresa produtora contrata um declarante (pessoa jurídica) exclusivamente para realizar os trâmites do despacho na exportação em nome do produtor, ou seja, contrata uma empresa apenas para prestar o serviço do despacho.

O que é intermediário na exportação?

Na Exportação Indireta, a empresa utiliza um intermediador, que pode ser uma empresa denominada Trading Company ou comercial exportadora. Trata-se de empresas habilitadas a exportar e importar e que realizam a intermediação entre o importador e exportador.

Quais são os tipos de exportação?

O que é exportação?
  • Direta: exportação realizada pelo próprio produtor, que fatura diretamente em relação ao importador. ...
  • Indireta: exportação na qual a venda de produtos e serviços é realizada por empresas que os adquirem para exportá-los.

Quais são os tipos de consórcios de exportação?

Existem duas classes em que podem ser classificados os consórcios de exportação; dependendo do critério escolhido: modalizando os produtos operados, divididos em consórcios horizontais, onde as empresas trabalhando com a mesma linha produtiva, sendo diferenciada por detalhes, e os consórcios verticais, com as ...

Qual a diferença entre uma exportação direta e indireta para a formação do preço de exportação?

A diferença básica entre exportação direta e indireta é que, na exportação direta, não existe nenhum intermediário no processo, ou seja, a própria empresa é a responsável pela venda externa. Já a exportação indireta ocorre com o intermédio de algum profissional ou empresa contratada para isso.

Quais as principais características da exportação e importação?

a) A exportação corresponde ao envio, venda ou doação de bens, produtos e serviços de um país para o outro. b) A importação corresponde à compra ou recebimento de bens, produtos e serviços, sendo, portanto, a entrada de produtos estrangeiros em território nacional.

O que é comercialização indireta?

Formas de Comercialização Indireta

Esta modalidade requer a participação de uma empresa mercantil, que adquire mercadorias de indústrias ou produtores no mercado interno para posterior exportação.

Quando ocorre a exportação?

A exportação perfeita ocorre quando a própria empresa faz a exportação, sem a utilização de intermediários no processo de introdução do produto no mercado-alvo. ... Essas empresas podem ser: - trading companies; empresas comerciais exclusivamente exportadoras; empresa comercial que opera no mercado interno e externo; etc.

Como funciona o processo de exportação?

Ela consiste na operação em que o produto a ser exportado é faturado pelo próprio produtor para a empresa que está importando. ... Um ponto a ser frisado é que mesmo que o exportador conte com um agente comercial para realizar a operação, ainda ela será caracterizada como exportação direta.

O que é balança comercial quando é positiva e negativa?

O saldo da Balança Comercial é considerado positivo quando há valores das exportações maiores que o das importações, havendo assim um superávit. Quando esse valor é negativo, ou seja, quando os valores das importações são maiores que os das exportações, falamos que ocorre um déficit.

Quando usar CFOP 7501?

A CFOP 7501 é utilizada para exportação de mercadoria recebida com fim específico de exportação, ou seja, a mercadoria comprada no mercado interno não terá tributação por ser destinada ao mercado externo. Os itens comprados serão os mesmos exportados, sem passar por nenhuma transformação.

O que Eimportacao?

A importação de um bem ou produto, é o ato de um país comprar mercadorias ou produtos originados de outro país. Ou seja, os produtos são fabricados em outros países e comprados pelo Brasil ou qualquer outro país, por exemplo.

Artigo anterior
Qual a pressão arterial normal em repouso?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre o compensado e MDF?