Como é chamada a relação entre seres da mesma espécie?

Perguntado por: Artur Gaspar Valente Cardoso  |  Última atualização: 17. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (63 avaliações)

Relações ecológicas são as interações que acontecem entre os seres vivos, as quais podem ocorrer entre indivíduos de uma mesma espécies (relações intraespecíficas) ou indivíduos de espécies diferentes (relações interespecíficas). Elas também podem ser harmônicas ou desarmônicas.

Como se chama as relações com seres de espécies diferentes?

As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Mutualismo, comensalismo, predatismo, parasitismo, amensalismo e competição interespecíficas são exemplos de relações interespecíficas.

O que é uma relação intra e interespecífica?

A relação ecológica intraespecífica ocorre entre indivíduos da mesma espécie, enquanto que a relação ecológica interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes.

O que são relações harmônicas e desarmônicas?

Nos ecossistemas ocorrem as mais diversas relações entre os seres vivos. Algumas dessas relações trazem benefícios mútuos – ou beneficia um dos envolvidos sem prejudicar o outro. Essas são as relações harmônicas. Mas, em outras, um dos envolvidos, pelo menos, sai prejudicado – são as relações desarmônicas.

O que é comensalismo e inquilinismo?

Os autores que aceitam essas duas relações como distintas consideram o inquilinismo uma relação ecológica que está associada à obtenção de abrigo ou suporte, enquanto o comensalismo preocupa-se apenas com a alimentação, com um organismo alimentando-se dos restos alimentares de outro.

RELAÇÕES ECOLÓGICAS - Harmônicas e Desarmônicas | Biologia com Samuel Cunha

17 questões relacionadas encontradas

O que é exemplo de comensalismo?

Outro exemplo clássico de comensalismo é o que ocorre entre os leões e as hienas. As hienas são animais carnívoros que acompanham os reis da selva a uma distância segura. Quando os leões, depois de abaterem a caça e se fartarem, abandonam as carcaças da presa, as hienas prontamente aproveitam os restos deixados.

O que é inquilinismo exemplo?

Inquilinismo é a relação ecológica em que uma espécie vive sobre ou no interior de outra espécie, sem prejudicá-la. O principal recurso buscado pelo inquilino é abrigo e moradia. Bromélias, orquídeas e samambaias que vivem em cima de árvores podem ser citadas como exemplo.

O que é uma relação harmônica?

As relações harmônicas são aquelas que, como o nome sugere, não causam prejuízos aos envolvidos, sendo essas relações benéficas para todos ou, ainda, para um dos envolvidos sem haver prejuízo nem benefício para o outro. Um exemplo de relação harmônica é o comensalismo.

Quais são as relações desarmônicas?

Dentro dessa classificação, as relações desarmônicas são as seguintes: canibalismo, competição, predatismo, parasitismo e amensalismo. O canibalismo é um tipo de relação desarmônica intraespecífica que ocorre quando um ser vivo se alimenta de outro da mesma espécie.

O que são relações harmônicas exemplos?

Nesse tipo de relação, os indivíduos de uma mesma espécie vivem juntos, sem união física, e apresentam uma divisão de trabalhos entre eles. Tal tipo traz benefícios a todos os envolvidos, sendo classificado como relação harmônica. São exemplos as sociedades das formigas, abelhas e cupins.

O que é uma relações interespecífica?

As relações ecológicas interespecíficas são as interações que ocorrem entre organismos de espécies diferentes. Essas relações podem beneficiar os organismos ou não. Aquelas que beneficiam todos os envolvidos ou apenas um, sem prejudicar o outro, são chamadas de harmônicas ou positivas.

Qual a diferença entre relações intra específicas e interespecíficas?

As relações ecológicas intraespecíficas, também chamadas por alguns de interações homotípicas, ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie. Já as relações ecológicas interespecíficas, conhecidas por alguns como interações heterotípicas, ocorrem entre organismos de espécies diferentes.

O que é uma relação intraespecífica?

Relações ecológicas intraespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de mesma espécie. Estas podem ser harmônicas (ou positivas) quando nenhum indivíduo sofre prejuízo; ou desarmônicas, quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado.

Qual o nome que se dá às relações que acontecem entre os seres vivos em que um se alimenta do outro?

Canibalismo. Canibalismo é uma relação de predatismo intraespecífico em que seres de uma mesma espécie comem outros seres da sua própria espécie.

Como você se relaciona com outros seres vivos?

Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma população (isto é, entre indivíduos da mesma espécie), ou entre populações diferentes (entre indivíduos de espécies diferentes).

Como podem ser classificadas as relações interespecíficas?

Relações ecológicas interespecíficas são relações que ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes. Essas podem ser harmônicas (ou positivas) quando há benefício para pelo menos uma das espécies; ou desarmônicas, quando há prejuízo para uma ou ambas as espécies.

Quais são os dois tipos de relações Harmonicas da mesma espécie?

As duas primeiras são relações intraespecíficas e as demais, interespecíficas.
  • Sociedade. ...
  • Colônia. ...
  • Mutualismo (ou mutualismo obrigatório) ...
  • Protocooperação (ou mutualismo facultativo) ...
  • Inquilinismo. ...
  • Comensalismo.

Para que servem as relações ecológicas?

As interações entre as comunidades bióticas que compõem um ecossistema são chamadas de “Interações Biológicas” ou “Relações Ecológicas”. Elas determinam as relações dos seres vivos entre si e o meio em que habitam para sobreviverem e se reproduzirem.

Qual o papel dos predadores?

Os predadores podem atuar controlando o tamanho das populações de algumas espécies. Quando o tamanho populacional de sua presa começa a diminuir, muitas espécies buscam se alimentar de presas que estejam em maior abundância no ambiente.

Como acontece a relação do inquilinismo?

O inquilinismo é uma relação ecológica interespecífica harmônica em que apenas uma das partes obtém benefício, sem prejuízo da outra. Geralmente essa associação ocorre como mecanismo de proteção, vivendo uma espécie (inquilina) sobre a superfície ou no interior da outra (hospedeira).

O que que é herbívoro?

A herbivoria é uma interação ecológica interespecífica e desarmônica, na qual um animal alimenta-se de algas ou plantas ou de partes delas. Os animais herbívoros ocupam a segunda posição na cadeia alimentar, pois sempre se alimentam dos organismos produtores.

O que é inquilinismo e protocooperação?

Compreendem o inquilinismo, o mutualismo, o comensalismo e a protocooperação. É a associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo. Exemplos: peixe-agulha e pepino-do-mar; árvore e epífitas.

Quais são os animais comensalismo?

Exemplos de Comensalismo
  • Rêmora e Tubarão. Esse é o exemplo mais clássico de comensalismo. ...
  • Homem e Entamoeba coli. Entre o homem e a Entamoeba coli existe uma relação de comensalismo. ...
  • Leões e Hienas. As hienas ficam a espreita da caça dos leões. ...
  • Homem e Urubu. ...
  • Animais carnívoros e Abutres.

Como é feito o comensalismo?

O comensalismo é uma relação entre espécies diferentes em que um organismo alimenta-se de restos de alimento deixados por outro. As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes e podem ocasionar ganho ou perda individual para um organismo.

Qual das alternativas abaixo é um exemplo de comensalismo?

A relação entre tubarões e rêmoras é um exemplo de comensalismo. Nessa relação, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de comida deste.

Artigo anterior
Quando se utilizava pedras lascadas?
Artigo seguinte
Qual é a proposta do filósofo brasileiro Dermeval Saviani ao conceituar a filosofia explique cada uma delas?