Como identificar silepse?

Perguntado por: Rita Salomé Leal Monteiro Pinheiro  |  Última atualização: 23. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (56 avaliações)

Classificação
  1. Silepse de Gênero: quando há discordância entre os gêneros (feminino e masculino);
  2. Silepse de Número: quando há discordância entre o singular e o plural;
  3. Silepse de Pessoa: quando há discordância entre o sujeito, que aparece na terceira pessoa, e o verbo, que surge na primeira pessoa do plural.

O que é silepse e exemplos?

O que é uma Silepse:

A silepse é um recurso da escrita em que a concordância não ocorre de acordo com os termos da frase, mas com a ideia que se quer passar. Como em "a violenta São Paulo", em que a palavra violenta está no feminino por concordar com o termo oculto "a cidade de".

Quais são as silepse?

A silepse, também conhecida como concordância ideológica, pode ser classificada em três tipos: silepse de gênero, número e pessoa. Você que estuda sobre a língua portuguesa provavelmente já deve ter ouvido falar na famosa e polêmica figura de construção chamada silepse.

O que é elipse e exemplos?

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Quais os tipos de concordância ideológica?

A concordância ideológica, ou silepse, realiza-se na relação existente entre termos da oração e ideias associadas ao sujeito e pode ser de gênero, número ou pessoa. Observe a frase abaixo: Vossa excelência foi atencioso com o caso em julgamento.

SILEPSE ✏️

30 questões relacionadas encontradas

O que é concordância ideológica e silepse de gênero?

A silepse é um tipo de concordância cujos termos flexionados concordam em número, gênero ou pessoa com a ideia associada ao referente do sujeito da oração. Essa concordância é conhecida como “ideológica” porque ela não está relacionada ao núcleo do sujeito, mas, sim, à ideia associada ao sujeito da oração.

O que é concordância lógica?

A chamada concordância lógica se dá a partir da flexão do verdo com o núcleo ou os núcleos do sujeito. Por exemplo: A maioria dos alunos estuda muito. O verbo estudar concorda com a expressão partitiva maioria, a qual corresponde com o núcleo do sujeito “a maioria dos alunos”.

Como identificar elipse?

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

O que é elipse em Geografia?

A elipse é uma figura bastante comum na geometria plana. Presente no dia a dia, a elipse descreve, por exemplo, o trajeto que o planeta Terra faz no movimento de translação, conhecido como órbita. A elipse é conhecida como cônica, porque ela pode ser obtida por meio da secção de um cone.

Como identificar uma elipse matemática?

A excentricidade nos diz o quão achatada é a elipse, quanto maior for o valor da excentricidade, mais próximo de uma circunferência estará a elipse. Como o eixo maior tem sempre comprimento maior que a distância focal, então, consequentemente, c < a, logo, essa divisão é sempre um número entre 0 e 1.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é Assíndeto exemplos?

Assíndeto é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de conjunções coordenativas, isto é, conjunções que ligam orações ou elementos independentes entre si em um enunciado. Veja: Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes e carne. Fui ao mercado para comprar frutas, verduras, legumes, carne.

Quais as figura de linguagem?

As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).

O que significa o que é metáfora?

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

O que é prosopopéia Cite um exemplo *?

Prosopopeia (ou personificação) significa atribuir a seres inanimados (sem vida) características de seres animados ou atribuir características humanas a seres irracionais. Prosopopeia é uma figura de linguagem usada para tornar mais dramática a comunicação. Exemplos: Árvores pedem socorro.

Quais são as figuras de síntese?

Tipos de figuras de sintaxe

Elas estão divididas como: anacoluto, anáfora, anástrofe (também chamada de inversão), assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipérbato, sínquise, hipálage, pleonasmo, aliteração e redundância.

Qual é a função da elipse?

A elipse está categorizada nas figuras de linguagem como figura de construção, a qual tem como principal objetivo conferir maior expressividade ao significado de um texto. Por isso, a lógica da frase é substituída pela maior expressividade conferida ao sentido.

Qual a diferença entre oval e elipse?

Pois a Elipse depende da relação entre o eixo menor e a sua projecção sobre o eixo maior, o que gera dois focos; já a oval é toda feita à base de arcos de círculos que são concordantes.

O que o que é zeugma e elipse?

Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.

Que tem a forma de uma elipse?

O que é elipse? Essa figura geométrica plana de formato arredondado é obtida na intersecção de um plano e um cone. Uma elipse é uma figura geométrica plana obtida pela intersecção entre um plano e um cone. É por isso que essa figura é chamada de cônica, assim como a circunferência, a parábola e a hipérbole.

Estou rindo para não chorar?

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

Quais são as pessoas do plural?

São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

O que é concordância verbal exemplo?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Qual a definição de concordância nominal?

A regra geral de concordância nominal estabelece que os determinantes (adjetivo, pronome adjetivo, artigo, numeral) concordam em número e gênero com o determinado (substantivo ou pronome) a que se referem.

Como pode ser chamada a concordância que ocorre na silepse?

Esse tipo de concordância tem como referência a ideia associada ao sujeito da oração, por isso, é intitulada de “concordância ideológica”.

Artigo anterior
Como levar meu cachorro para Holanda?
Artigo seguinte
Como abrir e editar arquivos XLSX?