Como consultar protocolo da Ouvidoria do INSS?

Perguntado por: Clara Benedita Leal de Costa  |  Última atualização: 24. März 2025
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Para saber o resultado de uma reclamação junto à ouvidoria do INSS, o cidadão deve utilizar o código da manifestação, gerado no momento do registro da mesma. A partir deste código, ele pode consultar o andamento do processo pelo site do Ministério da Previdência ou pelo telefone 135 do INSS.

Como consultar processo na Ouvidoria?

Se você deseja consultar sua manifestação, acesse o link https://falabr.cgu.gov.br, e siga os passos:
  1. Entre no Sistema com seu usuário (e-mail cadastrado) e a senha que você criou.
  2. Click em “Minhas Manifestações” (serão visualizadas todas as manifestações que você registrou, inclusive aquelas finalizadas.

Como ver a resposta da Ouvidoria?

Acesse o sistema e clique em Consultar manifestação. Se você for cadastrado, acesse o sistema, informe seu e-mail e senha. O sistema apresentará a lista das suas manifestações já realizadas. Clique em detalhar para visualizar o andamento da manifestação.

Como enviar e-mail para Ouvidoria do INSS?

Ouvidoria - OUVID
  1. LENILSON QUEIROZ DE ARAÚJO. Ouvidor. Telefone(s) : (61) 3313-4306. E-mail : ouvid@inss.gov.br. ...
  2. Coordenação do Serviço de Informação ao Cidadão. WÉLIDA LUCIANA DOS SANTOS CERQUEIRA. Coordenadora. Telefone(s) : (61) 3313-4306.
  3. Coordenação de Demandas de Ouvidoria. MARYANE MAGALHÃES SIMÕES. Coordenadora.

O que significa protocolo de manifestação?

É a demonstração de insatisfação relativa a um serviço ou atendimento prestado pela Instituição. Também serão consideradas nessa categoria as críticas a atos da Administração, de serviço público ou de servidores, bem como eventuais opiniões desfavoráveis.

COMO CONSULTAR ANDAMENTO DA RECLAMAÇÃO NA OUVIDORIA.

34 questões relacionadas encontradas

Como faço para consultar um protocolo?

Como consultar o andamento do documento protocolado
  1. Protocolo Digital: acesse o andamento da solicitação por meio da sua conta gov.br (acesso.gov.br);
  2. Processo gerado no SEI/MGI (via Protocolo Digital ou Peticionamento): acesse gov.br/gestao/sei, opção “Consulta de Processos”.

Qual o tempo de resposta para a Ouvidoria?

Art. 9º As ouvidorias deverão elaborar e apresentar resposta conclusiva às manifestações recebidas no prazo de até trinta dias contados do recebimento da manifestação, prorrogável por igual período, mediante justificativa expressa.

O que fazer se a Ouvidoria do INSS não responde?

O que fazer se não for resolvido pela ouvidoria? Após a reclamação na Ouvidoria do INSS, o sistema gera um código de acesso para você poder acompanhar o seu caso pelo telefone 135.

Qual o horário de atendimento da Ouvidoria do INSS?

Você liga na Central de Atendimento 135, de segunda à sábado, das 7h às 22h (de acordo com o horário de Brasília). Por meio da Central Telefônica do INSS é possível ter acesso a atendimento com uma pessoa.

Qual o 0800 da Ouvidoria do INSS?

O INSS tem um telefone 0800? Antes era possível ter atendimento telefônico no número 0800 728 0191, mas esse canal foi desativado! Atualmente, o único canal de atendimento telefônico oficial do INSS é o 135, que substitui o 0800. Confira: O que é unidade orgânica INSS?

O que acontece quando reclama na Ouvidoria?

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

Como acompanhar uma denúncia pelo Protocolo?

Após a denúncia, use o número de protocolo fornecido pelo sistema para acompanhar o andamento do processo por meio do site: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/solicitacao.

Qual é o site da Ouvidoria?

Ouvidorias — Ouvidorias.gov.

O que resolve na Ouvidoria?

Condutora de opiniões, reclamações e denúncias, a Ouvidoria atua na mediação de conflitos entre o cidadão e a instituição, fundamentando a sua atividade nos princípios da ética, eficiência, sigilo, boa-fé, isenção, contraditório e transparência nas relações entre o Estado e a sociedade.

O que é uma manifestação de Ouvidoria?

A manifestação é uma forma do usuário expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação ou insatisfação com um atendimento ou serviço recebido.

O que é Ouvidoria online?

A Ouvidoria é o canal de relacionamentocom o público em geral para receber e tratar reclamações, denúncias, elogios, sugestões, solicitações de providências e pedidos de acesso à informação.

Como falar com o INSS por Whatsapp?

O INSS não faz contatos via Whatsapp, os contatos são feitos exclusivamente pelo número 135 ou pelo portal Meu INSS.

Pode ir ao INSS sem agendar?

A partir desta segunda-feira (23), os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que precisam dar entrada no requerimento de benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) poderão se dirigir às Agências da Previdência Social para entregar o atestado médico sem a necessidade de agendamento ...

Como falar com um atendente do INSS por telefone?

Ligue 135 -> A Central de atendimento 135 foi criada com o objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços do INSS por meio de um canal de atendimento por telefone. E por ser considerado um serviço de utilidade pública, as ligações efetuadas a partir de celular também serão gratuitas.

Qual é a função da Ouvidoria do INSS?

A atuação da Ouvidoria-Geral possibilita o efetivo controle social da qualidade dos serviços de natureza pública, incluindo a participação do cidadão comum que não tem vínculo direto com a Previdência Social, exercendo um direito difuso de postular, ensejando a valorização e o fortalecimento dos valores ligados à ...

Como acelerar o processo de análise do INSS?

O que fazer para agilizar um requerimento em análise?
  1. Reclamação na ouvidoria do INSS;
  2. Pedido administrativo de andamento; e.
  3. Mandado de segurança.

O que precisa para acelerar o recurso do INSS?

Além de apresentar queixa à Ouvidoria do INSS pelo telefone 135 ou no inss.gov.br, a alternativa para tentar acelerar o andamento do recurso é exigir o cumprimento dos prazos por meio de um mandado de segurança na Justiça.

Quem pode reclamar na Ouvidoria?

Qualquer pessoa, empresa, entidade da sociedade civil ou qualquer organização pode registrar manifestações de ouvidoria e receber respostas.

Como deve ser a comunicação da Ouvidoria para o cliente?

A Ouvidoria deve ser humanizada para acolher o cliente ouvindo-o com empatia, atuar como certificadora de qualidade, e como agente de transformação dentro da companhia. Enxergar a Ouvidoria de fato como um canal de experiência do consumidor, e o consumidor e colaborador como um canal seguro para apoiar ambas as partes.

Como é número de protocolo?

O que é O Número Único de Protocolo (NUP) é o número atribuído ao documento avulso ou processo, no momento da autuação ou recebimento junto aos órgãos e entidades da Administração Pública federal, autárquica e fundacional. No caso das empresas públicas estatais sua utilização é facultativa.

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