O que acontece quando a cárie chega no nervo?

Perguntado por: Rodrigo Lourenço  |  Última atualização: 20. Januar 2025
Pontuação: 4.2/5 (71 avaliações)

Sintomas associados à dor da carie dentária Cáries que causam danos mais profundos no dente podem afetar o nervo, provocando dor intensa. Às vezes, uma cárie pode crescer tanto que as bactérias podem penetrar nas gengivas ou até nos ossos abaixo dos dentes. Isso pode causar dor intensa, além de infecções graves.

O que fazer quando a cárie chega no nervo?

O melhor tratamento para o dente com cárie profunda

No entanto, se a cárie já tiver atingido o nervo do dente, o tratamento é a remoção de todo o tecido cariado, e a realização do tratamento de canal.

O que acontece quando a cárie atinge o nervo?

Na maioria das vezes que a cárie atinge o nervo do dente (a polpa) a dor é intensa, espontânea, pulsante, se intensifica a noite ao deitar e dificilmente cessa com analgésicos e costuma durar 3 dias. As vezes pode acontecer a necrose do nervo pulpar e pode não exibir sintomas.

Quando a cárie é grave?

A formação de um abcesso é a última fase de uma cárie dentária, sem dúvida a mais dolorosa. Quando a infeção atingir a extremidade da raiz, os ossos adjacentes correm também o risco de infeção. As gengivas e a língua ficam normalmente inchadas, o que pode afetar a fala e implicar o risco de outras doenças.

Como saber se atingiu o nervo do dente?

Sintomas de lesão no nervo alveolar inferior
  1. dormência ou formigamento na parte de baixo do queixo e lábios;
  2. fraqueza muscular na mandíbula, principalmente na hora de se alimentar;
  3. sensação de choque na região;
  4. dificuldade em falar, engolir ou mastigar;
  5. paladar modificado;

Cárie dentária e sua influência sobre a saúde ©

42 questões relacionadas encontradas

O que alivia dor no nervo do dente?

O que mais fazer para aliviar a dor em casa
  1. Escove corretamente e use o fio dental. Se você está sentindo um desconforto e não sabe o que alivia dor de dente, faça uma higienização mais dedicada na região. ...
  2. Alívio com bochecho de água e sal. ...
  3. Compressas locais de gelo. ...
  4. Consulte o(a) dentista por medicamentos.

Quanto tempo demora para um nervo da boca se regenerar?

A maioria dos pacientes não necessita de tratamento e em mais de 96% dos casos ocorre o retorno sensitivo espontâneo em 24 meses.

Quanto tempo posso ficar com uma cárie no dente?

Afinal, quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? Segundo especialistas, a cárie pode levar até 3 anos para penetrar no esmalte do dente. Contudo, seu avanço nas demais camadas é bem mais rápido. Em mais ou menos 1 ano após transpor o esmalte, a cárie pode destruir o dente.

O que acontece se ficar com cárie por muito tempo?

Quando a cárie não é tratada, a tendência é de que ela se agrave com o passar do tempo. As bactérias se proliferam cada vez mais e as agressões para o esmalte dentário se intensificam, podendo causar uma perda significativa da estrutura do dente ou do próprio elemento dentário.

Quanto tempo leva para uma cárie virar canal?

No entanto, o seu desenvolvimento pode ocorrer em semanas ou demorar vários meses.

Como saber se a cárie já atingiu a raiz?

Quais os sintomas da cárie na raiz do dente?
  1. sensibilidade ao calor e frio;
  2. dor de dente constante e aguda na região afetada;
  3. dor durante a mastigação;
  4. inchaço e vermelhidão na gengiva ao redor do dente cariado;
  5. sensação de que o dente está solto;
  6. rachaduras no esmalte do dente;
  7. retração do tecido gengival;

Como saber se a cárie vira canal?

Dificuldades para mastigar

Se você sente dor ao comer alimentos açucarados, pode ser um sinal de cárie extensa ou retração de sua gengiva . Um tratamento de canal é recomendado se a cárie atingir o tecido nervoso. Além disso, se houver inchaço sem dor, é possível que haja uma infecção seguida de um abcesso.

Como saber se a cárie e profunda?

Os sintomas são os de uma "dor de dentes", para usar uma linguagem comum: uma dor intensa, constante, súbita e disseminada por toda a área do rosto onde se encontra o dente afetado. A dor deve-se ao facto de a polpa ser um tecido que contém muitos nervos.

O que uma cárie profunda pode causar?

Se a cárie profunda não for imediatamente tratada, pode trazer consequências drásticas, não só a saúde bucal, como a saúde do paciente em geral. A não resolução deste problema pode levar a perda de um dente ou até mesmo doenças cardíacas e respiratórias.

O que tomar para desinflamar o nervo do dente?

O naproxeno, assim como o ibuprofeno, é um anti-inflamatório que tem ação analgésica, que age diminuindo a dor de dente e a febre, podendo ser encontrado na forma de comprimidos.

Porque a cárie dói tanto?

Por que a cárie dói o dente? Isso acontece porque a cárie pode atingir as camadas mais profundas do dente, expondo a dentina, que é uma camada bem sensível. Quando isso acontece, é comum sentir uma dor persistente e latejante, especialmente ao comer e beber gelado ou quente.

É possível reverter a cárie?

Dessa forma, quando identificada precocemente, a cárie pode ser interrompida e até revertida com uso de flúor. Em síntese, a forma mais acessível e fácil de prevenção é a boa higiene bucal.

Tem como tirar cárie sem anestesia?

Como esse processo é indolor, o uso da anestesia não é necessário. Segundo membros da Associação Brasileira de Odontologia, o gel de papaína já é usado no Brasil há duas décadas, especialmente em pacientes com fobia de agulhas, necessidades especiais e crianças.

Como é que é o bichinho da cárie?

Ao contrário do que muita gente pensa, a cárie não é um bicho que come os nossos dentes. Isso é historinha pra criançada entender que tem que escovar os dentes depois das refeições. Só que as crianças crescem e ninguém explica o que realmente é. Por isso, fica como um bicho mesmo!

Quando a cárie fica preta?

Sem tratamento adequado, essa placa se endurece na superfície dos dentes e da gengiva. Esse tipo de condição leva ao aparecimento de manchas escuras nessas regiões. Já a cárie aparece como uma manchinha preta no dente, causado por bactérias que corroem sua superfície.

Como tirar cárie profunda?

Como a cárie profunda é tratada

Quando a lesão cariosa ainda está limitada ao esmalte e à dentina é possível fazer o seu tratamento por meio da restauração dentária. O dentista remove todos os resíduos da cavidade e também a porção do esmalte que foi lesionada.

Como parar o avanço da cárie?

COMO EVITAR A CÁRIE COM DICAS INFALÍVEIS?
  1. CUIDE DA SUA HIGIENE BUCAL. Se você quer saber como evitar cáries, a primeira dica é conservar os dentes limpos. ...
  2. ESCOLHA A ESCOVA E CREME DENTAL CORRETOS. ...
  3. USE O FIO DENTAL DIARIAMENTE. ...
  4. EVITE ALIMENTOS AÇUCARADOS. ...
  5. FIQUE ATENTO À PLACA BACTERIANA E AO TÁRTARO.

Quais os primeiros sinais de lesão no nervo?

Vale a pena atentar para outros possíveis sintomas:
  • Perda de sensibilidade ao toque.
  • Perda de sensação temperatura.
  • Perda de sensação de dor.
  • Dor neuropática.
  • formigamento, queimação, sensação de choques, pontadas.
  • dor causada por estímulo não doloroso, como o toque.

Tem como recuperar nervo lesionado?

Toda lesão que atinge o corpo do neurônio não tem recuperação completa. Os corpos dos neurônios estão localizados no cérebro (cabeça) ou na medula espinhal (coluna). Por isso, lesões nesse locais, na grande maioria dos casos, deixam graves sequelas, muitas vezes irreversíveis.

O que o nervo do dente inflamado pode causar?

Dor no nervo do dente e sensibilidade dentária

Dessa forma, a sensibilidade dentária costuma ser um sintoma de um problema mais grave, que evoluiu até atingir a região. Com o desconforto proposto, há o comprometimento das funções do dente, como a mastigação e até mesmo a fala.

Artigo anterior
Qual o procedimento dos bancos para cobrança de dívida?
Artigo seguinte
O que causa falso positivo de sífilis?