Como é feito o pagamento da multa do FGTS?

Perguntado por: Letícia Maria Pinheiro Neves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (21 avaliações)

O valor da multa vai ser depositado na mesma conta do FGTS , na Caixa Econômica Federal. O próprio empregador vai entregar uma guia que ele vai direto na Caixa. O empregado pode acessar o site da Caixa e acompanhar os recolhimentos do fundo de garantia para ver se está sendo recolhido.

Onde é depositada a multa de 40% do FGTS?

Até o dia 7 de cada mês, os empregadores devem depositar em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

Quanto tempo demora para cair a multa do FGTS na conta?

De acordo com a CLT, o prazo para pagamento de verbas rescisórias de indenização é de 10 dias corridos. O prazo para o pagamento da multa de 40% segue esta regra, isto é, caso o trabalhador tenha tido seu aviso prévio indenizado, o empregador tem até 10 dias corridos para depositar a multa do FGTS.

Como é pago a multa de 40 sobre o FGTS?

Para isso, a empresa não pagaria mais a multa de 40% do FGTS ao demitido, mas sim ao governo, que, nos primeiros 30 meses de contrato de trabalho, faria depósitos de até 16% para quem ganha até um salário mínimo. Esse percentual diminui conforme o salário seja maior.

Como faço para sacar a multa do FGTS?

No caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador deve ir até o banco com a carteira de trabalho com o respectivo registro da baixa do contrato. O saque pode ser feito em até cinco dias úteis após o empregador comunicar a rescisão do contrato à Caixa.

FGTS, multa (indenização) dos 40% e saque.

33 questões relacionadas encontradas

Como funciona o pagamento da multa rescisória?

Como funciona o cálculo da multa rescisória? O cálculo da multa FGTS deve levar em conta o saldo da conta do FGTS do empregado, vinculado ao contrato de trabalho em questão. Dependendo do tipo de demissão – sem justa causa ou consensual – a empresa irá multiplicar o valor por 40% ou 20%.

Quando cai a multa rescisória?

A multa de 40% do FGTS deve ser paga ao trabalhador como parte das verbas rescisórias. O saldo deve ser depositado na mesma conta do FGTS do trabalhador em um prazo de até 10 dias após a rescisão do contrato.

Como saber se a multa do FGTS está liberada?

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco.

Como sacar a multa do FGTS pelo aplicativo?

Como sacar multa do FGTS pelo aplicativo?
  1. Faça login ou com senha. ...
  2. Logo em seguida na tela inicial você terá acesso, então, ao saldo de Fundo de Garantia;
  3. Então, clique em “Meus saques” > “Minha conta bancária” > “Cadastrar conta bancária”;

Pode sacar o FGTS e depois a multa?

Demissão por culpa do empregador

O colaborador tem o direito de sacar todo o saldo do FGTS acumulado durante o seu período na empresa, além da multa rescisória. Nesse caso, a empresa paga a metade da multa do FGTS, 20%, ao invés de 40% do saldo.

Quem fez empréstimo saque aniversário pode sacar a multa rescisória?

Quem aderiu ao Saque-Aniversário pode sacar a multa rescisória? Ao fazer a opção pela modalidade Saque-Aniversário, o trabalhador deixa de poder sacar o valor total do FGTS em caso de demissão sem justa causa. No entanto, a restrição não atinge a multa rescisória.

Quando cai a multa de 40 do FGTS?

Atualmente, na demissão sem justa causa, o empregado recebe uma indenização de 40% sobre a soma de depósitos feitos pelo empregador. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei do FGTS e baixa a multa para 25%. Em caso de culpa recíproca ou força maior, reduz dos atuais 20% para 10%.

Porque o meu FGTS não caiu na minha conta?

Se o FGTS ainda não caiu na conta, pode ser que o cadastro esteja incompleto ou que o pagamento tenha sido suspenso pelo banco. Então, é importante acompanhar o calendário atualizado e também prestar atenção nos dados preenchidos.

Como funcionam os 40%?

Os trabalhadores demitidos por justa causa e os que pedem demissão perdem o direito à multa de 40% do FGTS, assim como o direito de sacar o valor total depositado na conta do Fundo de Garantia. Porém, a quantia segue na conta e saque poderá ser feito em outras situações.

O que acontece se a empresa não pagar a multa rescisória?

Se a empresa não quitar as verbas rescisórias dentro do prazo, irá incidir a multa do artigo 477 da CLT, com valor de um mês de remuneração do funcionário. É necessário ter conhecimento sobre a rotatividade dos funcionários da sua empresa, pois é bem comum ver empresas errando nos prazos.

Quantos dias a empresa tem para pagar a rescisão do funcionário 2021?

Conforme as leis federais, é dever dos empregadores liberar o pagamento regular do último período. É importante ressaltar, que existe uma outra redação da lei, onde é determinado o prazo de 10 dias corridos do último dia trabalhado pelo funcionário, para o pagamento da rescisão realizada pelo patrão.

Como saber em qual conta caiu meu FGTS?

Os trabalhadores que desejam consultar quanto receberam de lucro, podem verificar o extrato da respectiva conta através do aplicativo do FGTS ou pelo internet banking hospedado no site da Caixa Econômica.

Como sacar o FGTS mesmo optando pelo saque aniversário?

O processo também pode ser feito no site da Caixa Econômica Federal ou nas agências do banco. Se quiser receber o dinheiro no mesmo ano, o trabalhador deverá optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Caso contrário, só receberá a partir do ano seguinte.

O que eu perco com o saque aniversário?

Quem aderir ao saque-aniversário perde o direito a resgatar os recursos em caso de demissão sem justa causa, passando a receber apenas a multa de 40% sobre o saldo do Fundo.

Quem tem saque aniversário pode sacar o FGTS?

Caso o trabalhador faça a opção pelo Saque Aniversário, poderá sacar por qualquer das modalidades previstas para o FGTS, a exemplo de saque para aquisição de moradia própria, aposentadoria e outros, mas, na ocorrência da demissão, somente poderá sacar o valor da multa rescisória.

Quem optou pelo saque aniversário pode sacar o FGTS emergencial 2021?

Para receber dentro do mesmo ano o trabalhador deve solicitar o saque até o último dia do seu mês de aniversário. Contudo, ao optar pelo saque aniversário, o trabalhador não poderá sacar o total da conta por motivo de demissão, mas recebe todas as demais modalidades, incluindo o saque da multa rescisória.

Quais as regras do saque aniversário?

É preciso solicitar o benefício

Como o saque-aniversário não é obrigatório, quem quiser aderir precisa solicitar. A data limite para fazer o pedido é o último dia útil do mês de aniversário de cada um. Se ultrapassar esse prazo, o trabalhador só terá direito ao benefício a partir de 2021.

Qual a diferença do PIS para o saque aniversário?

Ainda que o PIS/PASEP apresente semelhanças ao saque-aniversário, os dois programas se tratam de diferentes benefícios. O saque-aniversário é referente ao FGTS e tem relação com a quantia destinada ao cidadão em casos de demissão.

Quem optou pelo saque-aniversário tem direito ao Seguro-desemprego?

Resposta: Quem opta pelo saque-aniversário do FGTS só perde direito ao saque do fundo no caso de demissão sem justa causa, mais nada. Continua tendo direito a receber todas as verbas rescisórias do contrato de trabalho e também à multa de 40% do fundo de garantia.

Artigo anterior
O que pode causar amigdalite bacteriana?
Artigo seguinte
Qual o valor do Gol g5 2013?