O que é dialogo filosofico?
Perguntado por: Patrícia Moreira de Moura | Última atualização: 30. Mai 2025Pontuação: 4.5/5 (68 avaliações)
Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. Diálogos é de resto o nome da obra de Platão, em que cada diálogo tem o nome do seu principal interlocutor.
O que é diálogo filosófico?
Num Diálogo Filosófico o professor deve tentar aproximar o mais possível o seu papel do de um “professor socrático” que faz perguntas não porque sabe as respostas às suas perguntas e quer avaliar o conhecimento dos seus alunos, mas porque genuinamente não sabe essas respostas e pede aos seus alunos que o ajudem nessa ...
O que são os diálogos de Platão?
Nos diálogos platônicos, tudo que é dito deve ser tomado como pronunciamentos em seus contextos, inseparáveis de quem os pronuncia. No desenvolvimento do drama platônico, a verdade, que não pode simplesmente ser dita, pode ser apreendida através da ascese dialética.
Por que Platão escreve em forma de diálogo?
Escrevendo diálogos, Platão teria buscado mimetizar discussões em torno de temas filosóficos sem, com isso, revelar imediatamente, ou de modo impositivo, o sentido intencionado de sua filosofia.
Como era a escrita platônica?
A maior parte dos escritos de Platão é composta pelos diálogos socráticos, em que o seu mestre, Sócrates, é a figura central. Em geral, os diálogos falam sobre um determinado tema, mas sem grandes delimitações ou especificações, podendo falar sobre outros assuntos.
As Igrejas Hoje São Confiáveis? (DEBATE com convidados)
Como fazer um diálogo filosófico?
- 8 Regras do “Diálogo Filosófico” ...
- 1 – Apresentar a nossa tese. ...
- 2 – Defender a nossa tese com razões. ...
- 3 – Praticar a Dialéctica. ...
- 4 – Dar exemplos. ...
- 5 – Procurar contra-exemplos. ...
- 6 – Arriscar Hipóteses. ...
- 7 – Ver outras perspectivas.
Quais as características da filosofia platônica?
De uma maneira geral, os elementos centrais do pensamento platônico são: A doutrina das ideias, onde os objetos do conhecimento se distinguem das coisas naturais; A superioridade da sabedoria sobre o saber, uma espécie de objetivo político para a filosofia; A Dialética, enquanto procedimento científico.
Quais são as três fases do diálogo de Platão?
52), então pode-se dizer que a dialética se revestiria de três diferentes roupagens ao longo da literatura platônica: a do método do elenchus, nos primeiros diálogos; a do método das hipóteses, nos da maturidade; e por fim, nos diálogos finais, do método das divisões.
O que é o método dialético?
O Método Dialético, frequentemente referido apenas como Dialética, é uma forma de discurso entre duas ou mais pessoas que possuem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, mas que pretendem estabelecer a verdade através de argumentos fundamentados e não simplesmente vencer um debate ou persuadir o opositor.
Como Platão diferencia os dois tipos de escrita?
Platão diferencia os dois tipos de escrita que podem ser impressas: a escrita gravada na alma dos homens, e a escrita nos rolos de papel. E ele considera filósofo, aquele que tenta escrever na alma dos homens. Por isso, atribuía grande importância à oralidade.
Qual o diálogo mais extenso de Platão?
O Fédon é um dos diálogos mais lidos de Platão. Por seu contexto dramático e biográfico, a morte de Sócrates é assim um dos episódios mais populares da filosofia.
O que é diálogo Segundo Sócrates?
Diálogo em filosofia representa, primeiro em Sócrates, e depois em Platão, o processo de busca da verdade através de perguntas e respostas. Diálogos é de resto o nome da obra de Platão, em que cada diálogo tem o nome do seu principal interlocutor.
O que é o diálogo?
Dialogo é: Uma conversa entre duas ou mais pessoas onde deverá sempre ocorrer uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento; Obra literária ou cientifica em forma de conversação; Alternância de dois factores complementares um do outro.
Qual é o papel do diálogo?
O diálogo é, em suma, uma conversação entre pessoas, na qual trocam-se idéias, com o intento de chegar-se a um bom entendimento, partindo da análise de um problema comum, configurando assim um processo colaborativo de investigação e reconhecimento do outro como detentor de saber.
Qual foi o motivo de Platão ter escrito diálogos e qual é o papel de Sócrates neles?
Por isso, pretende, ao expressar a odisséia socrática e contrapô-la a vários discursos, promover um mínimo de postura a quem deseja conhecer algo, incentivando o leitor a buscar o conhecimento por si mesmo; Platão adere ao método dialético. É o único dogma que se pode extrair tanto da sua vida quanto da sua obra.
Quantos diálogos Platonicos existem?
O diálogo platônico tem sua origem na dialética socrática e visa reproduzi-la. Trinta e cinco diálogos e treze cartas são tradicionalmente atribuídas a Platão. No entanto, é tema de controvérsia e discussão tanto a autenticidade quanto a cronologia dos diálogos.
Quem escreveu os diálogos socráticos?
Além de Platão e Xenofonte, Antístenes, Ésquines de Esfeto, Fédon de Élis, Euclides de Megara, Simão, o Sapateiro, Teócrito, Tissafernes e Aristóteles teriam todos escrito diálogos socráticos, e o romano Cícero também teria escrito obras semelhantes, em latim, sobre temas filosóficos e retóricos (por exemplo, De re ...
Qual foi a obra mais importante de Platão?
A República: Platão
Dividida em dez livros, a obra é o principal escrito de Platão, e foi produzida por volta de 380 a.C. Tudo está na forma de diálogo, tendo Sócrates como protagonista.
Qual a ordem para ler Platão?
- Alcibíades.
- Lísis.
- Laques.
- Cármides.
O que Platão contribuiu para a humanidade?
Platão é conhecido por suas ideias e contribuições em áreas como a teoria das ideias, a epistemologia, a ética, a política e a metafísica. Sua obra mais famosa é "A República", na qual ele apresenta uma visão idealizada de uma sociedade justa e governada por filósofos-reis.
Qual foi a contribuição de Platão?
É conhecido principalmente por ter sido o primeiro filósofo a apresentar uma obra de maneira mais ou menos sistemática. Entre suas principais ideias estão: a Teoria das Formas (ou Teoria das Ideias), a Alegoria da Caverna e o famoso Dualismo Platônico que divide o mundo em um mundo sensível e um mundo inteligível.
Qual é a principal teoria de Platão?
Segundo Platão, todo o conhecimento, toda a verdade, todas as relações e todos os seres existiriam, verdadeira e imutavelmente, em sua forma ideal, que seria suprema e verdadeira.
Como Platão divide a alma humana?
Nesse argumento, a alma é dividida em três partes: racional (λογιστικόν), irascível (θυμοειδής) e apetitiva (ἐπιθυμητικόν). Um dos problemas dessa teoria é descobrir se ela é própria de Platão ou se foi inspirada, de alguma forma, em outro tipo de ensinamento, de outro pensador.
O que Platão queria dizer quando falava das 3 Almas?
O que Platão queria dizer quando falava das 3 Almas? Platão argumenta que o logistikon seria a menor parte da alma (como os governantes seriam a menor população da República), mas que, no entanto, uma alma só pode ser declarada justa se todas as três partes concordarem que o logistikon deva reger.
O que e juros simples?
O que é processo cognitivo de aprendizagem?