O que é doença trombose?

Perguntado por: Núria Eduarda de Pinho  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 5/5 (2 avaliações)

O que é trombose? A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

Quais são os tipos de trombose?

A trombose é um processo que envolve a formação de um coágulo na circulação sanguínea e é classificada em diversos tipos diferentes de acordo com o lugar do thrombus. As duas classificações largas são trombose venosa e trombose arterial, segundo se o coágulo estêve desenvolvido em uma artéria ou em uma veia.

O que pode causar trombose no coração?

Trombose aguda

A trombose vascular aguda ocorre quando um coágulo de sangue obstrui uma veia. As veias carregam o sangue de volta para o coração depois que o sangue é bombeado para diferentes partes do corpo e o oxigênio é usado.

Como tratar trombose na perna?

Se for a venosa, podem ser usados medicamentos anticoagulantes, meias elásticas para compressão das pernas e remédios que facilitam o retorno do sangue para o coração. “Para a arterial, receitamos aspirina a fim de dificultar a formação de trombos, medicações que baixam o colesterol e vasodilatadores”, informa Burihan.

Qual o tipo de trombose mais grave?

Trombose arterial - ocorre quando o coágulo de sangue bloqueia uma artéria. Acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e infartos podem ser consequências de tromboses arteriais. Esta trombose costuma ser mais grave do que a venosa.

Saiba o que é trombose e como identificar os sintomas

37 questões relacionadas encontradas

Quais partes do corpo pode dar trombose?

Como a trombose acomete o sistema circulatório, o paciente pode apresentar trombose em qualquer lugar de seu organismo onde existam veias e artérias. Essa é uma condição mais comum nos membros inferiores, como coxas e pernas. Mas, o paciente pode também apresentar trombose nos pés e trombose nos braços.

O que é trombose na veia jugular?

Resumo: A trombose da veia jugular interna é desordem vascular incomum que facilmente passa despercebida, sendo subdiagnosticada. É uma patologia que resulta de diversas condições clínicas capazes de alterar o fluxo sangüíneo, a parede do vaso, ou a coagulação sangüínea.

Qual a cura para trombose?

A trombose tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo clínico geral ou cirurgião vascular após identificação dos sintomas e confirmação do diagnóstico, e pode ser feito com remédios anticoagulantes, nos casos mais leves, ou com trombolíticos e/ou cirurgia, nos casos mais graves.

Qual o tratamento adequado para trombose?

Os medicamentos mais usados para o tratamento de trombose são:
  • Aspirina Prevent.
  • Brilinta.
  • Clexane.
  • Doumadin.
  • Diosmin.
  • Eliquis.
  • Marevan.

Qual o repouso para quem tem trombose?

No geral, em tromboses de panturrilha, o repouso absoluto costuma ser de 7-14 dias, a depender lógico da evolução dos sintomas. Após esse período são liberadas atividades leves. Procure um Angiologista para avaliação e esclarecimento de dúvidas.

O que pode levar a uma trombose?

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.

O que pode causar trombose venosa profunda?

A principal causa da trombose venosa profunda é a imobilidade prolongada, comum não só nas viagens aéreas e terrestres que obrigam a pessoa a ficar sentada por horas na mesma posição (por isso, a doença ficou conhecida impropriamente como síndrome da classe econômica), mas também nos casos de permanência no leito em ...

Como saber se tenho trombose?

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:
  1. Dor no local;
  2. Inchaço de somente uma das pernas, por vezes mais de 3 cm;
  3. Vermelhidão da perna afetada;
  4. Veias dilatadas na perna;
  5. Aumento da temperatura local;
  6. Dor ao toque;
  7. Enrijecimento da pele.

Quais os tipos de trombos e onde são encontrados?

São considerados três tipos de trombo: trombo hemostático, trombo venoso e trombo arterial. As proteínas deste processo são produzidas no fígado humano, e são encontradas em todo o sangue.

Quais os tipos de coágulos?

Existem dois tipos diferentes de coágulos:
  • Coágulos arteriais – se formam nas artérias. Uma vez que se formam, causam sintomas imediatamente. ...
  • Coágulos venosos – se formam nas veias, geralmente de forma lenta ao longo de um período de tempo. Os sintomas de coágulos venosos se tornam visíveis mais gradualmente.

Qual o sintoma de trombose no braço?

Os sintomas de trombose venosa profunda de membros superiores incluem desconforto, dor, parestesias e fraqueza no braço. Edema, descoloração e aparecimento de colaterais venososas visíveis são manifestações clássicas.

Qual o remédio caseiro para trombose?

Um ótimo remédio caseiro para trombose é o chá de ginkgo pois esta planta medicinal possui propriedades estimulantes da circulação sanguínea e anti-trombóticas. Esse tratamento caseiro não substitui o tratamento medicamentoso quando for prescrito pelo médico.

Quanto tempo dura o tratamento da trombose?

O tempo do tratamento é longo cerca de 3 a 6 meses, inicialmente, a depender da veia que foi acometida.

Como evitar trombose pós Covid?

A heparina de baixo peso molecular e os novos anticoagulantes orais têm a vantagem de não necessitar de controle laboratorial. Dessa forma, são boas opções para os pacientes ambulatoriais (com Covid-19 leve ou após alta hospitalar).

Como conviver com a trombose?

Após episódio trombótico, orientamos que os pacientes mantenham hábitos de vida saudáveis, como controle de peso, parar de fumar, realização de atividade física regularmente, caminhadas, ingestão hídrica, movimentação frequente das pernas e pés em situações que necessite ficar sentado por muito tempo.

Qual o tratamento para trombose no braço?

O tratamento da trombose de esforço no braço é feito com repouso e medicamentos que impedem a formação e o crescimento dos coágulos (anticoagulantes). Na maioria dos casos, é necessária uma cirurgia para remover a causa da compressão.

Quem está com trombose pode caminhar?

Em geral, depois da fase aguda, a maioria dos pacientes que tiveram trombose se beneficiam da atividade física. Musculação, caminhada, natação, ou outra atividade que seja do seu agrado é sempre bem-vinda, pois durante o exercício físico, as contrações musculares ajudam o funcionamento das veias.

O que causa dor na veia jugular?

A causa mais comum é um trauma no pescoço. Acidentes de carro, balançar fortemente a cabeça ou tratamento incorretos de fisioterapia nessa região, podem provocar essa lesão.

O que pode causar trombose hemorroidária?

Causas da trombose hemorroidária externa

O esforço evacuatório aumentando ou prolongado, o trauma anal provocado por passagem de fezes endurecidas ou uma contração abdominal exagerada para carregar peso podem provocar o surgimento da trombose hemorroidária.

Quais os sintomas de trombose por Covid?

Pode ser então que note aquela região atormentada ficar mais fria e cada vez mais pálida. Ou, no sentido literalmente oposto, talvez sinta esquentar a área, que incha ardendo em chamas. Estes são sinais de uma possível trombose, quando um coágulo se torna uma pedra no caminho da circulação.

Artigo anterior
O que são linhas poligonais?
Artigo seguinte
Quanto ganha o papa?