Qual a estrutura básica das penicilinas?

Perguntado por: Gabriel Simão Neves  |  Última atualização: 23. Januar 2022
Pontuação: 4.1/5 (53 avaliações)

A estrutura básica das penicilinas é composta por um anel tiazolidínico ligado ao anel β-lactâmico e por uma cadeia lateral. Modificações na cadeia lateral são responsáveis por diferenças no espectro de ação entre as penicilinas.

Qual a classificação das penicilinas?

As penicilinas são divididas em cinco subgrupos que são: Penicilinas naturais ou benzilpenicilinas. Aminopenicilinas. Penicilinas resistentes às penicilinases.

Qual estrutura química é comum a todas a penicilinas?

Estrutura química

Todas penicilinas têm a mesma estrutura básica: ácido 6 aminopenicilanico, um anel tiazolidina unido a um anel beta lactâmico que leva um grupo amino livre.

Qual o mecanismo de ação da penicilina benzatina?

Mecanismos de ação

Como os demais antibióticos beta-lactâmicos, as penicilinas, e consequentemente as benzilpenicilinas benzatinas, possuem ação bactericida. Elas atuam por inibição da síntese da parede celular bacteriana através do bloqueio da síntese da camada de peptidoglicano da parede celular.

Qual o nome científico da penicilina?

A penicilina (Alternanthera brasiliana (L.) Kuntze), pertence à família Amaranthaceae e tem sido reconhecida por suas propriedades anti-inflamatória, analgésica, e antiviral.

Penicilinas: Estrutura e mecanismo de ação

36 questões relacionadas encontradas

Quem inventou a vacina penicilina?

A descoberta da penicilina se deu de forma acidental, pelo médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming, em 1928.

Quais são os remédios que contêm penicilina?

As penicilinas incluem:
  • Amoxicilina.
  • Ampicilina.
  • Carbenicilina.
  • Dicloxacilina.
  • Nafcilina.
  • Oxacilina.
  • Penicilina G.
  • Penicilina V.

Qual o espectro de ação da penicilina G?

Classe: Penicilina Ação: Bactericida. Espectro de ação: Ativa contra a maioria dos cocos gram-positivos, incluindo os estreptococos beta-hemolíticos, pneumococos e estafilococos não-produtores de penicilinase.

Para que serve o medicamento Benzilpenicilina Benzatina?

Benzilpenicilina Benzatina está indicado no tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G, que sejam suscetíveis aos níveis séricos baixos, porém muito prolongados, característicos desta forma de dosificação.

Como agem as penicilinas associadas com os inibidores de ß Lactamases?

Essas enzimas conferem resistência às penicilinas naturais e às aminopenicilinas. A adição de inibidores da β-lactamase, como clavulanato, sulbactam ou tazobactam são capazes de neutralizar esse mecanismo de resistência e recobram a atividade das aminopenicilinas sobre Staphylococcus.

Quando o composto penicilina foi usado em larga escala?

A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) tornou necessário produzir penicilina em larga escala para o tratamento das feridas dos militares em campo de batalha. O primeiro paciente humano a ser tratado com penicilina foi um policial vitimado por uma séria infecção de corrente sanguínea em 1940.

Qual estrutura celular bacteriana a penicilina compromete a formação e função?

A penicilina inibe uma enzima chamada de transpeptidase, que atua na formação do peptidoglicano (importante componente da parede celular bacteriana). Essa inibição faz com que a penicilina provoque uma rápida lise (destruição da célula) e, consequentemente, morte das bactérias.

Qual é o Micro-organismo usado na produção do antibiótico penicilina?

Em 1928, o biólogo britânico Alexander Fleming descobriu acidentalmente a penicilina quando fungos do gênero Penicillium começaram a crescer em uma placa de Petri repleta de bactérias.

Qual a diferença das penicilinas?

De acordo com seu espectro de ação as penicilinas são classificadas em: Penicilina G e penicilina V: ativas contra cepas sensíveis de cocos gram positivos, porém facilmente hidrolisadas pela penicilinase. Penicilinas resistentes ás penicilinases: utilizadas para tratar infecções causadas por S.

Qual a diferença entre as penicilinas?

Penicilina G procaína: apenas para uso intramuscular. A associação com procaína retarda o pico máximo e aumenta os níveis séricos e teciduais por um período de 12 horas. Penicilina G benzatina: é uma penicilina de depósito, pouco hidrossolúvel, e seu uso é exclusivamente intramuscular.

Porque a penicilina não deve ser administrada por via oral?

A nafcilina é inapropriada para uso oral pois sofre absorção errática. Já a ampicilina, amoxicilina e dicloxacilina são relativamente bem absorvidas e estáveis em ácido.

Para que serve a penicilina cristalina?

A Penicilina combate vários tipos de bactérias incluindo aquelas que causam infecção de garganta (faringite, amigdalite), de ouvido (otite), de urina (cistite), de pele (erisipela, etc), intestinal (salmonelose, shigelose), sinusite, meningite, pneumonia, febre reumática e infecções sistêmicas que atingem o sangue como ...

Como tomar benzilpenicilina benzatina?

Benzilpenicilina Benzatina deve ser administrado exclusivamente por via intramuscular profunda. O frasco deve ser vigorosamente agitado antes da retirada da dose a ser injetada, para completa homogeneização do produto. Desprezar o que não for imediatamente utilizado.

Quais doenças a Benzetacil cura?

Com o nome de benzilpenicilina benzatina, a Benzetacil é um antibiótico poderoso indicado para o tratamento de infecções causadas por microrganismos sensíveis à penicilina G. Ela é comumente usada para tratar amigdalite bacteriana, infecções respiratórias e de pele, sífilis, entre outras doenças.

Para que serve a injeção de penicilina?

Indicada para combater diversos tipos de bactérias, a penicilina é comumente usada em casos de: infecção de garganta (faringite, amigdalite); ouvido (otite);

Para que serve a penicilina G procaína?

Indicações da Penicilina G Procaína + Penicilina G Potássica

o produto é indicado no tratamento de infecções causadas por microorganismos sensíveis à benzilpenicilina.

Quem é alérgico a penicilina pode tomar qual antibiótico?

Contudo, em pacientes com história de alergia à penicilina, é sugerida a utilização de outros fármacos, tais como outras cefalosporinas, vancomicina ou clindamicina.

Quem é alergico a penicilina pode tomar azitromicina?

Quem tem alergia a penicilina pode tomar azitromicina? Sim. São medicamentos de classes diferentes (azitromicina é um macrolídeo e penicilina um Beta-lactâmico). Não tem reação cruzada.

Qual a diferença de penicilina e amoxicilina?

A Amoxicilina é uma medicação derivada da penicilina, classificada como de segunda geração pois é capaz de combater um espectro maior de bactérias. Portanto, quem possui alergia às penicilinas não deve usar amoxicilina na mesma.

Artigo anterior
Qual a interjeição de puxa?
Artigo seguinte
Qual o nome do ator que interpreta Draco Malfoy?