O que é compensação de dívida?

Perguntado por: Isabel Teresa Amorim  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (45 avaliações)

COMPENSACAO. Compensação é a extinção de duas obrigações, cujos credores são ao mesmo tempo devedores um do outro.

O que é uma compensação de pagamento?

Compensação bancária é o processo que o banco realiza para conferir os valores de uma transação e dar baixa no pagamento. Quando você paga um boleto em uma compra online, por exemplo, precisa aguardar o prazo de compensação para que o dinheiro caia na conta da empresa e o pedido seja confirmado.

Quais são os requisitos da compensação?

Requisitos da compensação legal

Liquidez, certeza e exigibilidade, ou seja, o crédito deve possuir valor econômico, ser certo de que será executado e ser imediatamente exigível após o seu vencimento; Homogeneidade ou fungibilidade das prestações, isto é, as dívidas devem ser da mesma natureza.

O que é compensação total?

Trata-se de meio de extinção de obrigações entre pessoas que são, ao mesmo tempo, credora e devedora uma da outra. É modo indireto de extinção das obrigações, que produz o mesmo efeito do pagamento. A compensação será total, se as duas obrigações tiverem valores iguais, ou parcial, se os valores não forem iguais.

São requisitos para que se opere a compensação?

O instituto da compensação, previsto no artigo 368 do Código Civil, necessita de quatro requisitos para que possa ser efetivada: reciprocidade do crédito/débito; prestações a serem compensadas devem ser fungíveis e de mesma qualidade; liquidez das prestações; e que as dívidas estejam vencidas.

COMPENSAÇÃO

27 questões relacionadas encontradas

São requisitos da compensação exceto?

A diferença de causas nas dívidas não impede a compensação, exceto: · Se provier de esbulho, furto ou roubo; · Se uma se originar de comodato, depósito ou alimentos; · Se uma for de coisa não suscetível de penhora.

Quando ocorre a compensação voluntária e a compensação judicial?

A compensação é classificada em três espécies. A primeira compensação legal, isto é, aquela que advém por imposição de lei; a compensação voluntária que ocorre por convenção entre as partes; e, ainda, a compensação judicial decorrente de sentença do juiz.

O que é compensação de créditos pelo advogado?

É um equilíbrio feito ou refeito que, no direito das obrigações, acontece quando duas pessoas são, simultaneamente, credoras e devedoras uma da outra – o débito mútuo será “recalculado”, ou seja, serão extintos até onde podem ser compensados, reequilibrados.

O que é compensação de culpas no direito penal?

A compensação de culpas (figura que não existe em Direito Penal, mas em Direito Civil) ocorre quando, além do sujeito, a vítima também agiu culposamente. Exemplo: alguém, dirigindo em alta velocidade e na contramão de direção, atropela e mata uma pessoa que atravessava fora da faixa de pedestres.

O que é compensação para a psicologia?

Em psicologia, compensação é uma estratégia pela qual um indivíduo esconde, conscientemente ou inconscientemente, fraquezas, frustrações, desejos, sentimentos de inadequação ou incompetência em uma área da vida através de gratificação ou sucesso noutra área.

Como funciona a compensação bancária?

O processo de compensação bancária, como o próprio nome já indica, é o tempo que o banco leva para compensar os valores pagos em uma transação, seja por cartão, boleto ou transferência. ... Dessa forma, pelo padrão brasileiro, o prazo pode levar até 3 dias úteis no caso de boletos.

Quanto tempo leva para compensar o pagamento de um boleto?

O prazo para compensação de pagamento por boleto é de até 3 dias úteis.

Quantos dias demora para compensar o pagamento de um boleto?

Após pagar o boleto, o prazo para a sua compensação é de até 3 dias úteis. Isso acontece porque os bancos precisam repassar o valor pago para instituição que deve receber. Ou seja, se você pagar numa segunda-feira, o pagamento deve ser reconhecido apenas na quinta-feira. Lembrando que são 3 dias úteis.

O que é concorrência de culpa?

Há concorrência de culpas quando dois indivíduos, um ignorando a participação do outro, concorrem involuntariamente para a produção de um fato definido como crime.

Como se resolve a concorrência de culpas?

945. Se a vítima tiver concorrido culposamente para o evento danoso, a sua indenização será fixada tendo-se em conta a gravidade de sua culpa em confronto com a do autor do dano. Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

É plenamente possível a compensação de culpas?

é plenamente possível a compensação de culpas quando ambos os agentes agiram com imprudência, negligência ou imperícia na prática do ilícito. considera-se praticado o crime no momento do resultado, ainda que outro seja o momento da ação ou omissão.

É possível a compensação de créditos pelo advogado de importâncias devidas ao cliente?

É admitida a compensação de créditos, pelo advogado, de importâncias devidas ao cliente, se houver autorização para tanto no contrato de prestação de serviços. Também é permitido o emprego de sistema de cartões de crédito para recebimento de honorários, mediante credenciamento junto a operadoras de tal ramo.

Pode haver compensação de honorários?

Para o ordenamento processual vigente, a compensação dos honorários (artigo 85, §14) é expressamente proibida. De 2015 para cá, os honorários pertencem ao advogado (artigo 85, §14).

É possível compensar as dívidas relativas aos honorários?

HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS. Segundo se extrai dos artigos 368 e 369 do Código Civil é possível a compensação se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra , desde que entre dívidas líquidas, vencidas e de coisas fungíveis .

Quais as hipóteses de impossibilidade da compensação Cite um exemplo do instituto da compensação?

Não se fala em compensação: a) se uma das dívidas provier de esbulho, roubo ou furto; b) se uma delas originar-se de comodato, depósito ou alimentos, a não ser que tenha a mesma causa; c) se uma delas for de coisa não suscetível de penhora, segundo o que dispõe a lei processual.

Em quais circunstâncias a cessão de crédito não impedirá a compensação?

Art. 290. A cessão do crédito não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita. A leitura desatenta do referido dispositivo pode induzir o leitor a erro.

Em que casos são possíveis a compensação na Justiça do Trabalho?

Na Justiça do Trabalho a compensação se restringe à matéria trabalhista, conforme sedimentado por meio da Súmula 18 do C. TST, tendo como exemplos clássicos o adiantamento de salários, ou danos causados pelo empregado.

Quando a compensação pode se afirmar exceto?

Quanto à compensação pode-se afirmar, exceto: a) Se duas ou mais pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigações extinguem-se até onde se compensarem.

O que é fuga é compensação?

FUGA OU COMPENSAÇÃO; RESIGNAÇÃO; AGRESSÃO. SÃO PRÁTICAS QUE COMPREENDEM TODOS OS TIPOS DE INCENTIVOS E RECOMPENSAS QUE AS ORGANIZAÇÕES OFERECEM AOS EMPREGADOS PARA QUE ESSES SE MANTENHAM MOTIVADOS PARA QUE OS OBJETIVOS SEJAM REALIZADOS. ALARGAMENTO DE TAREFAS: AUMENTAR A QUANTIDADE DE TAREFAS QUE UMA PESSOA DESEMPENHA.

Como pagar boleto e cair na hora?

Os bancos podem demorar para compensar um boleto, porém são mais rápidos em avisar à CIP sobre o pagamento. Aí entra o Boleto Instant Check: ele consulta a base da CIP para verificar se o documento já foi quitado, se está em vencimento (ainda não pago) ou se já passou da data.

Artigo anterior
Qual a cor do fio positivo do cabo USB?
Artigo seguinte
Pode ter miopia na ESA?