Como justificar o uso do hífen?

Perguntado por: Bianca Mariana Amorim Nascimento  |  Última atualização: 22. August 2024
Pontuação: 4.5/5 (46 avaliações)

Casos em que usamos hífen
  1. 1 - O hífen é utilizado quando o prefixo de uma palavra termina em vogal e a segunda palavra começa com a mesma vogal. ...
  2. 2 - O hífen é utilizado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa com a mesma consoante.

Como justificar o uso do Hifen?

Quando usar o hífen? Em palavras compostas, sem elemento de ligação: arco-íris, terça-feira, guarda-chuva, para-choque etc. Exceções: mandachuva, paraquedas. Em palavras compostas, sem elemento de ligação, formadas por elementos repetidos ou semelhantes: tico-tico, pingue-pongue, reco-reco etc.

Como explicar o uso do hífen?

O hífen é um sinal gráfico representado por um traço. É usado principalmente para ligar elementos (seja na formação de palavras compostas, em colocação pronominal ou na formação de palavras com prefixos específicos).

O que justifica o uso de hífen?

Como regra geral, nas palavras compostas o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.

O que justifica o uso do hífen?

Resumo sobre o uso do hífen

Serve para unir elementos que, juntos, formam um novo termo. Ocorre principalmente na formação de palavras compostas por justaposição ou que contam com afixos. Também une pronome oblíquo a verbos, nos casos de ênclise e mesóclise. Serve, ainda, para indicar separação silábica.

🟣 HÍFEN – Como usar? Saiba as regras! || Prof. Letícia

37 questões relacionadas encontradas

Qual a regra básica que rege o uso do hífen?

O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Como saber si está escrito bien?

Para representar adequadamente os fonemas, a ortografia utiliza as notações léxicas, sinais gráficos utilizados em alguns vocábulos que nos indicam a pronúncia ou a escrita exata da palavra. São exemplos de notações léxicas: acento (agudo, grave ou circunflexo), til, apóstrofo, cedilha e hífen.

Qual é a regra que estabelece o uso de hífen em Bem-estar de três exemplos de palavras com hífen que seguem a mesma regra?

Palavras compostas com advérbios bem e mal

Já em bem, o hífen é aplicado em qualquer vogal ou consoante, mas existem exceções, como bendito, benfeitoria ou benquisto. Veja exemplos abaixo: Mal: mal-estar, mal-humorado, mal-assombrado, mal-limpo, mal-educado.

Por que cor de rosa tem hífen?

A resposta: travessura da reforma ortográfica. Ao cassar o hífen dos compostos com três palavras ou mais ligados por pronome, preposição, conjunção (pé de moleque, tomara que caia, testa de ferro, mão de obra, mula sem cabeça), a lei citou exceções. Entre elas, cor-de-rosa, pé-de-meia, arco-da-velha.

O que mudou no uso do hífen?

Ainda de acordo com a regra anterior, usa-se hífen quando o primeiro elemento (prefixo) terminar em vogal e o segundo elemento começar com a mesma vogal. Além disso, o uso do hífen permanece nas palavras compostas que fazem referência a espécies botânicas e zoológicas, como: erva-doce e beija-flor.

Porque salário mínimo tem hífen?

Os termos que carregam o hífen, a exemplo de salário-mínimo, vêm fixados nos dicionários porque correspondem a um vocábulo, isto é, a um substantivo composto. Significa dizer que têm entrada própria. No entanto, se excluirmos o hífen de um composto – no rumo de salário mínimo –, ele já não expressa um mero substantivo.

Por que não se usa hífen na palavra Super Lua?

A resposta é super-Lua. Nome próprio, o astro se escreve com a inicial maiúscula. Como o português não aceita letra grandona no meio da palavra, a saída é pedir ajuda ao hífen. Com os outros prefixos ocorre o mesmo: super-Lua, super-Brasília, anti-Bolsonaro, anti-PT.

O que justifica o uso do hífen na palavra super heróis?

O hífen só se utiliza quando o prefixo super- precede palavras que começam por h ou r. Por exemplo: super-herói ou super-resistente.

Quando separar palavras com hífen?

Palavras escritas com hífen, quando separadas no local da inserção do hífen, devem ser marcadas com dois traços: um traço ao final da linha e outro no início da linha seguinte. Vamos supor que ao escrever a palavra “mal-educado”, por exemplo, você precisou separá-la justamente onde há hífen, depois de escrever “mal”.

O que é possível perceber quanto ao uso ou não do hífen?

É possível perceber que o uso do hífen está relacionado com a existência autônoma das palavras. Quando uma das palavras não existe de forma autônoma, geralmente não se utiliza o hífen. Já quando ambas existem de forma autônoma, é necessário usar o hífen para unir as palavras.

Porque Inter-racial tem hífen?

Não há hífen quando o segundo elemento começa com s ou r; nesse caso, duplicam-se as consoantes. antirreligioso, minissaia, ultrassecreto, ultrassom. Porém, coforme a regra anterior, com prefixos hiper, inter, super, deve-se manter o hífen: hiper-realista, inter-racial, super-racional, super-resistente.

Como saber se o substantivo composto tem hífen?

Usa-se hífen nas palavras compostas comuns, sem preposições, quando o primeiro elemento for substantivo, adjetivo, verbo ou numeral.

Tem hífen Em sejam Bem-vindos?

A resposta a essa pergunta é “bem-vindo”, com hífen. Isso porque o prefixo “bem” exige o uso de hífen. Assim, devemos utilizar a palavra “bem-vindo” como adjetivo ou interjeição. No mais, esse termo pode sofrer flexão de gênero (“bem-vinda”) e também de número (“bem-vindos”).

Como ficou o uso do hífen a partir da obrigatoriedade do novo acordo ortográfico da língua portuguesa?

O hífen deixou de ser usado em dois casos: quando a segunda parte da palavra começar com s ou r (contra-regra passou a ser contrarregra), com exceção de quando o prefixo terminar em r (super-resistente), e quando a primeira parte da palavra termina com vogal e a segunda parte começa com vogal (auto-estrada passou a ser ...

Por que norma padrão tem hífen?

No caso de norma-padrão, trata-se de uma palavra composta por dois substantivos. Neste caso, o segundo substantivo (padrão) comporta-se como se fosse um adjetivo, já que, de algum modo, determina a natureza do primeiro substantivo: a norma-padrão é a norma que constitui a referência, o padrão.

Como fazer a Translineação de palavras com hífen?

Sempre que uma palavra com hífen passar de uma linha para a outra, deve-se, por clareza, repetir o hífen.

Tem hífen depois de ex?

ALÉM, AQUÉM, BEM, EX, SUPER, PÓS, PRÉ, PRÓ, RECÉM, SEM, SOTA, SOTO, VICE e VIZO sempre exigem hífen.

Porque guarda-chuva tem hífen?

Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.

Por que a palavra hífen termina com N?

A razão para as palavras que o consulente apresenta [hífen, hímen e sêmen] terminarem em n é etimológica. Estas palavras entraram tardiamente na língua portuguesa por via erudita, daí não terem sofrido praticamente alterações.

Artigo anterior
O que é doença de Wernicke?
Artigo seguinte
Pode parar na Zona Azul?