O que é desenvolvimento psicomotor infantil?

Perguntado por: Vanessa Anjos de Matias  |  Última atualização: 11. Juni 2025
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O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo durante o qual se dá a evolução da inteligência, da comunicação, da afectividade, da sociabilidade e da aprendizagem de forma global e simultânea. Decorre por etapas e depende da maturação do sistema nervoso central.

Quais são os 4 elementos psicomotores?

O conhecimento dos principais elementos psicomotores (esquema corporal, coordenação motora, lateralidade, organização espacial e temporal) é fundamental para o professor identificar possíveis dificuldades psicomotoras, planejar as práticas e acompanhar a evolução da criança.

Quais são os principais aspectos do desenvolvimento psicomotor?

O desenvolvimento psicomotor adequado possibilita o domínio sobre o próprio corpo, movimentos, mas também dos aspectos emocionais e cognitivos. Desenvolver habilidades ligadas a lateralidade, organização espacial e temporal, coordenação motora e esquema corporal são fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Quais são as habilidades psicomotoras na educação infantil?

Sendo assim, elas são: tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção de esquema e imagem corporal, organização espaço-temporal, praxia global e praxia fina.

O que podemos afirmar sobre o desenvolvimento psicomotor?

O desenvolvimento da psicomotricidade ocorre através de exercícios motores em que o corpo se desloca e o sujeito percebe as diferentes noções de maneira interna; exercícios senso-motores ocorrem através da manipulação de objetos, ou seja, quando a criança é capaz de segurar e largar os objetos; nos exercícios preceptor ...

Desenvolvimento Psicomotor - 1º ano

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Qual a importância do desenvolvimento psicomotor na infância?

Na Educação Infantil, a criança tende a aprender com o seu corpo, adquire experiências e organiza seu esquema corporal. A psicomotricidade bem trabalhada irá expandir o crescimento da compreensão da maneira como a criança ira lidar com a consciência de seu próprio corpo.

Quais são as habilidades psicomotoras?

As habilidades psicomotoras são importantes para o desenvolvimento da criança e várias atividades podem ajudar na aquisição destas habilidades. São elas: esquema corporal, motricidade ampla, motricidade fina, percepção espacial, percepção temporal.

Qual é o objetivo principal da educação psicomotora?

A Educação Psicomotora tem como objetivo estimular o desenvolvimento da criança em seus aspectos motores, cognitivos e socioafetivos.

Como desenvolver a psicomotricidade na educação infantil?

Dicas para estimular a psicomotricidade infantil
  1. Estimule a brincadeira e inclua atividades lúdicas no dia a dia da sala de aula.
  2. Crie um ambiente saudável e afetivo para a aprendizagem.
  3. Incentive a prática de exercícios físicos e movimentos corporais.
  4. Use a mimetização nas atividades em sala de aula.

Qual a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento infantil e para aprendizagem?

É através da psicomotricidade que a criança ira conseguir se expressar, e irá compreender melhor como seu corpo pode se movimentar, obtendo noções de espaço e tempo.

O que é conceito psicomotor?

Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.

O que diz a Bncc sobre a psicomotricidade?

(DCNEI, 2010). Seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), são inúmeras formas de aplicar a psicomotricidade dentro dos campos de experiências por meio de linhas traçadas entre o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Quais são os 9 elementos psicomotores?

Os elementos psicomotores são: esquema corporal, imagem corporal, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal, motricidade fina (práxis fina) e coordenação motora ampla (práxis global).

Quais são os três pilares da psicomotricidade?

A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Sendo estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular e o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.

Quais são os principais conceitos psicomotores?

A autora expõe conceitos psicomotores importantes como: o esquema corporal, a lateralidade, organização espacial, temporal e percepções. Coste (1992) afirma que o esquema corporal é resultado da consciência que o indivíduo toma aos poucos da experiência do corpo e da maneira como ele se põe em relação ao meio.

O que é a aprendizagem psicomotora?

O desenvolvimento psicomotor é um tipo de aprendizagem que só se efetiva a partir das experiências do sujeito, tal como podemos observar durante a fase em que a criança está aprendendo a andar (desenvolvimento motor). É importante ressaltar que essas experiências devem ser bem exploradas e aproveitadas.

Quais brincadeiras trabalham o esquema corporal?

As atividades que ajudam a desenvolver essa habilidade são as seguintes: amarelinha, boliche, cirandas, entre outras.

O que a psicomotricidade trabalha no autismo?

Os principais campos de atuação da psicomotricidade e o autismo estão relacionados às dificuldades na coordenação motora e em questões sensoriais. Essas são justamente algumas das principais características encontradas em pessoas com autismo.

Como trabalha a psicomotricidade?

Em seu trabalho, o psicomotricista tem uma visão holística do ser humano, ou seja, procura enxergar além do problema visível. Para isso, reúne questões físicas e mentais. O psicomotor atua nas funções motoras e mentais e/ou no distúrbio emocional propondo atividades corporais.

O quê Piaget fala sobre o desenvolvimento psicomotor?

PIAGET E A PSICOMOTRICIDADE

De acordo com Piaget o indivíduo (a criança) aprende construindo e reconstruindo seu pensamento, através da assimilação e acomodação das suas estruturas.

Como a educação psicomotora deve ser considerada nas escolas?

A educação psicomotora deve ser uma considerada como uma educação de base. Ela condiciona todos os aprendizados escolares, levando o sujeito a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, situar-se no espaço, a dominar o tempo, a adquirir habilmente a coordenação de seus gestos.

Quais são os eixos da psicomotricidade?

Durante o processo de ensino/aprendizagem, são utilizados alguns elementos básicos da psicomotricidade com mais frequência tais como: lateralidade, orientação espacial e temporal, esquema corporal e coordenação motora.

Quais são as 7 habilidades?

Quais são as 7 habilidades para trabalhar?
  • 1 - Comunicação. ...
  • 2 - Trabalho em equipe. ...
  • 3 - Criatividade. ...
  • 4 - Transparência. ...
  • 5 - Resiliência. ...
  • 6 - Postura multidisciplinar. ...
  • 7 - Comprometimento.

Como o professor pode trabalhar a psicomotricidade?

Assim, o objetivo da psicomotricidade na escola é usar a ação do corpo para desenvolver habilidades essenciais para a aprendizagem. Em sala de aula, o professor pode usar jogos que estimulam os aspectos motores, sociais, afetivos e cognitivos dos alunos.

Qual a relação da psicomotricidade com o brincar?

Se percebe também que a psicomotricidade e o brincar estão interligados ao desenvolvimento tanto corporal quanto emocional da criança, sendo ambos essenciais no processo de aprendizagem. Pois no momento em que a criança brinca, ela cria, ela vivência aquele momento.

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