O que é equivalência tautológica?

Perguntado por: Júlia Sousa Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (22 avaliações)

Equivalência de Fórmulas e as Tabelas Verdade
Uma fórmula P é logicamente equivalente a uma fórmula Q se, e somente se, P ↔ Q é uma tautologia. Notação: P ⇔ Q ou P ≡Q .

O que é uma proposição tautológica?

Uma tautologia é uma proposição composta que é sempre verdadeira, independentemente do valor lógico das proposições simples que a constituem. O exemplo mais simples é a proposição p ∨ (¬p). Qualquer que seja o valor lógico da pro- posição p, essa proposição sempre será verdadeira. Vejamos um exemplo de tabela-verdade.

O que é uma equivalência?

1. Equivalência lógica. Dizemos que duas proposições “p” e “q” são equivalentes se os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos (ou seja, as colunas com os valores de p e q são iguais). Para dizer que “p” e “q” são equivalentes, escrevemos “p = q”.

Para que serve tautologia?

Tautologia nada mais é que uma proposição (composta) que sempre tem valor lógico verdadeiro. Para melhor perceber os casos de Tautologia, recomenda-se a estruturação da tabela de verdade durante a resolução da questão, para evitar erros. Existem infinitos tipos de expressões propositivas que são tautologias.

Quando p ↔ q é verdadeiro?

p → q, que se lê: “p condiciona q”, assume o valor lógico falso somente quando p for verdadeira e q for falsa e será verdadeira nos demais casos. Em uma condicional p → q, a proposiç˜ao p é chamada antecedente, premissa ou hipótese, e a proposiç ˜ao q é referida como consequente, conclus˜ao ou tese.

Aula 3 - Equivalências Tautológicas (Parte III de Lógica) - Fundamentos Matemáticos para Computação

39 questões relacionadas encontradas

Quando as proposições P q são ambas falsas a operação ∼ p ∧ q ∨ R → P tem Qual valor lógico?

A disjunção de duas proposições p e q retorna um valor lógico verdadeiro quando, pelo menos uma das duas premissas, for verdadeira. Quando ambas são falsas, o valor lógico atribuído à disjunção será falso.

Como saber se a proposição é verdadeira ou falsa?

Uma proposição só pode ter dois valores verdades, isto é, é verdadeiro (V) ou falso (F), não podendo ter outro valor. Exemplo: Em lógica, pelo princípio do terceiro excluído, (A) uma proposição falsa pode ser verdadeira e uma proposição falsa pode ser verdadeira.

Como descobrir se é tautologia?

Tautologia é quando uma dada proposição é sempre verdadeira, sem exceções. É aquela expressão que, ao montarmos a sua tabela-verdade, sempre irá apresentar a última coluna toda formada por “V's”. Ou seja, trata-se de uma expressão que nunca apresentará valoração “falsa”.

Quais sentenças são tautologia?

(1) Uma sentença composta é chamada Tautologia quando seu valor lógico for sempre verdade, independentemente dos valores lógicos das sentenças simples que a compõem.

O que é equivalência em raciocínio lógico?

Dizemos que duas proposições são logicamente equivalentes (ou simplesmente que são equivalentes) quando são compostas pelas mesmas proposições simples e os resultados de suas tabelas-verdade são idênticos, ou seja, quando têm o mesmo valor de verdade.

Qual a equivalência da conjunção?

A equivalência da conjunção é apenas a inversão das proposições simples de lugar. A Equivalência da disjunção nega a primeira, implicando a segunda; E também a inversão das proposições simples de lugar. A Equivalência do condicional nega a primeira OU a segunda; Porém a mais comum é a nega tudo e inverte.

O que significa P → Q?

p→q = Se João é alto então Maria é baixa.

O que é uma proposição composta?

Proposição composta - São formadas por um conjunto de proposições simples, ( duas ou mais proposições simples ligadas por “conectivos lógicos”).

O que é não tautologia?

Princípio da não tautologia: uso de diferentes palavras ao longo do texto, mas que transmitem a mesma ideia. Esse vício de linguagem interfere na interpretação, pois impede a progressão textual e, consequentemente, o entendimento da mensagem.

Quais são os tipos de contradição?

contradição
  1. Afirmação oposta, inversa ou contrária ao que alguma pessoa disse;
  2. Incongruência entre ações ou comentários consecutivos relativamente àquilo que se disse;
  3. Discordância de pontos de vista, perspetivas, emoções, vocábulos ou ideias;
  4. Ação ou resultado de (se) contradizer;
  5. Impugnação ou refutação.

Está chovendo é proposição?

A frase “Hoje está chovendo?” é uma proposição. ... A frase “Maria é uma ótima estudante ou é rica” é uma conjunção.

O que é uma sentença simples?

Na comunicação, o elemento fundamental é a sentença, ou proposição simples, constituída esquematicamente por um sujeito e um predicado, sempre nas formas afirmativa ou negativa, excluindo- se as interrogativas e exclamativas.

O que diz a Lei de Morgan?

O que dizem as Leis de Morgan

Em linguagem simples podemos dizer o seguinte: negar duas proposições ligadas com “e” – ou seja, uma conjunção – é o mesmo que negar duas proposições e ligá-las com “ou” (ou seja, transformá-las em uma disjunção. Para ficar mais claro: Não (p e q) é igual a (não p) ou (não q).

Qual a diferença entre tautologia é pleonasmo?

Tautologia (de tautos, em grego, exprime a ideia de mesmo, de idêntico) é outra denominação que recebe o pleonasmo vicioso e se caracteriza pela seguida repetição, por meio de palavras diferentes, de um pensamento anteriormente enunciado devido ao "desconhecimento da verdadeira significação dos termos empregados, ...

O que é uma proposição Contrapositiva?

. Por exemplo, a proposição "Todos os morcegos são mamíferos" pode ser reescrita em sua forma condicional "Se algo é morcego, então é mamífero". Por fim, a lei diz que a sentença é idêntica à sua contrapositiva "Se algo não é mamífero, então não é morcego."

O que diz o princípio da Não-contradição?

O Principio da Não Contradição é a segunda das Três Leis Clássicas do Pensamento, em sua formulação mais simples, determina que duas afirmações contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo sob o mesmo aspecto. Sob o mesmo tempo e aspecto, tais afirmações serão mutuamente excludentes.

É possível termos certeza que uma proposição é falsa?

1) Princípio da identidade: "uma proposição verdadeira é verdadeira; uma proposição falsa é falsa". 2) Princípio da não-contradição: "nenhuma proposição pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo". 3) Princípio do terceiro-excluído: "uma proposição ou será verdadeira ou será falsa: não há outra possibilidade".

O que é uma proposição é exemplos?

Uma proposição é uma sentença declarativa que admite um e somente um dos dois valores lógicos – V ou F. Observe alguns exemplos de proposições: Curitiba é a capital do Paraná. É uma proposição cujo valor lógico é V.

Como identificar uma proposição lógica?

A proposição lógica é definida como toda oração que declare algo, podendo ser valorada como verdadeira ou falsa, sem casos em que ela se encaixe nas duas opções. Dessa maneira, a frase deverá ter um sujeito e um predicado para que o candidato compreenda.

Artigo anterior
Como carregar o Bilhete Único pelo celular?
Artigo seguinte
O que deixa um canceriano mais irritado?