Quais concursos têm investigação social?
Perguntado por: Adriana Mariana de Lourenço | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.9/5 (28 avaliações)
Em geral, essa fase acontece em concursos de carreiras policiais, para preenchimento de cargos como da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Federal. Ou seja, cargos que realmente exigem do candidato uma conduta ética, uma vida pregressa, de certa forma, irrefutável.
Como se dá a investigação social em concursos?
Investigação social é uma fase no concurso público que visa avaliar a idoneidade moral e social de um candidato para exercer o respectivo cargo público de interesse. Para isso, são coletadas informações em relação à conduta social e profissional do participante por meio de certidões de antecedentes criminais.
O que pode eliminar na investigação social?
Você não pode ser eliminado na fase de investigação social sem um justo motivo e sem nenhuma justificativa. Então, se a reprovação ocorrer sem relevância social, o ato administrativo pode ser contestado na Justiça.
Quem já teve passagem pela polícia pode ser policial?
Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.
Quem faz a investigação social da PM?
A investigação social é realizada por policiais militares em trajes civis e a missão é reunir dados de conduta e comportamento. Os candidatos podem ficar tranquilos, pois o que for descoberto não será exposto e a investigação é em cunho sigiloso.
Investigação Social em Concursos | Guia Completo
Como é feita a investigação social da PM?
A fase de investigação social visa avaliar a idoneidade moral e social de um candidato para exercer o respectivo cargo público de interesse. Para isso, são coletadas informações em relação à conduta social e profissional do participante por meio de certidões de antecedentes criminais.
É possível limpar a ficha criminal?
No entanto , a ferramenta legal da reabilitação criminal tem como função “limpar” a ficha dos antecedentes criminais dos indivíduos....Quando se dá a reabilitação, assim, as informações acerca das ações penais, inclusive condenações, não são citadas: Na ficha de antecedentes criminais; Na certidão emitida pelo Poder ...
Quem não pode fazer o concurso da PM?
Em regra, os candidatos que querem prestar o Concurso para a Polícia Militar precisam ter no máximo 30 anos, no ato da inscrição. Se a pessoa tiver 31, 32 e as idades seguintes, ela não poderá prestar aquele certame, haja vista que provavelmente este candidato será eliminado.
Quem teve passagem pela polícia pode tirar porte de arma?
Um ex-presidiário também vai poder comprar arma e, consequentemente, requerer o porte de arma! O elemento que esteja respondendo a um inquérito policial ou a um processo criminal, também vai poder portar uma arma de fogo!
O que pode me reprovar na investigação social?
Outra situação comum que reprova os candidatos na fase de investigação social, é a exclusão daquele participante que possui “nome sujo” em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA. No entanto, a Justiça também entende que se trata de uma eliminação desproporcional.
Quais são as doenças que reprovam em concurso público?
- Sangue. ...
- Olhos e visão. ...
- Doenças endócrinas e metabólicas. ...
- Audição e ouvido. ...
- Pescoço e cabeça. ...
- Aparelho estomatognático. ...
- Sistema cardiovascular. ...
- Nariz, boca, dentes, laringe, faringe, traqueia e esôfago.
Que multas de trânsito pode eliminar de concurso público?
A multa de trânsito pode me eliminar na investigação social? A verdade é que depende. A infração administrativa, ou seja, a multa, não são um impedimento na investigação social dos concursos públicos.
Como funciona a investigação da vida pregressa em concursos?
Em alguns concursos públicos – especialmente nos órgãos da área de segurança –, é comum a realização da etapa de investigação social, ou sindicância de vida pregressa, com o objetivo de avaliar se a conduta pessoal do candidato é compatível com o cargo que pretende ocupar.
O que reprova na investigação Social da PRF?
Declaração falsa, omissão de registro relevante sobre sua vida pregressa ou inexatidão dos dados declarados pelo candidato.
Como é feita a investigação social da PRF?
A investigação social, de caráter unicamente eliminatório, será realizada pela PRF e visa avaliar se a conduta social e a idoneidade moral dos candidatos são compatíveis com o cargo. O candidato será submetido à investigação social no decorrer de todo o concurso público, desde a inscrição até o ato de nomeação.
Quem pode fazer o concurso da PM?
Quem quiser participar do curso de formação para a Polícia Militar deve: ter nacionalidade brasileira; estar em dia com as obrigações militares (caso o cidadão seja do sexo masculino); possuir altura mínima de 1,65m (tanto para homens quanto para mulheres);
Tem que ser solteiro para entrar na Polícia Militar?
- Fundado o ato de exclusão do candidato em concurso público, tão-só no fato de não ser solteiro, sem que haja qualquer influência justificada do estado civil sobre sua capacidade para exercer o cargo, não pode ele (ato) prevalecer.
Quem tem tatuagem pode fazer concurso da PM?
A resposta imediata para essa pergunta é SIM! Isso mesmo, o candidato com tatuagem pode concorrer no concurso da PM SP e não será eliminado por isso.
Quanto tempo demora para limpar a ficha criminal?
Após 5 anos do fim da pena, condenado não tem mais maus antecedentes. Condenação anterior não pode ser considerada maus antecedentes caso tenham se passado cinco anos entre o cumprimento ou a extinção da pena e a data do novo crime.
Como limpar a ficha na polícia?
Este é feito por meio de uma ação judicial. Compete ao juiz que é responsável pelo processo e condenação, a apreciação dos pedidos de reabilitação. Após ser protocolado e autorizado pelo juiz competente pelo processo, o próximo passo fica por conta do Instituto de Identificação e Estatística.
Quanto tempo dura um antecedente criminal?
A partir do último dia do cumprimento da pena, esse roubo vai constar como antecedente, para fins de reincidência, pelos próximos cinco anos.
Como preencher a ficha de informações confidenciais?
INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO
✓ Preencher em letra de FORMA com caneta esferográfica azul ou preta; ✓ Rubricar as primeiras folhas, datar e assinar em local próprio a última.
Quem tem parente com antecedentes criminais pode ser policial?
Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.
O que é aglutinação e Parassíntese?
Quem oferece o almoço de batizado?