O que é eo que não é literatura?

Perguntado por: Simão Hélder Simões de Matias  |  Última atualização: 17. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (75 avaliações)

Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar.

O que é e o que não é literatura?

Os textos literários são textos narrativos e/ou poéticos e sua principal função é entreter. Os textos não-literários são textos cujo principal objetivo é transmitir informações, e não contém os mesmos elementos narrativos e artísticos dos textos literários.

O que não é literatura?

Já o texto não literário é escrito com um objetivo específico, como informar, por exemplo. Desse modo, há uma grande diferença entre um poema e uma notícia de jornal.

O que não pode ser considerado literatura?

Texto não literário: apresenta uma perspectiva objetiva e imparcial do autor. Possui uma função necessariamente utilitária, já que é criado para cumprir um determinado propósito. Por exemplo, a notícia de jornal tem a função de informar algo aos leitores.

O que é gênero não literário?

→ Linguagem não literária: pode ser encontrada em notícias, artigos jornalísticos, textos didáticos, verbetes de dicionários e enciclopédias, propagandas publicitárias, textos científicos, receitas culinárias, manuais, entre outros gêneros textuais que privilegiem o emprego de uma linguagem objetiva, clara e concisa.

Texto literário e não literário (Introdução à literatura)

29 questões relacionadas encontradas

Quais textos não são literários?

As notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, receitas culinárias e manuais são exemplos de linguagem não literária.

O que é um livro não literário?

Texto não literário: definição e características

Não há a intenção da beleza artística, valorização do eu-lírico, busca por uma linguagem conotativa. Tratam-se de artigos e textos sóbrios, realistas, fatídicos, argumentativos, dissertativos, que expõem dados com clareza e objetividade.

Como saber se é um texto literário?

Podemos classificar como “literários” todos os textos que têm uma função artística, prezando pela estética e pela subjetividade para construir narrativas ficcionais com base em acontecimentos do cotidiano, memórias, reflexões, abstrações e outras fontes diversas de inspiração.

Como identificar quadrinhos como literatura?

Os quadrinhos não são literatura. Mesmo. Eles podem, é claro, conter literatura. Afinal, como o cinema e o teatro, ele faz uso de uma linguagem que é regida pela prosa, pela composição de letras e sílabas em palavras e, destas, em frases, parágrafos, cenas e sumários.

O que são textos literários e não literários exemplos?

Exemplos de textos literários: poemas, romances literários, contos, telenovelas. TEXTO NÃO LITERÁRIO contém denotações, ou seja, o que está escrito é no sentido de dicionários, não permite outras interpretações.

Quais são os tipos de literatura?

A literatura pode ser narrativa, poética ou teatral. Os gêneros literários são três: narrativo ou épico, lírico e dramático. O narrativo está relacionado à contação de uma história e, por isso, apresenta narrador, personagens, trama, tempo e espaço.

Quais são as principais características da literatura?

A linguagem literária é caracterizada por elementos como subjetividade, conotação, ficcionalidade e ausência de função utilitária. Desse modo, ela se opõe à linguagem não literária, isto é, objetiva, denotativa, não ficcional e com função utilitária.

O que quer dizer a palavra literatura?

Relativo a letras, à literatura ou a conhecimentos humanos adquiridos pelo estudo.

Quais são as cinco funções da literatura?

Esses diferentes objetivos são chamados de funções da literatura. Os estudiosos da área costumam dividir as funções em cinco grupos — catártica, estética, cognitiva, político-social e lúdica.

O que são elementos na literatura?

Um elemento literário, elemento de narrativa é um constituinte de todos os trabalhos de narrativa fictícia. É uma característica necessária de contos verbais que pode ser encontrado de forma escrita ou falada.

O que tem no texto literário?

O texto literário se diferencia do texto referencial, sobretudo, por sua carga estética. Esse tipo textual exerce uma linguagem ficcional, além de fazer referência à função poética da linguagem.

O que é um gênero narrativo?

O gênero narrativo refere-se aos textos que contam uma história. Para isso, é necessário um narrador ou narradora, personagem, enredo, tempo, e espaço. O narrador pode ser onisciente, observador ou personagem da narrativa, que pode conter um discurso direto, indireto ou indireto livre.

Qual é o principal objetivo de um texto literário?

Características dos textos literários

Possui uma função estética, tendo como principal objetivo o entretenimento do leitor. Recorre à função poética e emotiva da linguagem, visando criar expressividade e despertar sentimentos e emoções no leitor.

Como interpretar um texto de literatura?

Dicas para ler e analisar um texto literário
  1. Procure uma edição mais moderna. Os livros clássicos costumam contar com várias edições, além de alguns serem publicados por diferentes editoras. ...
  2. Faça anotações. ...
  3. Analise os personagens e o(s) narrador(es) ...
  4. Verifique o contexto histórico. ...
  5. Não tente entender cada palavra.

O que são livros de literatura?

Podemos chamar de obra literária todo produto artístico que se apresenta de forma escrita ou oral, e que traz como objetivo narrar um fato, série de eventos, sentimentos e ideias, fictícios ou não. Dessa forma, um livro é uma obra literária, assim como o conto, a novela e um ensaio também o são.

Por que o texto o bicho e literário?

O texto “O bicho” é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem plurissignificativa, isto é, permeada por metáforas e simbologias, traços determinantes da linguagem literária.

Onde começa a literatura?

A literatura escrita surgiu na Antiguidade, mas já existia na tradição oral. O texto literário é subjetivo, não utilitário e predominantemente conotativo. O texto não literário é objetivo, utilitário e predominantemente denotativo. Existem três gêneros literários: lírico, narrativo ou épico e dramático.

O que o texto não literário prioriza?

Um texto não literário prioriza a informação, cuja função é convencer, explicar, responder e ordenar.

Artigo anterior
Como comunicar que estou de férias?
Artigo seguinte
Como ensinar escrever o nome na educação infantil?