O que é exame de colinesterase?

Perguntado por: Bernardo Rodrigo de Lima  |  Última atualização: 15. Mai 2025
Pontuação: 4.4/5 (7 avaliações)

FICHA DE COLINESTERASE O exame da colinesterase visa a realização de dosagem de colinesterase plasmática e colinesterase eritrocitária nos Agentes de Combates de Endemias (ACE) do estado, com a forma atípica da enzima e em intoxicações por inseticidas organofosforados e/ou carbamatos.

O que é colinesterase alto?

Por outro lado, os níveis elevados de colinesterase, normalmente acontecem devido à obesidade, diabetes, síndrome nefrótica e hipertireoidismo.

O que significa colinesterase baixa?

A colinesterase sérica está diminuída nas doenças parenquimatosas hepáticas (hepatites virais, cirrose), na insuficiência cardíaca congestiva, nos abscessos e neoplasias. Os níveis baixos persistentes nos cirróticos têm sido apontados como marcador de mau prognóstico.

Qual exame detecta intoxicação por agrotóxicos?

Exame de urina rotina. Dosagem de acetilcolinesterase plasmática quando da suspeita de intoxicação aguda por organofosforados ou carbamatos. Dosagem de acetilcolinesterase verdadeira quando da suspeita de intoxicação crônica por organofosforados ou carbamatos. Radiografia de tórax.

O que é colinesterase no sangue?

É a colinesterase produzida pelo fígado, pâncreas e intestino delgado e que circula no plasma do sangue. O valor da atividade da colinesterase apresenta variação considerável entre os indivíduos e em determinadas condições fisiopatológicas.

Exame Colinesterase

34 questões relacionadas encontradas

Qual exame para saber se tem veneno no sangue?

Exame toxicológico: saiba como é feito e quais substâncias são detectadas.

Quais os sintomas de colinesterase?

Na prática, os sintomas e sinais da intoxicação aguda por agentes inibidores de colinesterases podem ser divididos em iniciais e tardios. Os iniciais são: sudorese abundante, salivação intensiva, lacrimejamento, fraqueza, tonturas, dores e cólicas abdominais e visão turva e embaçada.

Qual o normal da colinesterase?

para o estabelecimento de valores médios "normais". Pelo método de Michel, foi encontrado um valor médio de 0,83 DpH/h para a colinesterase eritrocitária e de 1,11 DpH/h para a enzima do plasma.

Qual o papel da colinesterase?

O exame colinesterase é solicitado quando o paciente tem ou teve contato com agrotóxicos e deseja-se verificar o grau de exposição da pessoa a esses produtos tóxicos, como pesticidas, herbicidas ou adubos.

Como tratar a colinesterase?

Confirmar o diagnóstico pela resposta à atropina e, algumas vezes, dosando os níveis de colinesterase eritrocitária. O tratamento é de suporte com atropina para aliviar o broncoespasmo e a broncorreia e administração de cloreto de pralidoxima (2-PAM) para aliviar os sintomas neuromusculares.

Quais tipos de colinesterase?

A colinesterase se classifica em dois tipos: acetilcolinesterase e pseudocolinesterase. A acetilcolinesterase, também chamada de colinesterase verdadeira, é produzida nas hemácias, no tecido nervoso e nos músculos estriados e exerce maior importância na destruição da acetilcolina nas sinapses nervosas.

Qual a validade do exame de colinesterase?

A amostra é estável por até 7 dias refrigerada de 2°C a 8°C.

Qual a diferença entre colinesterase e acetilcolinesterase?

Os tipos de colinesterase diferem-se pelas preferências nos respectivos substratos: a acetilcolinesterase hidroliza acetil-colina mais rapidamente, enquanto a pseudocolinesterase hidroliza butirilcolina mais rapidamente.

Quais são os medicamentos inibidores da colinesterase?

Os inibidores da colinesterase – donepezil, galantamina e rivastigmina – são drogas utilizadas no tratamento das de- mências hipocolinérgicas, particularmente da doença de Alzheimer.

Onde fica a acetilcolinesterase?

A acetilcolinesterase (AChE) é uma enzima pertencente a família das colines- terases, sendo responsável pela finalização da transmissão dos impulsos nervosos nas sinapses colinérgicas pela hidrólise do neurotransmissor acetilcolina (ACh). A AChE está presente no sistema nervoso central e periférico (Rang, 2001).

Quais são os sintomas de um paciente que sofre um quadro de intoxicação por organofosforado?

Quadro clínico caracterizado por cefaléia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesias, dispnéia, salivação e sudorese aumentadas. INTOXICAÇÃO AGUDA GRAVE.

Qual exame detecta envenenamento por chumbinho?

O diagnóstico de intoxicação por chumbo se baseia nos sintomas e em um exame de sangue para medir o nível de chumbo. É preciso fazer exames de sangue frequentes nos adultos cujo trabalho consista na manipulação de chumbo.

Qual a medicação que inibe a ação da enzima colinesterase aumentando os níveis de acetilcolina no cérebro?

Tacrina, galantamina e donepezil são inibidores reversíveis da acetilcolinesterase, respectivamente de duração curta, intermediária e longa.

O que causa síndrome Colinergica?

A síndrome colinérgica em intoxicações por abuso de substâncias é um quadro de emergência ou de urgência. Intoxicações geradoras de síndrome colinérgica manifestam alterações do estado mental, fraqueza muscular e atividade secretória excessiva. A síndrome pode ser dos subtipos nicotínico, muscarínico ou central.

Como saber se uma pessoa está sendo envenenada aos poucos?

ENVENENAMENTO POR INGESTÃO Quando uma pessoa ingere substâncias tóxicas os sintomas são: náusea, vômito, dor abdominal, diarréia, salivação, muito suor e extremidades frias. O que fazer: Descubra o que a pessoa ingeriu. Os primeiros socorros vão depender desta informação.

Como suspeitar que uma pessoa foi envenenada ou intoxicada?

Hálito com odor estranho. Modificação na coloração dos lábios e interior da boca, dependendo do agente causal. Dor, sensação de queimação na boca, garganta ou estomago. Sonolência, confusão mental, torpor ou outras alterações de consciência.

O que o veneno faz com o sangue?

Espero que goste. Confira a explicação: Os venenos dos ofídios (serpentes) têm poder coagulante e hemorrágico, ao mesmo tempo. Desencadeiam a coagulação do sangue na microcirculação, bloqueando o fluxo sanguíneo e dificultando a oxigenação de certos tecidos, o renal por exemplo.

Qual tubo para colinesterase?

Tubo de coleta: tubo com gel separador ou tubo seco, sem anticoagulante. Volume: no mínimo 100 µl de soro, vir separado (centrifugado). Armazenamento: temperatura entre 4 a 8º C.

Para que serve o exame acetil?

Uso: diagnóstico e monitoramento de exposição e intoxicação por compostos organofosforados e carbamatos (utilizados em agricultura comercial); triagem pré-operatória de pacientes com sensibilidade a succilcolina (genética ou secundária à exposição de inseticidas); estudos familiares de anomalias moleculares das ...

Artigo anterior
Como barganha com fornecedores?
Artigo seguinte
Quanto tempo e licença maternidade?