O que é controle de constitucionalidade difuso quais são os seus efeitos?

Perguntado por: Matheus Leandro Branco Ribeiro  |  Última atualização: 14. Februar 2025
Pontuação: 4.4/5 (43 avaliações)

Através do controle difuso de constitucionalidade, o Juiz ou Tribu- nal verificam se as normas aplicáveis ao caso concreto posto à sua aprecia- ção estão ou não em conformidade com o texto constitucional, deixando de aplicar aquelas contrárias à Constituição.

Quais os efeitos do controle difuso?

Quanto aos efeitos das decisões no controle difuso, ou por via de exceção, tais como aqueles decorrentes do julgamento de mandado de injunção, tem-se que a regra é que os mesmos se operem de maneira ex tunc, ou seja, de modo a alcançar o ato até a data em que a norma viciada entrou em vigor.

O que é o controle difuso de constitucionalidade?

Quando o julgado opera controle difuso de constitucionalidade, a lei atacada não é expurgada do ordenamento. Permanece vigente, válida e eficaz, apenas não se aplica ao caso decidido, porquanto ante este foi considerada inconstitucional.

São efeitos do controle de constitucionalidade concentrado?

Por meio do chamado controle concentrado, a Corte pode declarar a inconstitucionalidade ou a constitucionalidade de normas, o descumprimento de preceito fundamental previsto na Carta de 1988 e a omissão na criação de norma que torne efetiva regra constitucional.

Quais as normas controladas do controle difuso?

O objeto do controle difuso é toda e qualquer norma editada após a constituição de 1988, pode ser Federal, Estadual, Lei ou ato normativo.

CONTROLE de CONSTITUCIONALIDADE: resumo fácil de entender | Cíntia Brunelli

18 questões relacionadas encontradas

Para que serve o poder difuso?

O poder difuso é um meio informal de alteração da Constituição, porque não deriva explicitamente da Constituição, mas é um poder de fato que se exterioriza pela mutação constitucional (também chamada de vicissitudes constitucionais, transições constitucionais, mutação constitucional ou processo de fato).

Quais são as 3 ações principais do controle da constitucionalidade?

O sistema brasileiro de controle de constitu- cionalidade apresenta-se com três espécies de controle judicial: controle difuso ou incidental; ação direta de constitucionalidade e de inconstitucionalidade; e ação direta inter- ventiva.

Qual a diferença entre o controle de constitucionalidade concentrado e difuso?

No sistema concentrado, o controle judicial se concentra em um ou mais de um órgão, mas com um número limitado com competência originária. Pelo sistema difuso, o controle judicial significa a possibilidade de qualquer juiz ou tribunal, observadas as regras de competência, realizar o controle de constitucionalidade.

Quais são os efeitos da decisão que declara a inconstitucionalidade?

Assim, quando o pedido é procedente, ou seja, a lei é declarada inconstitucional, esta decisão tem o poder de retirar a força vinculante do preceito, declarando nulo o comando que dele emanava.

Quais os efeitos da declaração de inconstitucionalidade?

A declaração de inconstitucionalidade de lei, nesse sistema, tem seus efeitos operando para o passado, de forma a alcançar todos os atos com base nela praticados. Todo ato - público ou privado - que se tenha fundado na lei declarada inconstitucional (e, portanto, nula e ineficaz) está destituído de fun- àamento legal.

Quando ocorre o controle difuso?

Quando o próprio tribunal já possuir um entendimento nesse sentido (ou seja, essa questão já foi debatida pelos membros do tribunal em momento anterior); Quando o STF já tiver um entendimento consolidado nesse sentido.

Quais as características do controle difuso?

Segundo Alexandre de Moraes[15], o controle difuso apresenta como características básicas: a) o dever de exercer o controle de constitucionalidade é comum aos tribunais de todos os graus; b) os tribunais estão obrigados a declarar a inconstitucionalidade somente pela maioria absoluta de seus membros; c) prepondera como ...

Onde está previsto o controle difuso?

Para ficar mais claro, o controle difuso está previsto no Brasil desde a constituição republicana de 1981, em seu artigo 59, parágrafo primeiro, alínea B, com base em Rui Barbosa, o qual declara “ obriga esse tribunal a negar a validade às leis federais, quando contrarias à Constituição, e as leis federais são ...

Quem pode declarar inconstitucionalidade no controle difuso?

Constituição Federal

“Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.”

O que é objetivação do controle difuso de constitucionalidade?

Caracteriza-se por ser um processo objetivo, sem partes, ausentes interesses subjetivos, no qual se busca a invalidação da lei ou do ato normativo impugnado. O controle concentrado atribui a um único órgão ou a um número restrito de órgãos a guarda da Constituição.

O que é o controle da constitucionalidade?

A função precípua do controle de constitucionalidade é garantir a ordem e a coerência do sistema normativo, de modo que, partindo da supremacia e rigidez constitucional, haja conformidade entre as leis e seu fundamento de validade, que é a Constituição.

O que acontece quando o STF declara uma lei inconstitucional?

O STF explica que:

A constitucionalidade ou inconstitucionalidade declarada em ADI ou ADC reconhece a validade ou nulidade de uma norma, mantendo ou excluindo a norma do sistema jurídico (eficácia normativa).

Qual a diferença entre o inciso V do art 485 do CPC 1973 e o inciso V do art 966 do CPC 2015?

O inciso V do artigo 966 destoa bastante do antecedente inciso V do artigo 485 do CPC/73. No Código anterior, a previsão era no sentido de ser cabível a rescisória contra sentença que violasse "literal disposição de lei"; no Código atual, lado outro, há a menção a decisão "que violar manifestamente norma jurídica".

Quais são os efeitos do controle de constitucionalidade na Ação Direta de Inconstitucionalidade?

A decisão no controle concentrado produzirá efeitos contra todos (erga omnes), e também efeito retroativo, ex tunc, retirando do ordenamento jurídico o ato normativo ou lei incompatível com a Constituição. Trata-se, portanto de ato nulo.

Porque o controle difuso e incidental no processo?

Isto ocorre porque o controle incidental permite que qualquer pessoa possa arguir a inconstitucionalidade de uma lei. E não se permite a qualquer um que venha a pleitear a declaração de inconstitucionalidade das leis, exceto se for atingido por essa alguma espécie de inconstitucionalidade.

O que é ação difusa?

O controle difuso é aquele que pode ser feito por todos os juízes, mas sempre quando estiverem analisando um caso concreto. O questionamento sobre a constitucionalidade da norma é feito via defesa ou exceção e acarreta uma questão incidental.

Qual critica se pode fazer ao emprego do controle difuso de constitucionalidade no Brasil?

Críticas a Objetivação do Controle Difuso de Constitucionalidade: obstáculo à concessão de efeitos gerais em Recurso Extraordinário; 6. A Supremacia da Constituição Assegurada, Objetivamente, por meio do Recurso Extraordinário; 7.

Quem julga o controle difuso?

Quanto ao controle difuso ou concreto que é exercido por qualquer juiz ou tribunal, todas as esferas normativas (leis ou atos normativos federais, estaduais, distritais e municipais) estão sujeitas a este controle respeitada a competência do órgão jurisdicional, evidentemente.

O que é ADI ado ADC e ADPF?

Os instrumentos processuais que viabilizam o controle concentrado são as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs), as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs), as Ações Diretas de Inconstitucionalidade por Omissão (ADOs) e as Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs).

Qual o principal objetivo do controle de constitucionalidade?

Uadi Lammêgo Bulos define o conceito de controle de constitucionalidade como: “O instrumento de garantia da supremacia constitucional. Serve para defender a constituição das investidas praticadas pelos poderes públicos, e, também, dos atos privados atentatórios à magnitude de seus preceitos.”

Artigo anterior
Quais são as competências pessoais?
Artigo seguinte
Como funciona o sistema de irrigação de gotejamento?