Quem tem anemia pode ter ferritina alta?

Perguntado por: Alícia Pereira de Moura  |  Última atualização: 27. November 2024
Pontuação: 4.9/5 (32 avaliações)

A ferritina é uma proteína importante que reflete como estão os estoques de ferro de um indivíduo. Níveis alterados de ferritina podem estar associados a diversos quadros — anemia ferropriva, hemocromatose e doenças hepáticas, por exemplo.

Como tratar anemia com ferritina alta?

Se a causa da ferritina alta for a sobrecarga de ferro, o tratamento pode incluir sangrias terapêuticas, que consistem em remover regularmente uma quantidade de sangue para reduzir a quantidade de ferro no organismo.

Qual doença aumenta a ferritina?

Por outro lado, níveis elevados de ferritina são encontrados na maior parte dos casos em pacientes com alterações inflamatórias ou metabólicas, como portadores de doenças hepáticas, síndrome metabólica, diabetes, artrites, doenças infecciosas e, nestes casos, a ferritina elevada não significa excesso de ferro no ...

Qual valor de ferritina é considerado anemia?

Nesses casos, níveis da proteína abaixo de 100 ng/mL podem ser um indicativo de anemia ferropênica. Nesses casos, uma ferritina sérica de até 100 ng/mL ainda é compatível com a deficiência de ferro. Por fim, no caso das crianças menores de 5 anos, valores inferiores a 12 ng/L, indicam falta de ferro.

O que provoca o aumento da ferritina no sangue?

Pode estar elevada em condições como hepatopatias, alcoolismo, malignidades, doenças infecciosas e inflamatórias (ex artrite reumatoide), hipertireoidismo, infarto agudo do miocárdio, doença renal avançada e sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose)1,2.

Qual valor de ferritina pode ser considerado anemia? | Prof. Dr. Victor Proença - IBAP Cursos

31 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor remédio para baixar ferritina?

EXJADE contém uma substância ativa chamada deferasirox. É um agente quelante de ferro usado para remover o excesso de ferro do corpo (também chamado de sobrecarga de ferro). EXJADE se liga ao ferro em excesso, o qual é eliminado principalmente através das fezes. Por que este medicamento foi indicado?

O que faz baixar a ferritina?

Para baixar os níveis de ferritina deve-se evitar alimentos ricos em ferro como carne vermelha, verduras escuras (espinafre, couve e brócolis), além de reduzir o consumo de feijões e leguminosas, frutas cítricas, suplementos que contenham ferro e alimentos industrializados enriquecidos com ferro e Vitamina C.

Quando ferritina alta pode ser câncer?

São causas comuns de aumento da ferritina no sangue as doenças inflamatórias, infecções, Covid 19, consumo de bebida alcoólica, esteatose ou aumento de gordura no fígado, hepatites, medicamentos que alteram a função do fígado, e até mesmo, o câncer. O tratamento é dirigido conforme a causa identificada.

O que significa ferro baixo e ferritina alta?

Além disso, o ferro também está envolvido na síntese do DNA e na produção de energia. Níveis baixos de ferritina podem indicar falta do mineral no organismo. A alta, por outro lado, nem sempre está relacionada com o excesso de ferro, mas sim com inflamações.

O que não pode comer quando se tem ferritina alta?

-Evitar o consumo de alimentos ricos em vitamina C (morango, kiwi, acerola, laranja, limão, etc) em conjunto com alimentos ricos em ferro, pois ela auxilia na absorção do mineral; -Evitar as verduras verde-escura (brócolis, couve folha, rúcula, espinafre, alface, cheiro verde, etc.).

O que significa ferritina acima de 600?

Independente da causa, é importante salientar que a ferritina elevada é um sério alerta para procurar orientação médica. Você pode procurar um clínico geral, hematologista, endocrinologista ou hepatologista. As causas mais comuns são infecção/inflamação e síndrome metabólica, mas existem várias outras causas.

O que significa ferritina acima de 800?

Traduzindo para uma realidade de compreensão mais fácil, alguém com 800 de ferritina tem 80% maior risco de desenvolver diabetes quando comparado a quem tem 400. Fora a questão da diabetes, pesquisadores apontam que um nível alto do marcador pode indicar problemas no tratamento de outros doenças.

Qual a diferença entre ferro e ferritina no exame de sangue?

Exame de ferro e ferritina são a mesma coisa? Não. São parâmetros diferentes, mas ambos são complementares e importantes para avaliação da suspeita de carência ou excesso de ferro em nosso organismo.

Quem tem ferritina alta pode tomar vitamina B12?

A reposição de B12 (cobalamina) e B9 (ácido fólico) não interferem nos valores de ferritina (que é o marcador da reserva de ferro no organismo), entretanto, na presença de anemia é comum a suplementação dos 3 nutrientes (B12, B9 e ferro).

O que pode ser ferritina acima de 1000?

Não há dúvida que com valores de ferritina maiores que 1000 ele está indicado. Pacientes diabéticos devem ser avaliados clinicamente com relação à hemocromatose, visto que a diabete pode ser a primeira manifestação da deposição de ferro nos tecidos.

Quem tem ferritina alta pode tomar café?

Nutrição x Ferritina alta

Controlar a quantidade de ferro ingerida, porque há a tendência de acúmulo de ferro mesmo sem os genes de hemocromatose; Evitar o uso da panela de ferro no preparo de alimentos; Uso de chá preto, verde e café também diminui a absorção de ferro.

Quando uma pessoa é considerada com anemia?

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

O que acontece se não tratar a ferritina?

Se não tratada, a tendência de um exame de ferritina baixa é acabar se tornando uma anemia, pois ela pode indicar o início de uma depleção de ferro no organismo.

Quem tem gordura no fígado tem ferritina alta?

A situação mais frequentemente relacionada à elevação da ferritina, porém, é a esteatose hepática (conhecida popularmente como gordura no fígado). A esteatose hepática se divide em dois tipos principais: a alcoólica e a não alcoólica.

Quais os sintomas do excesso de ferro no organismo?

Sintomas de ferro alto no sangue
  • Cansaço intenso ou fraqueza;
  • Dor muscular ou nas articulações;
  • Ritmo cardíaco irregular;
  • Dor abdominal ou aumento do fígado;
  • Unha fina e côncava, em formato de colher;
  • Perda de peso sem motivo aparente.
  • Aumento da pigmentação da pele ou pele bronzeada.

Como eliminar o excesso de ferro no sangue?

Uma vez diagnosticado, o excesso de ferro no sangue pode ser tratado utilizando-se medicações que diminuem a absorção de ferro no intestino (do ferro que está presente nos alimentos) e, em casos mais acentuados, através de retirada de sangue (sangria).

Como eliminar a ferritina de forma natural?

O que fazer?
  1. prática de atividade física regular.
  2. evitar ingestão em excesso de gorduras saturadas.
  3. evitar ingestão de alimentos rico em frutose, tais como refrigerantes, sucos de caixinha, alimentos industrializados e doces em geral.
  4. evitar consumo de bebidas alcóolicas.

Como tratar excesso de ferro no fígado?

O tratamento mais comum é a sangria terapêutica, que é como a doação de sangue, com a diferença de que o sangue é descartado após a coleta.

Quem tem excesso de ferritina pode doar sangue?

Ao submeter-se a um check-up, assegure-se de que o médico solicite a sua dosagem de ferritina. Mulheres com mais de 120 ng/mL e homens com valores iguais ou superiores a 150 ng/mL devem, sim, submeter-se a doações periódicas, duas a três vezes por ano.

Qual valor de ferritina boa?

O valor normal da ferritina em pessoas saudáveis é de 23 a 336 ng/mL em homens e de 11 a 306 ng/mL em mulheres, podendo variar de acordo com o laboratório. Porém, mulheres grávidas podem apresentar ferritina baixa, por conta da quantidade de sangue e passagem de ferro da placenta para o bebê.

Artigo anterior
Qual médico cuida de demência?
Artigo seguinte
Qual o valor da prorrogação do auxílio emergencial até dezembro?