O que é de responsabilidade do empregador sobre a NR-33?

Perguntado por: Carlota Verónica Garcia de Carneiro  |  Última atualização: 22. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (72 avaliações)

Responsabilidades do Empregador
Garantir a capacitação adequada e continua dos trabalhadores sobre os riscos, medidas de controle, de emergência e salvamento em espaços confinados; Garantir que a entrada no espaço confinado seja realizada somente após a emissão por escrito da PET (Permissão de Entrada).

Quais são as responsabilidades do empregador?

A responsabilidade do empregador é ampla, combatendo toda e qualquer exploração abusiva e de condições degradantes de trabalho para todo empregado, com isso a empresa deve cumprir atenciosamente as regras de saúde, sociais e de seguridade, o que faz dessa relação ser bastante delicada.

Como a NR-33 protege o trabalhador?

A NR-33 estabelece requisitos mínimos para avaliação, monitoramento, reconhecimento dos espaços confinados para garantir a saúde e a segurança do trabalhador.

Quem é o responsável técnico pelo cumprimento da NR-33?

Cabe ao empregador, indicar, por escrito, um Responsável Técnico pelo cumprimento da NR-33, que pode ser efetuado por empresa, estabelecimento ou unidade.

Qual a responsabilidade do supervisor de entrada?

10.1.2 O supervisor de entrada deve conferir as entradas apropriadas nos espaços confinados, os testes, os procedimentos e a presença dos equipamentos listados na PET (Permissão de Entrada e Trabalho), no local.

Introdução a NR35 - Responsabilidade do empregador

17 questões relacionadas encontradas

Quais as responsabilidades do supervisor de entrada no espaço confinado?

É de sua responsabilidade fazer salvamentos e ordenar que os trabalhadores abandonem o espaço em caso de riscos. Já o supervisor de espaço confinado, tem como tarefa elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim, poder permitir que a entrada dos trabalhadores seja segura nestes espaços.

O que faz um supervisor de entrada em espaço confinado?

Já o supervisor de espaço confinado é um profissional capacitado para elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim ordenar a entrada segura dos trabalhadores nestes espaços. Segundo a NR-33, no item – 33.3.4.6 o supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia.

Quem pode ser o responsável técnico para espaço confinado?

Se o técnico de segurança do trabalho souber identificar os espaços confinados, controlar seus riscos e cuidar da documentação da NR33, ele poderá ser o responsável técnico.

Quem é o responsável por identificar os espaços confinados no ambiente de trabalho?

Cabe ao empregador segundo a NR-33 (item 33.2.1): Identificar formalmente o responsável técnico desta norma, assim como identificar espaços confinados e riscos para cada um deles.

Quem é o responsável por acionar as equipes de socorro em caso de emergência em um trabalho em espaço confinado?

Supervisor de Entrada: responsável por emitir uma Permissão de Entrada e Trabalho (PET) antes do início das atividades, bem como executar o que o documento determina; assegurar que os serviços de emergência e salvamento estejam disponíveis e prontos para serem acionados a qualquer momento; cancelar os procedimentos de ...

Qual a finalidade do uso do EPIs?

Como a própria lei o define, Equipamento de Proteção Individual (E.P.I) é todo meio ou dispositivo de uso pessoal destinado a proteger a incolumidade física do trabalhador durante a atividade laboral.

Qual a carga horária para o curso de NR 33?

NR 33, Item 33.3.5.3

Todos os trabalhadores autorizados, Vigias e Supervisores de Entrada devem receber capacitação periódica a cada 12 meses, com carga horária mínima de 8 horas.

Como aplicar a NR 33?

Para exercer a atividade de resgatista, o profissional deve fazer um curso de cinco dias onde receberá treinamento de primeiros socorros, técnicas para içamento, etc. Com esta formação ele poderá acompanhar qualquer tipo de atividade em espaço confinado e garantir qualidade e segurança.

Quais as obrigações do empregador no ambiente de trabalho?

Dentre as obrigações do empregador inerentes ao contrato de trabalho, está o fornecimento de Ambiente de trabalho seguro e sadio para seus empregados, preservando tanto sua integridade física quanto mental, uma vez que a Consolidação das Leis do Trabalho (BRASIL, 2021a) atribui a este no artigo 2º, a assunção dos ...

É responsabilidade do empregador exceto?

É de responsabilidade do EMPREGADOR, EXCETO: adquirir o adequado ao risco de cada atividade; orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica; responsabilizar-se pela guarda ...

Quem caracteriza um espaço confinado?

Um espaço confinado é um ambiente com as seguintes características: Não é projetado para ocupação humana contínua. Possui meios limitados de entrada e saída. Tem ventilação insuficiente ou inexistente para remover contaminantes.

Qual NR que fala sobre espaço confinado?

A NR-33 é uma norma para trabalhos confinados, que estabelece medidas de prevenção, medidas administrativas, medidas pessoais, capacitação e medidas para situações de emergências, sendo a primeira norma regulamentadora a prever a realização de avaliação dos fatores de riscos psicossociais na sua redação.

Quem é o responsável pelo contato permanente dos trabalhadores quando estes estiverem no interior de um espaço confinado?

33.3.4.9 Cabe ao empregador fornecer e garantir que todos os trabalhadores que adentrarem em espaços confinados disponham de todos os equipamentos para controle de riscos, previstos na Permissão de Entrada e Trabalho.

Quem pode ser responsável técnico de um treinamento?

Entretanto é muito importante ressaltar que o profissional habilitado responsável técnico deve ser aquele que tenha registro em conselho de classe e emita junto ao CREA uma ART de cargo e função como responsável pelos cursos e atividades daquela empresa, só com esse documento a capacitação atende aos requisitos da ...

Quem é o profissional da empresa responsável pelo comprimento da Norma Regulamentadora?

(Alterado pela Portaria SSMT n.º 33, de 27 de outubro de 1983). 4.19 A empresa é responsável pelo cumprimento da NR, devendo assegurar, como um dos meios para concretizar tal responsabilidade, o exercício profissional dos componentes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

Quanto ganha um supervisor de espaço confinado?

O salário médio nacional de um Vigia De Espaço Confinado é de R$ 1.814 por mês em Brasil. Filtre por localização para ver quanto ganha um Vigia De Espaço Confinado na sua região.

O quê ou quem deve entrar primeiro em um espaço confinado?

As principais pessoas envolvidas na entrada em espaços confinados são o trabalhador realizando a atividade, o vigia, o supervisor e a equipe de resgate. Todos esses participantes precisam ter treinamentos específicos sobre os processos e equipamentos para minimizar o risco de ferimentos.

Qual a carga horária do curso de supervisor de espaço confinado?

A NR-33 Supervisor em Espaço Confinado, possui carga horaria de 40 horas, validade de 1 (um) ano, sendo um curso obrigatório para o profissional operar a permissão de entrada, preencher e assinar a Permissão de Entrada e Trabalho (PET) assegurando um trabalho seguro no interior do espaço confinado.

Qual a atribuição do responsável técnico na execução de serviços em espaços confinados?

Responsável Técnico – Fazer o levantamento dos Espaços Confinados, elaborar Ordens de Serviço sobre as atividades realizadas nesses locais, verificar materiais e equipamentos necessários para execução dos trabalhos, assim como demais elementos pertinentes (capacitações, documentos, exames médicos, etc);

Quais as atribuições e responsabilidades da equipe de resgate de espaços confinados?

Interromper todo e qualquer tipo de trabalho em caso de suspeição de condição de risco grave e iminente, procedendo ao imediato abandono do local; Garantir informações atualizadas sobre os riscos e medidas de controle antes de cada acesso aos espaços confinados.

Artigo anterior
O que diz o artigo 22 da Constituição Federal?
Artigo seguinte
Qual os efeitos do embargo de declaração no prazo dos demais recursos?