Qual a principal vantagem da estaquia?
Perguntado por: Camila Magalhães | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)
Vantagens – A maior vantagem da estaquia é que se consegue fixar as características da planta-matriz, além de a produção ser mais precoce. Desvantagens – As desvantagens incluem: as plantas são menos vigorosas, exigem uma estrutura mínima para produzir mudas (telados antiafídeos, câmara úmida, etc.).
Qual o princípio da estaquia?
A estaquia é uma técnica que consiste em promover o enraizamento de partes da planta, podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascículos, no caso de Pinus spp. Ainda é a técnica de maior viabilidade econômica para o estabelecimento de plantios clonais de Eucalyptus spp.
Quais as vantagens da propagação por estaquia e enxertia?
Vantagens: - Rapidez na produção de mudas; - Reprodução fiel da planta-mãe; - Multiplicação de plantas que não florescem por motivos de adaptação e de plantas cujas sementes são estéreis; - Precocidade das plantas produzidas.
Quais são os tipos de estaquia?
- 1.1 Estacaria de ponteiro.
- 1.2 Estacas semilenhosas.
- 1.3 Estacas lenhosas.
- 1.4 Estacas de raiz.
- 1.5 Estacas de folhas.
Quais são os fatores importantes para o enraizamento de estacas?
Dentre os vários fatores de que depende o enraizamento de estacas, destacam-se os ambientais, o estado fisiológico, a maturação, o tipo de propágulo, a sua origem na copa e a época de coleta, que influenciam, sobretudo, na capacidade e na rapidez de enraizamento (Gomes, 1987, citado por Paiva e Gomes, 2001).
Diferença entre Alporquia, Estaquia, Enxertia e Sementes VANTAGENS E DESVANTAGENS ENTENDA FÁCIL!
Qual fator limita a produção de mudas por estacas?
Existem alguns fatores que influenciam no sucesso do uso da enxertia na propagação de plantas. Entre esses fatores, podemos citar a afinidade botânica, a incompatibilidade na enxertia, as condições ambientais e os fatores fisiológicos.
Qual o sistema radicular formado na estaca?
O sistema radicular formado em estacas semilenhosas é qualitativamente superior ao das lenhosas, considerando o número, comprimento, volume e massa seca de raízes; no entanto, os dois tipos de estacas são viáveis para a produção de mudas.
Quais plantas aceitam estaquia?
Pode ser usada para macieira, jabuticabeira, goiabeira, caquizeiro, e outras. Por fim, as estacas de folhas são usadas para algumas plantas ornamentais como violeta africana, espada de São Jorge, begônia e fortuna.
Como escolher galho para estaquia?
Outra dica é escolher galhos para fazer as estacas que apresentam, no mínimo, quatro gemas ou rebentos de novas folhas e/ou flores. Caso não tenha esses rebentos na espécie escolhida para estaquia, o galho deve ter pelo menos dois pares de folhas.
Como fazer a estaquia?
- Saiba qual é a planta. ...
- Selecione e corte uma parte da planta. ...
- Trate as estacas e retire as folhas inferiores. ...
- Prepare o recipiente de enraizamento. ...
- Regue as estacas para obter a humidade correta. ...
- Transplante as estacas para o vaso.
Qual a vantagem de se fazer uma enxertia?
Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.
Quais são as vantagens e desvantagens da estaquia?
Vantagens – A maior vantagem da estaquia é que se consegue fixar as características da planta-matriz, além de a produção ser mais precoce. Desvantagens – As desvantagens incluem: as plantas são menos vigorosas, exigem uma estrutura mínima para produzir mudas (telados antiafídeos, câmara úmida, etc.).
Quais são as vantagens e desvantagens de cada forma de propagação?
- rápida propagação das plantas;
- uniformidade das plantas;
- multiplicação de plantas que não florescem;
- produção mais precoce (ausência de período juvenil);
- facilitar os trabalhos de melhoramento na seleção antecipada de cultivares.
Como funciona a propagação por estaquia?
O método de propagação por estaquia é muito simples e consiste no plantio de uma parte da planta que se deseja clonar para a geração de uma nova planta. As novas plantas geradas a partir deste método crescem mais rápidas e sua floração também é precoce.
O que é estacas de plantas?
A estaquia é a mais fácil delas. Ela consiste em uma técnica para multiplicar uma planta a partir de suas partes vegetativas: folhas, ramos, galhos e estacas. Ou seja, você consegue produzir uma muda usando apenas um pequeno pedaço cortado de uma planta mãe.
Como é realizada a propagação vegetativa por estaquia?
A técnica da estaquia é muito empregada na agricultura e é utilizada principalmente para as dicotiledôneas. Essa técnica consiste em retirar uma parte do vegetal que contenha as gemas e introduzi-la no solo úmido.
Qual a melhor época para fazer estaquia?
A estaquia é feita no período correspondente aos meses de junho a agosto. Nessa época, os ramos de um ano, provenientes da poda hibernai das figueiras, são cortados em estacas de cerca de 30 cm e plantadas em viveiro, enterrando-se cerca de 3/4 do seu comprimento.
Quanto tempo para enraizar estaquia?
O tempo de enraizamento varia de espécie para espécie, mas não espere ver raízes antes de passados pelo menos 10 dias.
Quanto tempo uma estaquia leva para enraizar?
O processo pode levar de 10 a 15 dias, aproximadamente. Por exemplo, no caso do manjericão, se correr tudo bem durante a estaquia, o enraizamento leva 10 dias.
Pode fazer estaquia no inverno?
Para as plantas cujas folhas caem no inverno (planta decíduas), é recomendado que as estacas sejam feitas quando a planta estiver sem folhas, perto do período de rebrota das folhas. Cortamos um ramo lateral firme, formando uma estaca de aproximadamente 15 a 30 cm de comprimento.
Quais os fatores Endogenos que afetam o enraizamento de estacas?
Pode-se classificar os fatores que afetam o enraizamento em fatores internos ou endógenos, considerando, principalmente, as condições fisiológicas e idade da planta-matriz, época de coleta da estaca, potencial genético de enraizamento, sanidade, balanço hormonal, oxidação de compostos fenólicos e posição da estaca no ...
Quais os tipos de raleio?
Existem dois tipos de raleio que poderão ser adotados pelo fruticultor, conforme lhe for mais favorável ou conveniente. O raleio poderá ser químico ou manual, mas no químico, para obter um melhor resultado, será necessário que se faça, também, o repasse manual.
Quais as características fundamentais para obtenção de mudas?
- custo de aquisição ou de produção da muda;
- possibilidade de obter material propagativo (caroços de porta-enxertos e borbulhas) com perfeita sanidade;
- estrutura de produção para viveiro (mão-de-obra, instalações, área adequada, irrigação, dentre outros).
Qual a melhor pomada para clarear axilas e virilhas?
Quanto o peito diminui depois do silicone?