O que é diagnóstico comunitário de saúde?

Perguntado por: Mariana Nogueira de Azevedo  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

O diagnóstico comunitário é uma das etapas do planejamento local realizado na Estratégia Saúde da Família, com o objetivo de reconhecer o território sob responsabilidade das equipes, os hábitos e modos de vida da população, a fim de identificar os principais problemas de saúde da comunidade, os fatores de risco e de ...

Como fazer um diagnóstico comunitário?

O ideal é que o diagnóstico comunitário seja feito pela comunidade, com a equipe de saúde, num trabalho coletivo de identificação e auto-análise dos problemas, necessidades e recursos desta comunidade, de sua qualidade de vida.

São características do diagnóstico comunitário?

O diagnóstico comunitário é uma das etapas estratégicas do planejamento das ações de saúde. Sua preocupação está em responder às reais necessidades dos usuários com a oferta de ações e serviços condizentes e significativos. Diagnóstico da situação e seleção de problemas. Desenho das ações, responsáveis, prazos.

Em que consiste o diagnóstico de saúde?

Investigação de campo de eventos, agravos ou casos de doenças com objetivo de identificar grupos expostos a fatores de risco, fonte de infecção e modo de transmissão, confirmar diagnóstico e determinar principais características epidemiológicas para orientar a adoção de medidas de prevenção e controle.

Qual a diferença entre diagnóstico individual e diagnóstico comunitário?

Um dos meios para se conhecer como se dá o processo saúde- doença na comunidade é elaborando um diagnóstico comunitário de saúde. O diagnóstico comunitário, evidentemente, difere do diagnóstico clínico em termos de objetivos, informação necessária, plano de ação e estratégia de avaliação (Figura 1).

Diagnóstico comunitário.

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais indicadores de saúde coletiva?

As principais modalidades de indicadores de saúde são: Mortalidade / sobrevivência • Morbidade / gravidade / incapacidade • Nutrição / crescimento e desenvolvimento • Aspectos demográficos • Condições socioeconômicas • Saúde ambiental • Serviços de saúde.

Como morbidades?

Morbidade é uma variável característica das comunidades de seres vivos e refere-se ao conjunto de indivíduos, dentro da mesma população, que adquirem doenças (ou uma doença específica) num dado intervalo de tempo. A morbidade serve para mostrar o comportamento das doenças e dos agravos à saúde na população.

O que é diagnóstico em enfermagem?

Em outras palavras, o diagnóstico de enfermagem é o julgamento clfnico, feito pelo enfermeiro, para descrever os problemas de saúde, atual ou potencial, do cliente.

Como se faz o diagnóstico de enfermagem?

Passo a passo para construir um diagnóstico de enfermagem
  1. 1 – Coleta de dados direcionada. Trata-se de uma das etapas mais importantes do diagnóstico de enfermagem. ...
  2. 2 – Análise e agrupamento dos dados. ...
  3. 3 – Escolha o diagnóstico. ...
  4. 4 – Construa o enunciado do diagnóstico de enfermagem.

Quais são os tipos de diagnóstico de enfermagem?

Existem 4 tipos de de diagnóstico de enfermagem, que são os seguintes:
  • diagnóstico de enfermagem real;
  • diagnóstico de enfermagem de bem-estar (ou promoção da saúde);
  • diagnóstico de enfermagem de risco.
  • e diagnóstico de síndrome.

Quais as principais finalidades dos indicadores de saúde?

Os indicadores de saúde são usados como ferramenta para identificar, monitorar, avaliar ações e subsidiar as decisões do gestor. Por meio deles é possível identificar áreas de risco e evidenciar tendências.

O que é diagnóstico da situação de saúde de uma população?

A abordagem ao problema diagnóstico da situação de saúde: ferramenta de trabalho da enfermagem na saúde da família se deve pela análise crítica sobre a importância do diagnóstico administrativo e situacional nos serviços de atenção básica, tendo em vista o planejamento das ações de saúde e a definição de prioridades.

O que é diagnóstico local?

Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo.

O que é planejamento comunitário?

O plano de ação comunitária é projetado para permitir que as comunidades identifiquem as necessidades e problemas, considere possíveis soluções e identifique metas realistas. E, mais importante que elaborar um plano, é necessário saber onde se está e para onde se está indo.

O que é a ficha C?

Introdução: No SIAB, o instrumento utilizado pelas ESF para acompanhamento de crianças menores de dois anos é a Ficha C, ou seja, uma cópia do Cartão da Criança, que permite a coleta de dados referentes à imunização, nutrição, aleitamento e intercorrências de saúde.

Como reconhecer as necessidades básicas da comunidade?

Para a identificação das necessidades em saúde das famílias utilizou-se o Índice de Desenvolvimento da Família (IDF), que permite classificar o grau de vulnerabilidade familiar por meio de dimensões, componentes e indicadores.

Como se faz um diagnóstico?

Passo a passo do diagnóstico empresarial:
  1. Passo 1) Coleta de informações. Você irá precisar coletar dados de todas as áreas de seu negócio. ...
  2. Passo 2) Análise. ...
  3. Passo 3) Descrição dos problemas. ...
  4. Passo 4) Estratégias para resolução de falhas.

Quais são as 5 etapas da SAE?

Além disso, ele divide o processo de sistematização em cinco etapas:
  • I – Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) ...
  • II – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  • III – Planejamento de Enfermagem. ...
  • IV – Implementação. ...
  • V – Avaliação de Enfermagem.

Como fazer um diagnóstico de Nanda?

A apresentação correta para um diagnóstico de risco NANDA-I, seria: Risco para _____________ evidenciado por __________________________ (Fatores de risco). Exemplo de Diagnóstico de Promoção da Saúde: Disposição para aumento do auto cuidado, evidenciado pela expressão de desejo para melhorar o autocuidado.

Qual a importância dos diagnósticos de enfermagem?

A maior contribuição do diagnóstico de enfermagem é o resgate e a validação do conhecimento clínico do enfermeiro. O processo de julgamento, tomada de decisão e determinação de resultados são essenciais para que este profissional se estruture diante da equipe, do paciente/família e da sociedade4.

Como Pode-se definir o diagnóstico de enfermagem segundo a Nanda?

Um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos da vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade (NANDA-I, 2013).

Quais são os componentes estruturais dos diagnósticos de enfermagem?

Componentes estruturais do Diagnóstico de Enfermagem:
  • Enunciado diagnóstico; Estabelece o nome do diagnóstico, é um termo ou uma frase concisa que representa um padrão. ...
  • Fatores relacionados; ...
  • Características definidoras; ...
  • Fatores de risco,

O que é uma pessoa com morbidade?

substantivo feminino Característica, particularidade ou estado do que é mórbido; morbidez. [Medicina] Que possui a propensão ou a capacidade para ocasionar doenças.

O que causa morbidade?

Entre as causas mais prevalentes de morbidade, destacam-se as doenças circulatórias, neoplasias e doenças respiratórias.

Quais doenças são consideradas comorbidades?

Hemoglobinopatias graves: doença falciforme e talassemia maior; Obesidade mórbida: índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 40; Síndrome de Down: trissomia do cromossomo 21; Cirrose hepática: cirrose hepática Child-Pugh A, B ou C.

Artigo anterior
Como fazer uma declaração de vontade?
Artigo seguinte
O que é análise de indicadores?