O que é doença de Wernicke?

Perguntado por: Rui Frederico de Faria  |  Última atualização: 22. August 2024
Pontuação: 4.6/5 (60 avaliações)

A Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK) caracteriza-se por uma amnésia anterógrada com um estado de distúrbio mental, marcha atáxica e nistagmo sendo causada por uma deficiência de tiamina, encontrada principalmente em alcoólatras e pessoas desnutridas.

Como diagnosticar encefalopatia de Wernicke?

Sinais e sintomas da encefalopatia de Wernicke

Anormalidades oculomotoras, incluindo nistagmo horizontal e vertical e oftalmoplegia parcial (p. ex., paralisia do reto lateral, paralisia do olhar conjugado), são comuns. As pupilas podem estar anormais; elas estão geralmente alentecidas ou desiguais.

Qual vitamina provoca síndrome de Wernicke-Korsakoff?

INTRODUÇÃO: A Síndrome de Wernicke-Korsakoff (SWK) é uma patologia neurológica, proveniente da deficiência crônica de vitamina B1 - tiamina, em sua maioria relacionada ao alcoolismo, estando ainda ligada a fatores e patologias que causem os déficits nutricionais.

Quando em carência no organismo provoca a síndrome de Wernicke-Korsakoff?

A encefalopatia de Wernicke é causada por uma deficiência grave de tiamina, uma vitamina do complexo B. Em pessoas que têm somente uma pequena quantidade de tiamina armazenada no organismo, a encefalopatia pode ser engatilhada pelo consumo de carboidratos.

Como tratar pacientes com Wernicke-Korsakoff?

Tratamento de síndrome de Wernicke-Korsakoff

O tratamento consiste na administração de tiamina por via intravenosa. Ela pode corrigir a encefalopatia de Wernicke, embora a recuperação seja frequentemente incompleta se houver atraso no tratamento.

Como Identificar a Síndrome de Wernicke-Korsakoff? | Vida Mental

36 questões relacionadas encontradas

O que causa a afasia de Wernicke?

Afasia de recepção (sensorial, fluente ou de Wernicke): os pacientes são incapazes de compreender palavras ou de reconhecer símbolos auditivos, visuais ou táteis. É causada por um distúrbio na parte posterior do giro temporal superior do hemisfério dominante para linguagem.

Quais os sintomas da síndrome de Korsakoff?

A Síndrome de Korsakoff é classificada como uma disfunção que causa uma grave perturbação neurológica. Entre as suas características mais evidentes estão a desorientação cognitiva e espacial, que é associada à amnésia, ao desequilíbrio postural e a complicações visuais.

Onde ocorre a síndrome de Korsakoff?

Síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma grave síndrome neuropsiquiátrica associada à carência de vitamina B1 (tiamina), frequentemente causada por consumo excessivo de álcool e má alimentação. Lesão no diencéfalo, especificamente no núcleo dorsomedial do tálamo e nos corpos mamilares.

Porque o sistema nervoso é o mais afetado pela falta de tiamina?

O sistema nervoso é particularmente afetado pela falta de tiamina devido à sua importância na produção de neurotransmissores e na função celular nervosa. Para conferir mais informações sobre saúde e bem-estar, continue navegando pelos conteúdos da Panvel! Aproveite e conheça a seção de vitaminas e suplementos!

Como repor tiamina?

Tratamento da deficiência de tiamina

Todas as formas de deficiência de tiamina são tratadas com suplementos de tiamina. Geralmente são administrados por via oral. Se os sintomas forem graves, são administrados por via intravenosa.

Onde está localizada a área de Wernicke?

A área de Wernicke está localizada no hemisfério esquerdo do cérebro e é a responsável por controlar a linguagem e a comunicação. Essa lesão pode ser desencadeada devido a um acidente vascular cerebral (AVC), a um tumor cerebral ou a um trauma, por exemplo.

Em qual Lobo se localiza a área de Wernicke?

Centre de Wernicke

Região funcional que compreende a parte posterior do LOBO TEMPORAL no hemisfério cerebral dominante (ver DOMINÂNCIA CEREBRAL) e frequentemente porções do LOBO PARIETAL. Junto com a ÁREA DE BROCA, é importante nos processos de FALA e de LINGUAGEM.

Como age uma pessoa com encefalopatia?

Além disso, normalmente a pessoa fica sonolenta e confusa e os movimentos e a fala se tornam enrolados. A desorientação é um sintoma comum. Menos frequentemente, as pessoas com encefalopatia tornam-se agitadas e hiperativas.

Qual parte do cérebro é afetado pelo álcool?

Além disso, o álcool age de maneira acentuada no córtex pré-frontal, o principal responsável pelas funções cognitivas. Sendo assim, ele prejudica a capacidade de julgar e tomar decisões, o que explica o comportamento inconsequente de pessoas embriagadas e acaba trazendo perigos além dos efeitos da droga.

O que é demencia alcoólica?

O que é a Demência Alcoólica? A Demência Alcoólica é, como o próprio nome sugere, uma forma de Demência provocada pelo consumo excessivo de álcool. Afeta a memória, aprendizagem e outras funções mentais.

Qual a relação do álcool com a demência?

Após a análise de 28 estudos sobre o assunto publicados entre 2000 e 2017, os pesquisadores chegaram a conclusão de que “o uso pesado de álcool foi associado a alterações nas estruturas cerebrais, prejuízos cognitivos e aumento do risco de todos os tipos de demência”.

Como tratar demência alcoólica?

Tratamento da Demência Alcoólica
  1. Elaborar um plano de tratamento com foco em eliminar o vício e permanecer livre de álcool.
  2. Recuperar as deficiências nutricionais causadas pelo consumo excessivo de álcool.
  3. Tratar os danos cognitivos.

O que é a palavra beribéri?

O que é beribéri? Beribéri é uma doença que acontece em pacientes com deficiência nutricional de vitamina B1, também chamada de tiamina. No organismo, a tiamina tem como função ajudar na produção de energia e no metabolismo de alimentos, mais especificamente, de carboidratos.

O que é encefalite alcoólica?

A encefalopatia de Wernicke é uma condição neurológica aguda, classicamente associada a indivíduos com transtornos severos do uso de álcool, que tem relação etiológica com a deficiência da tiamina, representada pela vitamina B1, uma coenzima com papel central no metabolismo cerebral.

Qual parte do cérebro afeta a fala?

As afasias normalmente ocorrem após lesões cerebrais, que geralmente acometem o lado esquerdo do cérebro (hemisfério esquerdo) principalmente nas regiões frontais e temporais à esquerda, onde a maioria das pessoas possuem as redes neurais, que possibilitam as funções cerebrais da linguagem.

Quais são os principais sintomas da afasia de Wernicke?

Pacientes com esse tipo de afasia têm dificuldades para se expressar e achar palavras, às vezes omitindo-as, e falam frases muito curtas. Mas podem entender o que as outras pessoas dizem, e estão conscientes das próprias dificuldades, o que geram sintomas como frustração ou irritação.

O que Wernicke descobriu?

Especialista em neurologia e psiquiatria, Wernicke ficará para sempre ligado à descoberta da "afasia", uma desordem do sistema nervoso central que afeta a capacidade para a comunicação oral e escrita.

Qual a principal diferença entre a afasia de Broca e de Wernicke?

Enquanto na afasia de Broca há maior envolvimento da articulação e da praxia da linguagem para a produção volitiva da linguagem, na afasia de Wernicke as características são as parafasias, devido ao comprometimento da entrada para o acesso ao armazenamento semântico e ao armazenamento lexical.

Quem irriga a área de Wernicke?

A afasia de Wernicke ocorre devido a lesões localizadas no 1/3 posterior da circunvolução temporal superior (área de Wernicke), dependente da irrigação do ramo inferior da ACM. Se a lesão ocorrer na região mais anterior desta área há maior dificuldade na compreensão da linguagem verbal.

O que pode causar a afasia?

Causas da afasia

A afasia ocorre em decorrência de uma lesão no cérebro, sendo a causa mais comum o acidente vascular cerebral (AVC) no hemisfério esquerdo. Além de AVCs, doenças degenerativas, doenças metabólicas, traumatismos, tumores, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência podem levar à afasia.

Artigo anterior
Qual a diferença de ansiedade para infarto?
Artigo seguinte
Como justificar o uso do hífen?