O que é e quais as manifestações da sífilis?

Perguntado por: Sara Carlota de Sá  |  Última atualização: 16. Juni 2025
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

Quais os sintomas? A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.

Quais são as manifestações da sífilis?

Os sinais e sintomas aparecem entre seis semanas e seis meses do aparecimento e cicatrização da ferida inicial. Pode ocorrer manchas no corpo, que geralmente não coçam, incluindo palmas das mãos e plantas dos pés. Essas lesões são ricas em bactérias. Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo.

O que é o que é sífilis?

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis.

Quais são as manifestações orais da sífilis?

As manifestações orais da sífilis podem se apresentar como placas cinzentas, úlceras com bordas irregulares e esbranquiçadas, placas mucosas, nódulos, manchas e erosão(2,3). Pode-se notar a presença de condilomas lata, ulcerações em forma de caracol, máculas papulares vermelhas e pápulas fendidas(1,2,3).

Quantos e quais são os estágios da sífilis Quais os sintomas?

O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de dez a 90 dias. A enfermidade se manifesta em três estágios diferentes: sífilis primária, secundária e terciária. Nos dois primeiros, os sintomas são mais evidentes e o risco de transmissão é maior.

SÍFILIS #Parte 1 | Epidemiologia, Transmissão, Manifestações Clínicas e Classificação

20 questões relacionadas encontradas

O que a sífilis pode causar?

A sífilis materna, sem tratamento, pode causar a má-formação do feto, aborto espontâneo e morte fetal. Na maioria das vezes, porém, o bebê nasce aparentemente saudável, e os sintomas aparecem nos primeiros meses de vida: pneumonia, feridas no corpo, alterações nos ossos e no desenvolvimento mental, surdez e cegueira.

Qual a primeira manifestação clínica da sífilis primária?

Sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (vulva, vagina, pênis, colo uterino, ânus, boca ou outro local da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio.

Como fica a Pepeca com sífilis?

Os primeiros sinais da sífilis são feridas que se manifestam somente nos locais de entrada da bactéria, como pênis, vulva, vagina, boca ou outras partes da pele. Nessa fase primária, entre 10 e 90 dias após o contágio, essas lesões não geram pus, coceiras ou até mesmo dores, mas podem vir acompanhadas de caroços.

Quantos anos o vírus da sífilis pode ficar no organismo humano?

A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.

Qual o tipo de exame que detecta sífilis?

VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.

Quem já teve sífilis pode transmitir?

Homens que já tiveram sífilis também devem se certificar de que estão completamente curados antes de tentarem ter filhos, pois podem infectar a parceira, que poderá transmitir a doença para o bebê. Quando ambos estão infectados (homem e mulher), o tratamento deve ser feito em conjunto.

Como identificar a doença?

Diagnóstico de doença infecciosa
  1. Amostras para exames|
  2. Coloração e exame usando um microscópio|
  3. Cultura de micro-organismos|
  4. Teste de suscetibilidade e sensibilidade de um micro-organismo a medicamentos antimicrobianos|
  5. Testes que detectam anticorpos contra micro-organismos ou seus antígenos|

Quem tem sífilis tem corrimento?

Olá. A coceira e o corrimento provavelmente não são devido a sífilis. Será que você não está com uma candidiase? Para ser considerada corretamente tratada, você e seu parceiro sexual precisam realizar o tratamento correto e com a dose correta do antibiótico, conforme o estágio da sífilis.

Qual o sintoma mais comum da sífilis?

Na sífilis primária, que corresponde ao início da infecção, o sintoma mais característico é o aparecimento de uma ferida única e não dolorosa. Essa lesão surge no local do corpo que teve contato com a bactéria, como os lábios, a boca, o pênis, a vulva, a vagina ou o ânus.

Como é transmitida a sífilis tem cura?

A sífilis, quando bem tratada, tem cura. Como é uma infecção bacteriana, o tratamento consiste em injeções do antibiótico Penicilina Benzatina, conhecido popularmente como Benzetacil.

Quem já teve sífilis pode ter filhos?

Essa é uma doença muito séria e que merece tratamento imediato para evitar o risco de complicações. Isso, pois a Sífilis pode colocar em risco a saúde do bebê, caso a mulher que tenha contraído a doença, esteja grávida. Além disso, a Sífilis pode causar infertilidade, quando não tratada no momento certo.

É possível a sífilis cura sozinha?

A sífilis não cura sozinha e não existe uma cura espontânea dessa doença. No entanto, após o surgimento da ferida, mesmo sem o tratamento, é possível que a pele cicatrize totalmente, mas isso não significa que houve uma cura natural da sífilis, mas sim uma progressão da doença.

Quantas Benzetacil tem que tomar para curar a sífilis?

Na sífilis primária, você precisa de 2 doses da Benzetacil; na secundária e latente precoce, 4 doses, sendo 2 doses, por 2 semanas; na latente tardia e terciária, 6 doses, sendo 2 doses por 3 semanas. Essas doses tratam 98% dos casos de sífilis. O controle de tratamento deverá ser realizado em 3 meses com novo VDRL.

Como saber se peguei sífilis recentemente?

Para descobrir se você está infectado, basta fazer o teste rápido gratuito na unidade de saúde mais perto de casa. O exame, disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também detecta HIV, hepatite B e hepatite C.A sífilis traz sérias consequências para a saúde, caso não tratada a tempo, podendo, inclusive, ser fatal.

Quanto tempo demora para curar a sífilis depois de tomar benzetacil?

Para ser corretamente tratada, você e seu parceiro sexual devem fazer o tratamento adequado com a dose de antibiótico conforme o estágio da sífilis. As roséolas da sífilis secundária podem demorar mais de 1 mês para desaparecer.

Tem como eu ter sífilis e meu marido não?

Você pode ter pego a sífilis de um outro parceiro, há muito anos atrás e não ter desenvolvido sintomas. Você pode estar na fase latente e sem nenhuma lesão da sifilis. Assim, você tem a sífilis e não transmitiu para o seu parceiro atual.

Quanto tempo a sífilis aparece no teste rápido?

“Para o diagnóstico de sífilis e HIV, deve-se aguardar um intervalo de 30 dias após a exposição para realizar a testagem.

Como é a ferida da sífilis feminina?

Sífilis primária

Caroço duro e liso que não dói e não causa desconforto; Ferida única ou múltipla que não sangra; Ínguas dolorosas ou não, próximas ao local das lesões.

Qual o melhor comprimido para sífilis?

A penicilina é o tratamento de primeira escolha para a sífilis; entretando, alguns indivíduos apresentam reações alérgicas à penicilina e não podem utilizá-la. A doxiciclina, na forma farmacêutica comprimido e na concentração de 100mg, já é disponibilizada pelo SUS, para outra indicação terapêutica.

Tem como saber quem pegou sífilis primeiro?

Converse com o seu médico. Não é possível saber quem pegou a sífilis primeiramente apenas pelo exame. A história clínica é importante para este diagnóstico. A sífilis é provocada por uma bactéria, o Treponema pallidum.

Artigo anterior
Quem pode ser DeMolay?
Artigo seguinte
Qual é a cobra mais?