O que é assonância e exemplos?

Perguntado por: Salvador Marco de Correia  |  Última atualização: 24. November 2024
Pontuação: 5/5 (28 avaliações)

A assonância, considerada como uma figura de som, se dá especificamente pela repetição de sons vocálicos, que causam uma certa sonoridade: Juro que não acreditei, eu te estranhei/Me debrucei sobre teu corpo e duvidei/E me arrastei e te arranhei/E me agarrei nos teus cabelos” (Atrás da Porta – Chico Buarque).

O que é assonância é um exemplo?

“A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/. Trata-se de um efeito sonoro, marca do escritor Castro Alves, que traz plasticidade ao texto, ou seja, a repetição do fonema compõe o efeito de sentido da obra. A assonância envolve a repetição de fonemas vocálicos.

Como identificar uma assonância?

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

O que é aliteração é um exemplo?

A aliteração é uma figura de linguagem que consiste na repetição de fonemas consonantais. Observe os exemplos abaixo: “A brisa do Brasil beija a balança.” Note a repetição do fonema /b/.

O que é assonância na literatura?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A assonância é uma figura de linguagem que se caracteriza pela repetição de sons vocálicos (ou seja, sons de vogais) no enunciado. A repetição gera diferentes efeitos no texto a depender de qual(is) vogal(is) são repetidas e do contexto dado.

Conheça os sons das letras - método das onomatopeias- como aprender a ler de forma rápida

19 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença de assonância e aliteração?

Aliteração e assonância

A assonância é uma figura de linguagem similar à aliteração, porém se caracteriza pela repetição de sons vocálicos, especialmente das sílabas tônicas, para gerar o efeito discursivo. Portanto, trata-se de uma figura sonora equivalente à aliteração, mas que utiliza as vogais.

Como saber se é aliteração?

A aliteração consiste na repetição consonantal consecutiva disposta estrategicamente no verso poético ou na frase. Essa repetição não é aleatória. Trata-se, portanto, de um recurso estilístico muito utilizado principalmente pelos escritores da literatura brasileira.

Quais são os tipos de aliteração?

Estão subdivididas em: figuras de palavra, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de som. Alegoria, perífrase ou antonomásia, catacrese, comparação ou símile, metáfora, metonímia, sinédoque, sinestesia.

Qual a diferença entre anáfora e aliteração?

Aliteração: é a repetição de sons consonantais no início de palavras consecutivas. Anáfora: é a repetição de uma palavra ou expressão no início de frases consecutivas.

Qual é a função do assonância?

A assonância refere-se à técnica de linguagem responsável por transmitir informações através dos sons produzidos pelas palavras que compõem a enunciação. Em outras palavras, é uma figura de linguagem caracterizada pela repetição sequenciada de sons das vogais do alfabeto, especialmente em poesias e músicas.

O que é metáfora de um exemplo?

O pelo do meu cachorro é macio como um tapete felpudo. No enunciado fica evidente a comparação por meio da expressão “como”. O meu cachorro é um verdadeiro tapete felpudo. Nesse outro enunciado, ocorre uma metáfora, pois não se compara explicitamente o pelo do cachorro à maciez do tapete.

O que é aliteração na língua portuguesa?

Para dar maior expressividade ao texto, usa-se como recurso a aliteração, figura que busca sugerir sons. Os recursos linguísticos podem ser manipulados para imprimir uma maior expressividade ao texto, por isso, relacionam-se a diversos aspectos da língua: morfológico, sintático, semântico e fonológico.

O quê hipérbole exemplos?

Eu estou congelando de frio! Certamente, a pessoa está sentindo muito frio, mas ela não está, de fato, congelando. Ela apenas utilizou a hipérbole para enfatizar o frio que sente. Por isso, a hipérbole também costuma ser um exagero óbvio, ou seja, usa-se essa linguagem figurada de modo perceptível.

O que é aliteração assonância e paronomásia?

Aliteração é a repetição de consoantes ou sílabas. Assonância é a repetição de vogais. Onomatopeia é a imitação de sons produzidos por animais, natureza, objetos ou pessoas. Paronomásia é o uso de palavras semelhantes, mas com significados distintos.

Qual é o objetivo da aliteração?

A aliteração é a capacidade de identificar e repetir a sílaba ou fonema no começo das palavras. Atividades práticas usando aliteração aumentam o conhecimento da criança sobre as conexões palavra-som. As crianças começam a compreender aliteração por meio da repetição de atividades divertidas na educação infantil.

O que é anáfora é um exemplo?

No campo da linguística, a anáfora pode referir-se ao elemento de coesão textual, no qual ocorre a retomada de um elemento anterior no enunciado via outra expressão, evitando a repetição do termo referido. Observe: Geovana e Flávia são muito estudiosas.

O que se entende por rima e aliteração?

A gente viu que aliterações são as semelhanças sonoras que aparecem no começo de palavras. E que rimas são semelhanças sonoras que aparecem no final da palavra. Essas duas características de poemas ou de músicas são bastante importantes às vezes se quisermos dar uma sonoridade e criar uma beleza para o poema.

Qual é a figura de linguagem da frase Chove Chuva Chove sem parar?

A aliteração é um recurso explorado pela literatura, também encontrado na música. Jorge Ben Jor, músico brasileiro, ao cantar o verso “Chove chuva, chove sem parar...”, se vale da aliteração do som do CH e essa repetição sugere o som da chuva constante, o que reforça o conteúdo do verso.

O que são figuras de som ou harmonia?

As figuras de som ou harmonia são aquelas que utilizam a reprodução, repetição ou imitação de vogais e consoantes para intensificar a expressividade do texto. Esse tipo de figura de linguagem enfatiza os fonemas – sons elementares produzidos pelos nativos de determinada língua durante a formação de palavras.

Quais são as principais figuras de sintaxe?

Tipos de figuras de sintaxe

Elas estão divididas como: anacoluto, anáfora, anástrofe (também chamada de inversão), assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipérbato, sínquise, hipálage, pleonasmo, aliteração e redundância.

Quantas são as figuras de linguagem?

Tipos de figura de linguagem

É possível caracterizar as figuras de linguagem em quatro grupos principais: figuras de palavras (ou semânticas), figuras de pensamento, figuras de sintaxe (ou construção) e figuras de som (ou harmonia).

Artigo anterior
O que baixa a pressão sal ou açúcar?
Artigo seguinte
Quem foi o criador da música?