O que é direito real sobre coisa alheia?

Perguntado por: João Nogueira de Moreira  |  Última atualização: 24. März 2025
Pontuação: 4.4/5 (50 avaliações)

Direitos Reais - Direitos Reais sobre a Coisa Alheia. Conferem parcela do poder jurídico sobre a coisa, normalmente pertencente ao proprietário, à pessoa outra que não ele. Se dividem em de gozo e de garantia. Podem ser divididos entre os direitos reais de gozo e de garantia.

O que são direitos reais sobre coisas alheias?

Os direitos reais de garantia, previstos no art. 1.420 do atual Código Civil, conferem ao credor a prerrogativa de obter o pagamento de uma dívida com o valor ou renda do bem aplicado, de forma exclusiva, para sua satisfação.

Como se classificam os direitos reais sobre a coisa alheia?

Os direitos reais sobre coisa alheia subclassificam-se em direitos de gozo e fruição; de garantia; de aquisição.

O que é considerado um direito real?

Direito real é um conjunto de princípios e regras que disciplina uma relação jurídica entre pessoas tendo em vista bens. Não existe relação jurídica entre pessoas e coisas. As relações são entre pessoas. Por isso é que não se deve falar em direito das coisas.

O que são direitos reais sobre coisas alheias de uso e fruição?

Conceito: Superfície trata-se de direito real de gozo ou fruição sobre coisa alheia, pelo qual o proprietário (fundieiro) concede em favor de outrem (superficiário) o direito de construir ou de plantar em seu terreno, por tempo determinado (art. 1.369, CC/2002).

Direito Civil - Aula #251 - Direito Real em Coisa Alheia (É isso!)

27 questões relacionadas encontradas

Qual é a diferença entre direito real é direito das coisas?

Diferença entre Direitos Reais e Direito das Coisas

Os Direitos Reais são definidos em lei. Atenção: A posse é considerada uma situação de fato e não um direito. É estudada no âmbito do Direito das Coisas, mas não é Direito Real. Logo, podemos dizer que: Direito das Coisas = Direitos Reais + Posse.

Quais são as principais características do direito real?

Segundo a doutrina portuguesa, são as seguintes as características presentes em todos os direitos reais: a) inerência, b) eficácia absoluta e c) sequela/ambulatoriedade. Vejamos sucintamente cada uma delas.

Quais os tipos de direito real?

Assim sendo, são direitos reais a propriedade, a superfície, as servidões, o usufruto, o uso, a habitação, o direito do promitente comprador do imóvel, o penhor, a hipoteca, a anticrese, a concessão de uso especial para fins de moradia e a concessão de direito real de uso e o direito de laje.

Qual é o direito real mais completo?

A propriedade é o direito real mais completo. Confere ao seu titular os poderes de usar, gozar e dispor da coisa, assim como de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha (CC, art. 1.228).

São direitos reais de fruição?

Os direitos reais de gozo ou fruição são situações em que há a divisão dos atributos relativos à propriedade ou domínio. Tais direitos transmitem a outrem o atributo de gozar ou fruir a coisa.

São exemplos de direitos reais?

Ele está assegurado no artigo 1.225, do Código Civil, “são direitos reais: I — a propriedade; II — a superfície; III — as servidões; IV — o usufruto; V — o uso; VI — a habitação; VII — o direito do promitente comprador do imóvel; VIII — o penhor; IX — a hipoteca; X — a anticrese; XI — a concessão de uso especial para ...

Quais são os direitos reais sobre coisa alheia previstos no art 1225 do Código Civil?

São direitos reais considerados no art. 1.225 do Código Civil: a propriedade, a superfície, as servidões, o usufruto, o uso, a habitação, o direito do promitente comprador do imóvel, o penhor, a hipoteca, a anticrese, a concessão de uso especial para fins de moradia, a concessão de direito real de uso e a laje.

Como se adquire os direitos reais sobre as coisas?

O direito real surge, então, a partir da manifestação das partes ou do Poder Público. Assim sendo, ao se falar em bens móveis, esse direito surge através da tradição; em bens imóveis, pelo registro no Cartório de Registro de Imóveis. Vale ressaltar que a coisa imóvel está afetada pelo direito real ainda que alienada.

Quais são os princípios fundamentais dos direitos reais?

PRINCÍPIOS DOS DIREITOS REAIS
  • Princípio da aderência, especialização ou inerência: o titular sempre exerce diretamente o direito real, sem a necessidade de socorrer-se a outra parte. ...
  • Princípio do absolutismo: o direito real é exercido erga omnes, ou seja, contra todos.

Qual é o significado da palavra alheias?

1. Que é de outro. 2. Que não é nosso.

Porque o direito real e erga omnes?

Significa que o dono tem o poder jurídico sobre o que é seu. Sendo assim, o direito real defende a propriedade contra todos. Em consequência disso, dizemos que os direitos reais se exercem erga omnes.

Quais são os 15 direitos reais?

Título II DOS DIREITOS REAIS Art. 1.225. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese. XI - a concessão de uso especial...

O que diz o artigo 1225 do Código Civil?

Art. 1.225 do CC. São direitos reais: I - a propriedade; II - a superfície; III - as servidões; IV - o usufruto; V - o uso; VI - a habitação; VII - o direito do promitente comprador do imóvel; VIII - o penhor; IX - a hipoteca; X - a anticrese.

O que diz o artigo 1228 do Código Civil?

“O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.

O que é direito real de propriedade?

O conceito genérico, no direito brasileiro, de direito de proprieda- de é o poder jurídico concedido pela lei a algum para usar, gozar, dispor de um determinado bem e de reavê-lo, de quem quer que injustamente o esteja possuindo.

O que não é considerado direito real pelo Código Civil?

Resposta. A opção que NÃO é considerada um direito real de acordo com o Código Civil é a opção d. Energia que tenha valor econômico.

Porque os direitos reais são absolutos?

O princípio do caráter absoluto dos direitos reais resulta da sua oponibilidade contra qualquer pessoa que o viole ou que esteja em condições concretas de o fazer (oponibilidade erga omnes).

Quais as formas de aquisição dos direitos reais?

Pode se tratar de compra e venda, doação.

Quais são os direitos das coisas?

São direitos reais: • I - a propriedade; • II - a superfície; • III - as servidões; • IV - o usufruto; • V - o uso; • VI - a habitação; • VII - o direito do promitente comprador do imóvel; • VIII - o penhor; • IX - a hipoteca; • X - a anticrese. Conceito: A posse é o domínio fático que a pessoa exerce sobre a coisa.

Qual a previsão legal do direito das coisas?

O direito das coisas hoje é regulamentado pelo Livro III do Código Civil, iniciando-se pela previsão de regras atinente à posse (aquisição, efeitos e extinção), direitos reais, propriedade (formas de aquisição e extinção), direito de vizinhança, direito condominial e fundo de investimento.

Artigo anterior
Como consultar protocolo da Ouvidoria do INSS?
Artigo seguinte
Quais as principais características das curvas de nível?