Quais são os 9 geossítios do Geopark Araripe?

Perguntado por: Nicole Mia Paiva  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (8 avaliações)

O Geopark Araripe, com aproximadamente 4 mil km², conecta a diversidade paleontológica, ambiental, histórica e cultural existente na região do Cariri. Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Quais são os principais geossítios do Geopark Araripe?

Confira uma lista dos cinco principais geossítios do Geopark Cariri e as informações indispensáveis para quem quer visitá-los:
  • Geossítio da Colina do Horto.
  • Geossítio Pontal da Santa Cruz.
  • Cachoeira de Missão Velha.
  • Geossítio Riacho do Meio.
  • Geossítio Ponte de Pedra.
  • Mais informações:

Quais os destaques do Geopark?

Este território esta inserido em uma região caracterizada pelo importante registro geológico do período Cretáceo, com destaque para seu conteúdo paleontológico, com registros entre 150 e 90 milhões de anos, que apresenta um excepcional estado de preservação e revela uma enorme diversidade paleobiológica.

Como é formado o Geopark Araripe?

O arenito de formação Cariri encontrado nas rochas da região possui aproximadamente 420 milhões de anos (Período Siluriano) e foi depositado a partir da invasão de águas de um mar raso que antecedeu a formação da Bacia Sedimentar do Araripe.

Quais as principais características para criação do Geopark Araripe?

  • São locais que apresentam elevado Interesse geológico pelo seu valor.
  • singular do ponto de vista científico e pedagógico, dados pela evidente.
  • manifestação de aspectos geológicos, culturais, antropológicos. Podem.
  • apresentar elevado interesse ecológico, arqueológico, paleontológico,
  • histórico e cultural.

OS NOVE GEOSSÍTIOS DO GEOPARK ARARIPE EP 3

32 questões relacionadas encontradas

Quais os principais motivos para a criação de um Geopark no Cariri cearense?

Os propósitos da criação de geoparques ultrapassam a conservação do patrimônio geológico e aderem a ações e atividades da divulgação do ecoturismo, educação ambiental e atividades de produção sustentáveis (UNESCO, 2017).

Qual é o objetivo do Geoparque Araripe?

Os principais objetivos do Geopark Araripe são proteger e conservar os sítios de maior relevância geológica e paleontológica, territorialmente denominados geossítios. Além disso, o mesmo possui uma relação importante com a educação, turismo e desenvolvimento.

Como é composta a Chapada do Cariri?

É a formação mais antiga de Chapada, aflora numa faixa relativamente estreita, a nordeste da Chapada do Araripe, na Região do Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Milagres e Mauriti, diretamente sobre o embasamento. A formação Cariri é constituída de arenitos conglomeráticos, de friáveis a bastantes consistentes.

Quantos geossítios existem no Brasil?

Os dados apresentados revelam o longo caminho ainda a ser trilhado pelo Brasil em direção à Geoconservação ou conservação do seu patrimônio geológico. O valor total de 111 geossítios inventariados é muito baixo, se comparado a outros países, mesmo considerando as diferenças de áreas territoriais entre eles.

Como é compreendida a área do Geopark Araripe?

A área compreendida pelo Geopark Araripe é de aproximadamente 4.000 km², que abrange as cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Quais são os geoparques do Brasil?

Brasil
  • Geoparque Araripe localizado no extremo sul do Ceará, na região da Chapada do Araripe.
  • Geopark Corumbataí (em preparação), no interior de São Paulo.
  • Parque Estadual de Vila Velha, Ponta Grossa, Paraná
  • Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Paraná
  • Parque do Varvito, Itu, São Paulo Parque Rocha Moutonnée.

Quantos geoparques existem?

Atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais da UNESCO em 35 países. Até recentemente, a maioria dos Geoparques Mundiais se concentrava na Europa e na China, mas, nos últimos anos, a iniciativa dos geoparques tem se espalhado pelo mundo.

O que é um geoparque?

No conceito da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, Geoparques são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os locais e as paisagens de significado internacional são gerenciados com um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Quantos geossítios existem atualmente no Geopark Araripe?

O Geopark Araripe, com aproximadamente 4 mil km², conecta a diversidade paleontológica, ambiental, histórica e cultural existente na região do Cariri. Ao todo, esse território é composto por nove geossítios, abrangendo os municípios de Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Qual a importância dos geossítios pertencentes a Geopark Araripe na região do Cariri para a promoção do Ecoturísmo?

O Geossítio Pedra Cariri apresenta elevado valor científico, devido à ocorrência de fósseis diversos e abundantes, como insetos, pterossauros, peixes e vegetais. Os fósseis desta região são conhecidos em todo o mundo dada a excepcional qualidade de preservação.

O que significa a palavra Geossítio?

Os geossítios representam as ocorrências in situ de partes da geodiversidade de alto valor científico que, em conjunto com as correspondentes ocorrências ex situ (coleções de museu) constituem o Patrimônio Geológico.

Qual a importância dos geossítios para a sociedade?

O simples fato de serem identificados geossítios de valor educativo já é uma relevante contribui- ção para o ensino da Geologia, facilitando assim a atividade dos professores que se sentem, frequentemente, inseguros no que diz respeito a efetuar aulas de campo.

O que é a geodiversidade?

Geodiversidade é o conceito que reúne e qualifica a diversidade ou a variedade de elementos e de processos relacionados aos elementos abióticos da natureza, ou seja, os elementos que não constituem fauna e flora.

Qual a importância do Geopark Araripe para o Brasil e para o mundo?

Considerado o primeiro da América Latina e do Caribe, o Geopark Araripe ocupa uma área de aproximadamente 5.000 quilômetros quadrados (km²) e abriga registros geológicos do período Cretáceo, com fósseis de seres que habitaram a região entre 120 milhões a 100 milhões de anos atrás.

Como é composta a flora da Chapada do Araripe?

Flora. As formações vegetais presentes nesta unidade de conservação são Caatinga (variações de caatinga arbórea, arbórea-arbustiva e arbustiva, p. ex.), Cerrado (também com variações), Carrasco e Mata Atlântica. São citadas 516 espécies da flora nativa na região, mas sabemos existirem muito mais.

Qual a vegetação da Chapada do Araripe?

Localizada na Chapada do Araripe, a Flona é uma zona de encontro da Caatinga, bioma predominante, com Cerrado e Mata Atlântica.

Qual a extensão da Chapada do Araripe?

A Chapada do Araripe é uma formação geografica que percorre os Estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, com 178 km de extensão e 1000 metros de altitude.

O que é um Geoparque Cite exemplos de geoparque no Brasil *?

E o que é o Geopark Seridó? A área do Projeto Geopark Seridó situa-se no Semiárido nordestino, região centro-sul do Estado do Rio Grande do Norte, envolvendo totalmente os territórios dos municípios de Cerro Corá, Lagoa Nova, Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas.

Por que a Chapada do Araripe é considerada uma das principais jazidas de fósseis do planeta?

A presença de fósseis na Chapada do Araripe não ficou entretanto, restrita às pesquisas de inúmeros cientistas, os habitantes da região, nos trabalhos do solo para o plantio, já eram despertados pela ocorrência dos fragmentos de rocha que eles vieram a chamar de “pedras de peixe”.

Onde fica a sede do Geopark Araripe?

A sede do Geopark Araripe, na região do Cariri, Sul do Ceará, será inaugurado nesta sexta-feira (16), pelo governo do estado do Ceará, por meio da Secretaria das cidades.

Artigo anterior
Como usar a estrutura de repetição while?
Artigo seguinte
Como fazer um vCard?