Como saber se o extintor está vencido?

Perguntado por: Andreia Pinheiro de Pereira  |  Última atualização: 15. April 2022
Pontuação: 5/5 (70 avaliações)

Para saber se o extintor está vencido é muito simples: encontre no extintor a validade da carga, quando se tratar de um extintor novo e quando já for um extintor recarregado verificar a etiqueta de garantia onde consta a validade da carga e do teste hidrostático que está afixado no cilindro do extintor ou através do ...

Onde fica a data de validade de um extintor?

Para saber o validade do extintor (carga) procure pelo selo do INMETRO que está fixado no próprio vasilhame (cilindro) do extintor. O selo do INMETRO tem partes destacáveis são elas que mostram a data de realização do serviço.

Qual o tempo de validade de um extintor?

A maioria dos extintores de incêndio tem a validade de cinco anos no casco e nos seus componentes (como visor, manômetro e mangueira). Com relação aos extintores para carro, a validade é de cinco anos — nesse caso, não há a necessidade da recarga após seu vencimento, pois os mesmos são descartáveis.

Qual a validade de extintor ABC?

O extintor ABC tem validade de 5 anos. Uma resolução do Contran de 2004 estabeleceu que, a partir de 2009, todos os veículos deveriam sair de fábrica com o extintor do tipo ABC.

Quando vence um extintor O que que tem que fazer?

É possível fazer a recarga do seu cilindro atual fazer uma troca por um novo. Em qualquer um desses procedimentos, atentar para o selo do INMETRO e para a etiqueta da empresa onde constarão as novas datas de validade do extintor.

Como verificar a data de validade do extintor

39 questões relacionadas encontradas

O que fazer com extintor de incêndio vencido?

Extintores vencidos ou fora do padrão exigido devem ser deixados em posto de revenda depois de serem trocados. Segundo Corpo de Bombeiros, o produto será encaminhado para empresa credenciada que vai fazer o descarte da maneira correta. “A medida que for trocar o extintor do teu carro, deixe o usado no posto de revendo.

Como inspecionar um extintor de incêndio?

Na inspeção deve-se deve verificar:
  1. condições do ambiente a que está exposto o extintor de incêndio, quando aplicável;
  2. identificação do fabricante do extintor de incêndio, gravada de forma indelével no recipiente ou cilindro;

O que deve conter no rótulo de um extintor?

Os extintores de incêndio, em seu rótulo, possuem indicação sobre as classes de incêndio para as quais são adequados.

Onde fica o número de série do extintor?

Como olhar número do extintor? NÚMERO DO CILINDRO - Para extintores de gás carbônico, a numeração sempre está na parte de cima do cilindro. Os outros modelos geralmente na parte inferior. A numeração é como RG do extintor, são números na seqüência.

Como é feito o teste hidrostático em extintores?

O teste é realizado colocando o extintor dentro de uma câmara de aço completamente cheia de água sob pressão, que é bombeada para dentro do recipiente a ser testado.

Pode andar com extintor vencido?

No entanto, não é bem assim: é preciso ter atenção à recarga e saber o que fazer caso passe a validade. Afinal, se ele está vencido significa que ele não funcionará como deveria. Assim, os danos podem ser irreversíveis.

Pode andar com extintor vencido no carro?

1 - Extintor de incêndio vencido

Caso contrário, há risco de ser autuado por infração grave, com multa de R$ 195,23, cinco pontos no prontuário e retenção do automóvel para regularização.

Onde descartar extintor vazio?

Para descartar um extintor vencido ou vazio, ligue para o departamento de saneamento da sua cidade. Eles indicarão onde descartar o dispositivo ou o buscarão em sua casa.

Precisa de extintor para vistoria?

Com a publicação da Resolução nº 556/2015/CONTRAN, a partir de hoje (18/09/2015) o extintor de incêndio deixará ser um equipamento obrigatório para veículo comuns, como automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.

O que é despressurização de um extintor?

Os extintores são exemplos destes equipamentos que precisam de inspeção afim de verificar se equipamento está em bom estado. Devemos observar a pressão do manômetro, extintor despressurizado, não vai funcionar para combater emergências, por isso o ponteiro deve sempre indicar que o equipamento está pressurizado.

Pode extintor faz mal?

Os riscos de saúde para os extintores de halon incluem asfixia, queimaduras na pele e irritação cutânea e ocular. Inalar compostos de halon em altas concentrações pode causar sintomas no sistema nervoso central, tais como tonturas, inconsciência e formigamento nos braços e pernas.

Como é realizado o teste hidrostático?

O teste hidrostático é um procedimento realizado para identificar vazamentos e avaliar a resistência de componentes de um sistema, à exemplo de tubos e vasos de pressão. Para realiza-lo, se utiliza um equipamento que preenche todo o sistema com líquido pressurizado.

Como é feito o teste hidrostático?

É simples a realização do teste hidrostático em vasos de pressão. A princípio, o componente deve ser enchido com água até uma pressão determinada. Em seguida, é realizada a vistoria do equipamento. Depois da verificação é emitido um laudo, comprovando se o equipamento está apto ou não.

Qual a validade do teste hidrostático do extintor?

TESTE HIDROSTÁTICO COM VALIDADE DE 5 ANOS. CONFORME AS ESPECIFICAÇÕES DA NBR 15808 E COM CERTIFICAÇÃO INMETRO.

Qual a validade do teste hidrostático de mangueiras de incêndio?

Poucos gestores e responsáveis por imóveis tem a noção que a validade do teste hidrostático em mangueiras de incêndio é de 1 ano, sem exceção. Além disso, a cada 6 meses deve ser feita uma inspeção visual nas mangueiras, a fim de garantir sua integridade, caso o uso se faça necessário.

Qual o nome do teste hidrostático realizado de 5 em 5 anos?

O teste hidrostático extintor é um procedimento estabelecido pelas normas da ABNT NBR 12962/2016, que determinam que todos os extintores devem ser testados a cada cinco anos, com a finalidade de identificar eventuais vazamentos, além de também verificar a resistência do material do extintor.

Quando deve ser realizado o teste hidrostático ou o reteste?

Teste Hidrostático – Reteste:

Este processo deve ser realizado a cada 05 anos para todos os extintores incêndio (água, pó químico, espuma mecânica e CO² – Dióxido de Carbono ou Gás Carbônico). O reteste é o ato de avaliar o cilindro do extintor, quanto à sua resistência para permitir receber recargas por mais 05 anos.

Quais são os cuidados que devem ser tomados no teste hidrostático?

A realização de um teste hidrostático também requer alguns cuidados, que envolvem tanto a segurança quanto a precisão do resultado. A gravidade específica e química do fluido de ensaio precisa ser conhecida, já que alguns fluidos podem se tornar corrosivos e afetar o equipamento.

Quem pode fazer o teste hidrostático?

Para realizar o teste hidrostático em tubulações é primordial contratar empresas que possuam equipamentos e técnicos competentes. A análise é de importância ímpar, no entanto, caso não seja escolhida uma empresa séria e comprometida, ela pode ser comprometida.

Artigo anterior
Qual o melhor curso de inglês online 2021?
Artigo seguinte
O que é bom comer quando está com mioma?