É perigoso usar sabonete de outra pessoa?

Perguntado por: Bernardo Tomás Borges Nunes  |  Última atualização: 18. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)

"Não é mito! É possível sim, contrair a IST (Infecção Sexualmente Transmissível) com o hábito de dividir o sabonete em barra porque é um vírus, e assim como as bactérias e os fungos, eles podem ser transmissíveis pelo uso repartido do objeto".

O que acontece se usar sabonete de outra pessoa?

Não é algo comum, você já usou o sabonete no lavabo de um monte de gente e não morreu. Porém, tem médico que diz que o hábito de dividir o sabonete pode causar dermatites e foliculites, além de transmitir micose, furúnculo e infecções bacterianas.

É possível pegar alguma DST pelo sabonete?

Quem tem HPV ou DST pode passar para outras pessoas através de sabonete toalha ou vaso sanitário? Olá. O HPV é um vírus de transmissão estritamente sexual. Não é transmitido por fomites como vasos sanitários, toalhas, sabonete, piscina, etc.

É seguro compartilhar sabonete?

Compartilhar o sabonete com outras pessoas, por exemplo, não é uma atitude recomendada por infectologistas. “Dividir o sabonete só se for líquido, porque não tem contato direto. O sabonete em pedra pode acumular bactérias e transmiti-las de uma pessoa para outra”, alerta a infectologista Angela Silva.

Quais os riscos do sabonete?

Porém o sabonete em barra possui um pH mais alcalino, o que pode oferecer uma chance de irritação de ressecamento da pele. Contudo, as formulações de sabonetes líquidos que usam tensoativos da família dos sulfatos podem causar alergias na pele em algumas pessoas.

5 Erros Que Você Comete ao Tomar Banho - Dr Lucas Fustinoni

15 questões relacionadas encontradas

Qual sabonete mata bactéria?

O sabonete antisséptico ajuda a proteger a pele contra a presença de bactérias e vírus, além de ter propriedades antimicrobianas. Isso torna esse produto uma eficaz opção para a higienização do corpo e das mãos.

Por que não usar Protex?

A Protex, uma das principais fabricantes nacionais, informou que não utiliza o triclosan. Porém há em sua fórmula o triclocarban. No Brasil existem 215 produtos notificados como sabonetes antissépticos que contém o triclosan e 110 com Triclocarban segundo dados da Anvisa.

É possível pegar candidíase pelo sabonete?

Candidíase vaginal não é transmissível. Cândida é um fungo. Pode vir por uso de hormônios, estresse, gestação, uso de antibióticos, uso frequente de piscina, roupas sintéticas, uso de corticosteroides e também por questões ligadas à imunidade.

Quem tem HPV pode usar o mesmo sabonete?

O HPV não é transmitido pelo sabonete, isto porque é uma infecção sexualmente transmissível que é transmitida através do contato pele a pele com uma pessoa que tenha a infecção pelo vírus.

Pode dividir toalha de banho?

- Outra recomendação que Philip faz é nunca dividir a toalha com outra pessoa. Isso pode causar transferência de bactérias que o seu corpo não está acostumado, resultando até em algum tipo de infecção. - Se, mesmo após a lavagem, a toalha continuar cheirando estranho, talvez seja a hora de substituir a peça.

Quais doenças podem ser transmitidas pelo sabonete?

Segundo a dermatologista Márcia Purceli, os sabonetes têm substâncias bactericidas e, por isso, não transmitem fungos ou doenças, mas é ideal que cada um tenha o seu ou que a família use o sabonete líquido.

É possível pegar DST pelo vaso?

Ninguém pega gonorreia, por exemplo, por sentar no vaso sanitário. Além de não existir nenhum trabalho científico que comprove que alguém já pegou qualquer DST nessas circunstâncias, o contato da pele com uma superfície eventualmente contaminada não é uma forma usual de transmissão desse tipo de doença.

É possível pegar DST pela roupa?

Em alguns casos, é possível até que esse compartilhamento facilite a transmissão de IST. É raro, mas pode acontecer, especialmente se houver secreções genitais ou sangue. O ideal é não compartilhar. Mas se isso acontecer, que a roupa seja lavada de forma adequada, para minimizar o risco.

O que não devemos compartilhar?

13 objetos que você não deve compartilhar em hipótese nenhuma
  • Escovas de dente. ...
  • Brincos. ...
  • Chinelos. ...
  • Fones de ouvido. ...
  • Pinças. ...
  • Sabonete em barra. ...
  • Toalhas. ...
  • Buchas e esponjas de banho.

Quanto tempo dura um sabonete para uma pessoa?

Quanto tempo dura um sabonete da Baobá? em média vinte a trinta dias para uma pessoa.

Pode usar chinelo de outra pessoa?

Calçar os chinelos de alguém representa o risco de contrair micoses, pois esses calçados podem estar contaminados por fungos existentes nas plantas dos pés ou da famosa frieira, bastante comum e incômoda.

Como identificar se a pessoa está com HPV?

Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.

Como saber se o homem está com HPV?

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, no entanto, quando surgem, os sintomas mais comuns do HPV em homens são as lesões verrucosas, ou seja, verrugas na região genital com aspecto de couve-flor e tamanhos variados, conhecida popularmente como "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista".

Como descobrir se tem HPV?

A doença é descoberta, na maioria das mulheres, por meio de um resultado anormal no exame de Papanicolau, que pode ser realizado no colo uterino ou anal. Se a infecção for descoberta na fase de lesões pré-malignas, é possível saber como tratar o HPV e evitar que se torne câncer.

É possível pegar candidíase pela toalha?

Segundo Philip Tierno, professor perito em higiene, microbiologista e patologista da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, as toalhas de banho podem causar mais danos do que ajudar. Isso porque a peça pode servir de refúgio para bactérias, fungos e diferentes tipos de germes presentes no banheiro.

Como matar o fungo da candidíase?

Os tratamentos para candidíase genital e de pele, tanto no homem quanto na mulher, incluem pomadas antifúngicas que são indicadas pelo médico. Durante o tratamento, é importante manter a higiene do local, lavando com água e sabonete neutro e evitando os fatores de risco.

Como lavar a Pepeca com candidíase?

Diluir bem o bicarbonato de sódio na água morna e fazer o banho de assento colocando esta solução no bidê ou numa bacia. Após fazer a higiene íntima, sentar e ficar em contato com esta água por 15 a 20 minutos. Recomenda-se fazer este banho de assento 2 vezes ao dia, enquanto persistirem os sintomas.

Qual o melhor sabonete para matar fungos?

O Sabonete em Barra Sabofen possui ação antisséptica contra vírus, fungos e bactérias. Está indicado principalmente para a antissepsia da pele e do couro cabeludo.

Pode passar Protex nas partes íntimas?

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias

Protex Cuidado Íntimo foi desenvolvido especialmente para fazer a higiene sem agredir. Por isso ele pode e deve ser usado diariamente no banho, na região vaginal, sendo totalmente retirado com água, sem deixar resíduos.

Artigo anterior
Qual é o objetivo da estratégia de produção?
Artigo seguinte
Como deve ser feita a recepção no basquetebol?