O que causa falso positivo de sífilis?

Perguntado por: Joel Ivan Branco Pires Gomes  |  Última atualização: 20. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (30 avaliações)

O laudo “reagente” normalmente indica que a pessoa tem sífilis, porém, há também possibilidade de haver falso-positivos devido a reações cruzadas. Nesses casos, pode significar que o paciente tenha outras enfermidades, como brucelose, lepra, hepatite, malária, asma, tuberculose, câncer e doenças autoimunes.

O que pode dar um falso positivo para sífilis?

Causas Transitórias
  • Pneumonia pneumocócica;
  • Linfogranuloma venéreo;
  • Endocardite infecciosa;
  • Hanseníase;
  • Tuberculose;
  • Tripanossomíase;
  • Leptospirose;
  • Varicela;

O que pode ser confundido com a sífilis?

As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica. A penicilina ainda é o agente antimicrobiano de escolha em todos os estágios de sífilis.

Tem como exame de sífilis dar errado?

Geralmente o falso negativo para sífilis ocorre apenas no teste não treponêmico (VDRL por ex.) na fase secundária da doença, onde a quantidade de treponema é muito grande no sangue e pode causar um fenômeno chamado "pró-zona", que dá resultado falso negativo.

O que pode dar um falso positivo?

No entanto, em casos raros, é possível obter um falso positivo devido a: uma gravidez recente (por exemplo, após aborto espontâneo, parto recente ou interrupção) alguns raros cistos ovarianos. certos medicamentos contendo o hormônio hCG, como alguns tratamentos de fertilidade.

VDRL REAGENTE, MAS NÃO É SÍFILIS. TRÊS EXEMPLOS.

43 questões relacionadas encontradas

Qual a probabilidade do teste rápido de sífilis dar errado?

O VDRL 1/1, 1/2 e 1/4 com teste rápido negativo pode ser um falso positivo. Cuidado com o teste rápido realizado de forma errada. O seu caso precisa ser revisto.

Como saber se é falso positivo vírus?

RT-PCR - Teste molecular que é baseado na pesquisa de material genético do vírus. É o exame padrão-ouro. O resultado falso-negativo pode estar relacionado à coleta precoce ou tardia; enquanto o falso-positivo é raro e costuma ter relação com a contaminação da amostra ou no processo de análise no laboratório.

Quando o VDRL pode dar falso positivo?

VDRL falso-positivo foi descrito como 10 vezes mais freqüente nessa população. Quando isso ocorrer, o teste deve ser repetido e, na maioria das vezes, torna-se negativo em até 10 semanas. Infelizmente, a sífilis ainda é freqüente e quando não diagnosticada e tratada corretamente, poderá causar seqüelas irreversíveis.

Tem como eu ter sífilis e meu marido não?

Segundo o especialista em sexualidade Jairo Bouer, sim, ele pode ter transmitido a doença pelo contato sexual, principalmente pelo fato de o casal não estar usando preservativo.

Qual a diferença entre sífilis e VDRL?

O VDRL é o exame mais simples e mais utilizado como rastreio da sífilis. O VDRL costuma ficar positivo entre 4 e 6 semanas após a contaminação. Geralmente, seus valores começam a subir uma a duas semanas após o aparecimento do cancro duro.

Como fica a Pepeca com sífilis?

Os primeiros sinais da sífilis são feridas que se manifestam somente nos locais de entrada da bactéria, como pênis, vulva, vagina, boca ou outras partes da pele. Nessa fase primária, entre 10 e 90 dias após o contágio, essas lesões não geram pus, coceiras ou até mesmo dores, mas podem vir acompanhadas de caroços.

É normal ter sífilis e não ter sintomas?

Sífilis latente – fase assintomática

Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de um ano de infecção) e sífilis latente tardia (mais de um ano de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.

Quanto tempo a sífilis vira neurossífilis?

A neurossífilis normalmente surge em pessoas com sífilis há vários anos, mas nunca realizaram o tratamento adequado, o que leva ao aparecimento de sinais e sintomas mais graves como alterações da memória, depressão, paralisia ou convulsões.

Qual o valor mais alto da sífilis?

Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.

Como saber se a sífilis é recente ou antiga?

A sífilis adquirida até dois anos é considerada recente. Nessa fase, a doença pode manifestar-se como sífilis primária, secundária ou latente recente. Já a infecção presente no indivíduo há mais de dois anos é chamada de sífilis tardia, e pode manifestar-se como latente tardia ou terciária.

Quem tem sífilis 1 8 pode transmitir?

Olá. Para ser considerada corretamente tratada, você e seu parceiro tem que ter realizado o tratamento adequado, na dose de benzilpenicilina adequada. A sífilis é uma doença que não confere imunidade. Se você tiver contato novamente, você poderá pega-la.

Como saber se peguei sífilis do meu parceiro?

Uma pessoa pode transmitir a sífilis mesmo sem ter sintomas. Mas o diagnóstico sempre aparece teste específicos. Para se saber o tempo máximo de janela imunológica da sífilis, ou seja, até quanto tempo um teste pode ainda ficar positivo após o contato de risco, deve-se avaliar o tipo de teste utilizado.

É possível uma pessoa ter sífilis e não transmitir?

A sífilis é transmitida pelas lesões sifilíticas, seja o cancro duro da sífilis primária ou as roséolas da sífilis secundária. A transmissão pelo sangue é possível mas é rara. Se não houver lesões, a sífilis não será transmitida mesmo que a pessoa tenha sífilis.

Quanto tempo demora para aparecer sífilis no homem?

Sífilis primária: ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (vulva, vagina, pênis, colo uterino, ânus, boca ou outro local da pele), que aparece entre 10 e 90 dias após o contágio.

Quem teve sífilis O teste rápido sempre vai dar positivo?

O teste rápido para sífilis é um teste treponêmico, ou seja, ficará positivo o resto da vida, tanto nos casos de doença ativa quanto nos casos doença pregressa, já tratada¹ ².

Quanto tempo após o tratamento de sífilis pode ter relação?

O controle do tratamento da sífilis deverá ser feito em 3 meses do final do tratamento com o VDRL. Não tenha relações sexuais até realizar este exame.

Quando o VDRL é considerado cicatriz?

Por quanto tempo podemos considerar um VDRL positivo como cicatriz sorológica e até que diluição? Uma titulação 1/1, 1/2, 1/4 pode estar em ascendência, assim como uma titulação elevada, como 1/256, pode ser considerada como um critério de cura.

Qual a probabilidade de ser um falso positivo?

Então, ao ser detectada pelo teste de farmácia, existe uma grande chance de que você esteja realmente grávida. Os fabricantes de testes de farmácias atribuem uma eficácia de 95% a 99% aos seus dispositivos, desde que sejam realizados conforme instruções que acompanham os produtos.

O que pode dar um falso negativo?

Falsos negativos: principais causas

As principais causas de um exame falso negativo (quando há gravidez e o testa acusa que não) são: Realização do exame em um período precoce; Ciclos irregulares; Gravidez ectópica.

O que é falso positivo em Segurança da Informação?

O que é um falso positivo? O termo "falso positivo" é utilizado para designar uma situação em que um firewall ou IDS aponta uma atividade como sendo um ataque, quando na verdade esta atividade não é um ataque.

Artigo anterior
O que acontece quando a cárie chega no nervo?
Artigo seguinte
O que existe debaixo da terra?