O que é e para que serve o método Start?

Perguntado por: Ângela Rocha Matias  |  Última atualização: 22. Dezember 2024
Pontuação: 4.7/5 (23 avaliações)

O método START, Simple Triage and Rapid Treatment, é o algoritmo mais utilizado ao redor do mundo para triagem primária de incidentes com múltiplas vítimas. Com perguntas simples e objetivas, é possível classificar as vítimas de um desastre em cores e por consequência em uma escala de prioridade de atendimento.

Como é feito o método Start?

Primeiramente, o método START utiliza do mnemônico “30-2-pode fazer” para triar as vítimas de um incidente, no qual:
  1. “30” avalia a capacidade respiratória em um minuto;
  2. “2” a qualidade da perfusão periférica em 2 segundos;
  3. “pode fazer” o nível de consciência dessa vítima para seguir os comandos dos socorristas.

O que é start na enfermagem?

O Protocolo START (Simple Triage and Rapid Treatment) é um sistema de triagem médica utilizado em situações de desastres e emergências de grande escala.

Como classificar o método Start?

Protocolo START

START é a sigla para Simple Triage and Rapid Treatment (triagem simples e tratamento simplificado), que classifica a vítima em quatro cores: Vermelho: vítimas graves porém com chances de sobreviver se receberem tratamento rápido. Amarelo: vítimas que podem aguardar até 1 hora para receberem tratamento.

Quem criou o método Start?

Ao Barão Dominique-Jean Larrey (1766-1842), cirurgião de Napoleão, é creditado a criação de um sistema de classificação para os feridos no campo de batalha que permitiu o estabelecimento de prioridades para a evacuação e tratamento daqueles com maior possibilidade de retorno ao front.

INCIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS, RESUMO DO MÉTODO START

16 questões relacionadas encontradas

Onde surgiu o método Start?

O método START foi idealizado nos Estados Unidos, em 1980, sendo estabelecido por cores: vermelho, preto ou cinza, verde e amarelo.

Qual a desvantagem do método Start?

Uma das desvantagens do método Start consiste na impossibilidade de classificação das vítimas conforme a ordem de prioridade de atendimento. O método Start pode ser realizado por qualquer profissional da área da saúde, mesmo sem treinamento e capacitação.

Quais são as 4 etapas do método?

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

Quais são os sinais avaliados no método de triagem Start?

O método START é a triagem de vítimas realizado no Atendimento Pré- Hospitalar (APH) baseado no grau da severidade da vítima dependendo das lesões que a mesma apresenta, sendo avaliados a capacidade de deambulação, respiração, circulação e nível de consciência (1).

O que é o Xabcde do trauma?

Protocolo XABCDE do Trauma: otimização da abordagem ao politraumatizado. Utilizado na abordagem ao politraumatizado, o Protocolo XABCDE do Trauma padroniza o atendimento inicial ao paciente e foi pensado para identificar lesões potencialmente fatais ao indivíduo.

O que quer dizer a sigla APH?

Atendimento pré-hospitalar (APH)

O atendimento pré-hospitalar é aquele realizado por um profissional da área médica, com o intuito de prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou acometidas por emergências clínicas (por exemplo, acidente vascular cerebral, infarto agudo do miocárdio, convulsões).

Quais as 4 etapas do Processo de enfermagem?

Etapas da Sistematização de Assistência de Enfermagem
  • I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ...
  • II – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  • III – Planejamento de Enfermagem. ...
  • IV – Implementação. ...
  • V – Avaliação de Enfermagem.

Quais são as 5 etapas do Processo de enfermagem?

Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.

O que significa vítima cinza?

Preto (ou cinza): vítimas em parada cardiorrespiratória.

Qual é a diferença entre urgência e emergência?

A diferença entre urgência e emergência é que a urgência consiste em uma condição de saúde que requer atenção médica imediata, mas não apresenta risco de vida. Já a emergência é uma condição que representa risco iminente à vida.

O que significa quando o paciente faz parte do grupo preto?

Pacientes classificados no grupo preto não respiram, mesmo após reposicionamento das vias aéreas. Esses pacientes não recebem tratamento.

Quais são as cores da classificação de risco?

No Brasil, a classificação mais comum é o Protocolo de Manchester, que utiliza cinco cores para identificar o grau de cada paciente. Geralmente, elas são: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. A cor vermelha representa os casos mais graves, e a azul, os mais leves.

Quais são os testes de triagem?

Os cinco exames essenciais para os recém-nascidos 👶
  • Teste do Pezinho. É a coleta de sangue do calcanhar realizada para identificação precoce de doenças metabólicas.
  • Teste da Orelhinha. ...
  • Teste do Olhinho. ...
  • Teste da Linguinha. ...
  • Teste do Coraçãozinho.

O que avaliar no Abcde?

1 – O que é o ABCDE do trauma? Se trata da avaliação primária do paciente traumatizado, de forma esquematizada, para maior eficiência. A: Via aérea (Airway); B: Respiração (Breathing); C: Circulação; D: Avaliação neurológica; E: Exposição.

Quais os 5 métodos e técnicas de investigação científica?

Os principais métodos gerais são : indutivo, dedutivo, dialético, fenomenológico e hipotético-dedutivo.

Qual a importância do método para a pesquisa?

A metodologia nos possibilita escolher o melhor caminho, tornando o trabalho/estudo mais prático e mais científico, além de resgatar nos alunos o pensar. O conhecimento para ser feito precisa de uma ordem e a metodologia te dá essa ordem, fazendo com que você consiga chegar ao fim de uma forma mais organizada.

Qual é o objetivo da metodologia?

A metodologia é o estudo dos métodos. Isto é, o estudo dos caminhos para se chegar a um determinado fim. Com o objetivo de analisar as características dos vários métodos indispensáveis tais como: avaliar capacidades, limitações e criticar os pressupostos quanto sua utilização.

Qual é o tempo estimado para realização de triagem por vítima?

A triagem consiste de ações simples e rápidas, gastando no máximo de 60 a 90 segundos por vítima.

Qual a diferença entre APH e Phtls?

Atendimento Pré-Hospitalar ao Trauma

A NAEMT desenvolveu em 1983 o PHTLS, programa destinado aos profissionais de APH (atendimento pré-hospitalar), em conjunto com o Comitê de Trauma do ACS. O programa conta, atualmente, com cursos em mais de 30 países.

Qual a diferença entre Phtls e ATLS?

Qual a diferença entre ATLS e PHTLS? O PHTLS aborda o cuidado com o paciente no local do acidente. Já o Advanced Trauma Life Support (ATLS) – Suporte de Vida Avançado no Trauma – trata o atendimento dentro do ambiente hospitalar.

Artigo anterior
Quando peço demissão o que tenho direito?
Artigo seguinte
O que define a natureza jurídica de um tributo?