Como acontece a cascata de coagulação?

Perguntado por: Sara Branco de Maia  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (56 avaliações)

A cascata da coagulação é ativada a partir de uma lesão no endotélio vascular. Ocorre a ativação de zimogênios (enzimas) e clivagem dos mesmos por proteínas do plasma sanguíneo para assim transformar o fibrinogênio em fibrina e formar o coágulo, passando pelas vias intrínseca, extrínseca e comum.

Como ocorre a cascata da coagulação sanguínea?

A cascata de coagulação é iniciada pela exposição do fator tecidual em uma ferida vascular, levando à geração de trombina e deposição de um coágulo de fibrina [ver Figura 10]. Ao mesmo tempo, o endotélio danificado libera t-PA, que converte plasminogênio em plasmina, e esta então lisa o coágulo.

Como ocorre a cascata de coagulação ativada por lesão endotelial?

A lesão do endotélio vascular expõe o colágeno subendotelial ao sangue, estimulando a adesão de plaquetas na presença do fator vonWillebrand (FVW). A presença desse fator 'ativa' as plaquetas, que formam um tampão. Produz-se uma superfície resistente que dará suporte ao restante do processo de coagulação.

Como acontece o recrutamento plaquetário diante de uma lesão endotelial?

Normalmente, as plaquetas são ativadas pelo contato com o colágeno subendotelial exposto após a lesão endotelial, desenvolvem pseudópodos que são capazes de aderir a superfície, e entre si, formando pequenos agregados plaquetários (Swenson, 1996).

Como a Plasmina é ativada?

A ativação do plasminogênio em plasmina se dá através da formação de um complexo ternário com a fibrina e o ativador tecidual do plasminogênio (tPA) – este último, uma enzima da célula endotelial cuja liberação é estimulada por substâncias como trombina, serotonina, bradicinina, citocinas e epinefrina e que normalmente ...

Hemostasia e Coagulação Sanguínea: Atuação das Plaquetas e a Cascata de Coagulação

34 questões relacionadas encontradas

Como se dá a cascata da inflamação?

Cascata da inflamação • Normalmente, o Ácido Araquidônico encontra-se 'inerte' na membrana celular (Fosfolipídeos) mas a partir de qualquer tipo de lesão (química,física ou biológica)... A fosfolipase A2 agirá sobre a membrana, liberando ácido araquidônico... A partir do Ác. ... Lesão Fosfolipídios Fosfolipase COX1 Ác.

Como ocorre a cascata do ácido araquidônico?

O ácido araquidônico é um componente normal das nossas membranas celulares. Quando ocorre alguma lesão ou estímulo celular, nossa membrana celular também é lesada, e, então, há ativação da fosfolipase A2, que fosforila e libera o ácido araquidônico. A partir daí, inicia-se uma cascata.

Qual é a função da Prostaciclina?

As prostaciclinas inibem a função plaquetária, elevando os níveis de monofosfato de adenosina (AMP) cíclico intracelular5,6. O óxido nítrico, difundido dentro das plaquetas, estimula a produção de guanosina monofosfato, causando diminuição do fluxo de cálcio intracelular.

Onde é produzida a COX?

A COX-2, descrita em 1992, está presente, principalmente, no cérebro e medula espinhal. É induzida, em células inflamatórias, tais como fibroblastos, macrófagos, monócitos e células sinoviais, quando elas são ativadas. É considerada enzima que produz os mediadores da inflamação da classe dos prostanóides.

O que a COX produz?

A Cox 1 está associada à produção de prostaglandinas e resulta em diversos efeitos fisiológicos, como proteção gástrica, agregação plaquetária, homeostase vascular e manutenção do fluxo sanguíneo renal. Em contraste, a Cox 2 está presente nos locais de inflamação, sendo, por isso, denominada de enzima indutiva.

Qual a função da enzima COX?

Esta enzima é responsável pela formação de importantes mediadores biológicos chamados prostanóides (incluindo prostaglandinas, prostaciclina e tromboxano). A inibição farmacológica da COX pode causar alívio aos sintomas da inflamação e da dor.

Onde é encontrada a Cox 3?

A COX-3, possivelmente uma variante da COX-1 (pois é deri- vada do mesmo gene dessa isorforma), encontra-se distribuí- da principalmente no córtex cerebral, medula espinhal e cora- ção, sendo mais sensível ao acetaminofeno (paracetamol) do que a COX-1 e COX-2.

Quem produz Prostaciclina?

Prostaciclina, também chamada de PGI2, é uma prostaglandina mediador eicosanoide sintetizado nas células endoteliais pela ação da enzima ciclo-oxigenase sobre o ácido araquidônico na via metabólica conhecida como cascata do ácido araquidónico. É um potente vasodilatador e inibidor da agregação plaquetária.

Qual é a função das prostaglandinas?

A prostaglandina apresenta diversas funções no organismo, incluindo, a vasodilatação e a vasoconstrição, hipotensão, contração ou relaxamento da musculatura brônquica e uterina, metabolismo ósseo, ovulação, crescimento e desenvolvimento nervoso, resposta imunológica, hiperalgesia.

Qual a função das prostaglandinas na inflamação?

As prostaglandinas fazem com que a permeabilidade capilar aumente, além de possuírem o poder da quimiotaxia, atraindo células (por exemplo, macrófagos) especializadas na fagocitose de debris (restos) celulares derivados do processo inflamatório.

Como ocorre a cascata de formação de prostaglandinas após uma lesão celular?

As prostaglandinas (assim como os leucotrienos) têm sua síntese desencadeada por estimulos nas membranas celulares, que podem ser de natureza fisiológica, farmacológica ou patológica. Por ação da fosfolipase A,o ácido araquidônico, constituinte normal dos fosfolipídios das membranas, é então convertido.

O que é a ciclooxigenase?

Ciclooxigenase (COX) é a enzima marca-passo na rota metabólica onde o ácido araquidônico é convertido em prostaglandinas. COX-2 é a isoforma que é induzida em sítios de lesão/inflamação e expressa constituivamente em alguns poucos tecidos, como o sistema nervoso central.

Qual a via metabólica do ácido araquidônico?

O ácido araquidônico liberado servirá como substrato para duas vias enzimáticas distintas: a via das ciclooxigenases (COX), que desencadeia a biossíntese das prostaglandinas, prostaciclinas e dos tromboxanos, e a via das lipoxigenases (LOX), responsável pela síntese dos leucotrienos e lipoxinas.

Quem ativa a plasmina?

Ela é uma protease serina que é liberada como plasminogênio na circulação e ativada pelo ativador de plasminogênio tecidual (AP-t), ativador de plasminogênio uroquinase (uPA), trombina, fibrina e fator XII. É inativada pela antiplasmina-alfa 2, uma inibidor de protease serina.

Qual o papel da plasmina e como ela é ativada?

O sistema fibrinolítico ou sistema plasminogênio/plasmina é composto por diversas proteínas (proteases séricas e inibidores) que regulam a geração de plasmina, uma enzima ativa produzida a partir de uma pro-enzima inativa (plasminogênio) que tem por função degradar a fibrina e ativar metaloproteinases de matriz ...

Qual a função da enzima plasmina?

Plasmina é uma importante enzima presente no sangue que degrada muitas proteínas do plasma sanguíneo, mais notavelmente os coágulos de fibrina. A degradação da fibrina é chamada de fibrinólise.

Quais os 3 processos envolvidos na hemostasia?

O mecanismo hemostático inclui três processos: hemostasia primária, coagulação (hemostasia secundária) e fibrinólise.

Quais são as 3 etapas da hemostasia?

A Hemostasia consiste em um procedimento com três etapas.
  • Hemostasia primária: 1) contração vascular local (para reduzir o fluxo de sangue no local da lesão), 2) formação de um tampão plaquetário.
  • Hemostasia propriamente dita ou coagulação do plasma envolvendo interações entre diversos fatores e inibidores.

Como funciona o tampão plaquetário?

O tampão plaquetário consiste num aglomerado de plaquetas que se forma em torno do local da lesão no vaso sanguíneo. Quando se trata de hemorragias pequenas, o tampão de plaquetas pode ser suficiente para parar a hemorragia.

Artigo anterior
Quais técnicas e recursos permitiram aos Romanos edificar tais construções?
Artigo seguinte
O que significa ring light RGB?