Qual o objetivo do Paefi?
Perguntado por: Neuza Luísa Batista de Neto | Última atualização: 25. April 2022Pontuação: 4.8/5 (57 avaliações)
O Paefi é um serviço de orientação e acompanhamento de famílias que possuem um ou mais indivíduos em situação de vulnerabilidade, como ameaça ou violação de direitos. O objetivo é preservar e fortalecer os vínculos familiares e com a comunidade e fortalecer a função protetiva das famílias.
Qual é o objetivo do Paefi?
É um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais.
Onde funciona o paefi?
Onde e como se dá o funcionamento e o acesso ao PAEFI
Este serviço é desenvolvido nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no período mínimo de 05 dias por semana e 08 horas diárias, com abrangência municipal e/ou regional.
Qual a diferença de PAIF e paefi?
De maneira geral, o PAIF busca fortalecer os vínculos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. Já o PAEFI, tem o objetivo de empoderar o indivíduo para que ele possa sair da situação de violação de direito, reconstruindo e fortalecendo seus vínculos afetivos e comunitários.
Quem oferta o paefi?
O PAEFI deve ser ofertado obrigatoriamente no CREAS, cabendo à coordenação da unidade a função de viabilizar os processos de organização, gestão e operacionalização do PAEFI, considerando as particularidades dos contextos territoriais.
Apresentando o PAEFI
Como funciona o paefi no Creas?
O trabalho social realizado através do PAEFI deve envolver uma equipe multidisciplinar, como assistentes sociais, psicólogos e advogados. Os profissionais orientam e acompanham os indivíduos e famílias em situação de risco social ou em violação de direitos, pautados por um plano pré-estabelecido.
O que a equipe do Creas faz?
- Apoiar o exercício do protagonismo e da participação social;
- Contribuir para a superação de situações vivenciadas e a reconstrução de relacionamentos familiares e comunitários, dentro do contexto social, ou na construção de novas referências;
O que é o serviço do PAIF?
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é oferecido em todos os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso a direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.
O que é o PAIF no Creas?
PAIF e CRAS não são sinônimos. O PAIF é o principal serviço da proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias. Foi reconhecido pelo governo federal como um serviço continuado de proteção básica (Decreto nº 5.085/2004), passando a integrar a rede de serviços socioassistenciais.
Qual o papel do assistente social no PAIF?
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de ...
Quais são os serviços de proteção social especial de média complexidade?
- Serviço de orientação e apoio sociofamiliar;
- Plantão social;
- Abordagem de rua;
- Cuidado domiciliar;
- Serviço de habilitação e reabilitação na comunidade das pessoas com deficiência;
- Medidas socioeducativas em meio-aberto (PSC e LA).
Onde buscar apoio e proteção aos nossos direitos?
- Publicações.
- Publicações – Cooperação Internacional. CONANDA. Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SNPIR. LGBT. Cidadania.
- Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180)
- Disque Direitos Humanos – Disque 100.
Qual a diferença entre o CRAS e o Creas?
O Cras é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social. Já o Creas trata das consequências e acompanha as famílias e indivíduos que sofrem violação dos direitos ou que estão vivendo situação de violência.
O que é serviço de proteção social especial?
Os serviços de Proteção Social Especial fazem parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e têm como objetivo promover atenções socioassistenciais às famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de ...
O que é o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos?
O que é? O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
O que é o serviço de abordagem social?
A abordagem social constitui-se em processo de trabalho plane- jado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.
Qual a função do PAIF?
- Prevenir situações de risco social;
- Auxiliar na superação de situações de fragilidade social;
- Fortalecer a convivência familiar e comunitária;
- Assegurar o direito à convivência familiar e comunitária;
- Prevenir a institucionalização e a segregação de pessoas vulneráveis;
Quais são os grupos do PAIF?
...
Os grupos podem ser organizados conforme faixas etárias, da seguinte forma:
- Crianças até 6 anos.
- Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos.
- Adolescentes de 15 a 17 anos.
- Jovens de 18 a 29 anos.
- Adultos de 30 a 59 anos.
- Pessoas Idosas.
O que pode gastar com recurso do PAIF?
Os recursos da Proteção Social Básica podem ser utilizados para cofinanciar as ações dos Serviços Nacionalmente Tipificados: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoa com ...
O que trabalhar no PAIF?
Para desenvolver o Trabalho Social com Famílias, a equipe de referência necessita estar capacitada e livre da visão tradicional do assistencialismo e clientelismo; além disso, deve pensar e planejar ações que envolvam a família como um todo, evitando atendimentos de forma segmentada.
Como fazer o PAIF?
O PAIF deve ser ofertado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e tem como competência principal a promoção da proteção à família de forma integral nos territórios, uma vez que atua de modo proativo, preventivo e protetivo, sob o reconhecimento de que as inúmeras questões sociais que abrangem esses grupos ...
O que é PAIF e Scfv?
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são os serviços que, juntamente com o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para pessoas com deficiência e idosas, os programas, os projetos e os benefícios socioassistenciais, ...
Quais são as principais ações do Creas?
As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial ao serviço e que devem ser realizadas pelos profissionais do CREAS são: Acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação do serviço; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção de ...
Quem trabalha no Creas?
- Equipe de referência: 1 Coordenador, 1 Assistente Social, 1 Psicólogo, 1 Advogado, 2 Profissionais de nível superior ou médio (abordagem de usuários) e 1 Auxiliar Administrativo.
Qual é o objetivo do Creas?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
Como se diz jantar?
Como escanear um documento na impressora Samsung SCX 3200?