O que é a equação de Clapeyron ou equação de estado de um gás ideal?

Perguntado por: Rita Castro de Azevedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (18 avaliações)

A equação de Clapeyron é uma expressão matemática que relaciona grandezas como pressão (P), volume (V), temperatura (T) e o número de partículas (n) que compõem um gás perfeito ou ideal.

Qual é a equação de estado de um gás ideal?

A equação de estado dos gases, ou equação de Clapeyron, descreve o comportamento de um gás ideal e faz a seguinte relação de grandezas: PV = nRT.

O que define o estado de um gás?

As variáveis de estado dos gases são: pressão, volume e temperatura. Quando estudamos um gás, temos que estudar suas três grandezas fundamentais: pressão, volume e temperatura. Essas grandezas são chamadas de variáveis de estado dos gases porque elas influenciam grandemente suas propriedades e comportamento.

Quando o gás é ideal?

Gás ideal é aquele em que as colisões entre as partículas são perfeitamente elásticas. Entre as partículas dele, não há qualquer tipo de interação, como forças atrativas ou repulsivas, além disso, essas partículas não ocupam espaço.

Qual a diferença entre um gás ideal é real?

Os gases reais apresentam comportamento semelhante aos gases ideais quando se encontram submetidos a baixas pressões e altas temperaturas. Sob a condição de mesma temperatura e quantidade de matéria, o gás real apresenta menor pressão que o gás ideal.

Equação de Clapeyron - Brasil Escola

39 questões relacionadas encontradas

Quais são as características de um gás perfeito?

Características dos gases perfeitos

Não há interação gravitacional entre as moléculas; As colisões entre as moléculas são perfeitamente elásticas, ou seja, há total conservação da energia cinética; Não pare agora...

Quais são as variáveis que definem o estado de um gás?

Um gás é caracterizado por três grandezas físicas: temperatura, volume e pressão. São as chamadas variáveis de estado, que definem o estado termodinâmico de um gás.

Como a pressão gasosa é definida?

A pressão é uma das três variáveis de estado dos gases (as outras duas são o volume e a temperatura) e pode ser definida como a força exercida pela colisão das partículas dos gases contra as paredes do recipiente que os contém.

São propriedades que determinam um gás?

As propriedades dos gases são variáveis, ou seja, por haver determinados e específicos espaços entre seus constituintes (que podem aumentar ou diminuir) o volume, a densidade, a pressão, a viscosidade podem ser alterados. E, é dessa grande inconstância dos gases, que se deriva o estudo dos gases.

Como resolver a equação geral dos gases?

Através das três Transformações gasosas (isotérmica, isobárica, isovolumétrica) representadas respectivamente pelas equações: PV = K, V/T = K, P/T = K é que se chegou à Equação geral dos gases: Observe que a equação aborda as três variáveis de estado (P, V e T).

Como calcular o volume molar de um gás ideal?

É possível relacionar-se a quantidade de matéria (n) com o volume (V) de um gás, em determinadas condições de pressão e de temperatura, conhecendo o volume molar (Vm) nessas condições, através da seguinte expressão: n = V/Vm.

Quais são as 4 propriedades dos gases?

Propriedades dos gases
  • partículas de tamanhos desprezíveis;
  • interação desprezível entre as suas partículas;
  • choque entre as partículas, que é 100% elástico;
  • movimento browniano, ou seja, aleatório entre as partículas.

Como podem ser conceituados os gases?

Os gases são moléculas ou átomos que se movimentam constantemente. Dentre as suas características, podemos destacar volume variável, difusibilidade e compressibilidade.

Quanto aos gases é correto afirmar?

Quanto aos gases, é CORRETO afirmar que: a) sob pressão de uma atmosfera e temperatura ambiente, um mol de qualquer gás ocupa o volume de 22,4 litros. b) a equação de estado que relaciona volume, temperatura, pressão e massa de um gás é chamada equação de Clapeyron.

O que é a pressão absoluta?

Definição de pressão absoluta

A pressão absoluta é relativa à pressão zero no espaço vazio, sem ar do universo. Esta pressão de referência é o vácuo ideal ou absoluto. É denotado com o subscrito “ABS”: Pabs.

Como determinar a pressão?

Pressão pode ser definida como força aplicada dividida pela área sobre a qual se aplica essa força. No sistema internacional de medidas (SI), medimos força em N (newtons) e área em m2 (metros quadrados), de modo que a unidade de pressão no SI é N/m2 (newtons por metro quadrado).

Como saber a pressão exercida por um gás?

PT = Pa + PB+ PC
  1. PA = pressão do gás A qualquer;
  2. PB = pressão do gás B qualquer;
  3. PC = pressão do gás C qualquer;

Qual a fórmula do gás perfeito?

(UFMT) Termodinamicamente, o gás ideal é definido como o gás cujas variáveis de estado se relacionam pela equação PV = nRT, em que P é a pressão, V é o volume, T é a temperatura na escala Kelvin, R é a constante universal dos gases e vale R = 0,082 atm. L/mol. K e n é o número de mol do gás.

Qual a temperatura de um gás perfeito?

A energia cinética média das moléculas do Gás perfeito é diretamente proporcional à temperatura absoluta. A temperatura a ser usada na equação será sempre em Kelvim (K), portanto, se estiver em graus Celsius (°C) é necessário fazer a conversão. Para isso basta adicionar o valor 273.

Quais são os tipos de gases que existem?

Além disso, existem diversos tipos de gases no meio ambiente, tantos naturais como artificiais. Os mais comuns são: natural, carbônico, nobre, metano e butano.
...
Gases nobres
  • Hélio (He)
  • Radônio (Rn)
  • Ununóctio (Uuo)
  • Neônio (Ne)
  • Argônio (Ar)
  • Criptônio (Kr)
  • Xenônio (Xe)

Quais são as três leis dos gases?

As três leis dos gases são denominadas:
  • Lei de Boyle (transformação isotérmica)
  • Lei de Gay-Lussac (transformação isobárica)
  • Lei de Charles (transformação isométrica)

Qual o valor do volume molar?

O volume molar corresponde ao volume ocupado por qualquer gás nas CNTP, que é igual a 22,4 L.

Como se calcula o volume?

Como calcular o Volume? O cálculo do volume é sempre dado pela multiplicação da altura (h), vezes a largura (L), vezes o comprimento (C).

Como se calcula a CNTP?

R=PxVT. R = P x V T . Assim, podemos calcular o valor da constante dos gases (R) usando a equação acima e considerando as CNTP: R=1atmx22,4L/mol237K.

Artigo anterior
Por que alguns homens ficam calvos?
Artigo seguinte
Quantas vezes lavar cobertor?