O que é classificação funcional da despesa?

Perguntado por: Alexandre Paiva  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (32 avaliações)

Termo: Classificação Funcional
Classificação da despesa segundo as estruturas de funções e subfunções, que indicam as áreas de atuação do governo, como saúde, educação, transporte, entre outras.

Qual a classificação funcional da despesa?

Classificação Funcional da Despesa

Entre os tipos de classificação da despesa, está a classificação funcional, que busca informar em que grande área de atuação governamental a despesa será realizada. Cada atividade, projeto e operação especial identificará a função e a subfunção a que se vinculam.

O que é classificação da despesa?

Agrupamento da despesa por categorias. Na esfera federal, de acordo com as definições estabelecidas na LDO, a despesa pública observa a seguinte classificação, nesta ordem: Institucional, Programática, Funcional, por Esfera, por GND, por RP, por MA, por ID. Uso e por Fonte de Recursos.

Qual a norma define as regras da classificação funcional da despesa?

Adendo: a atual classificação funcional foi instituída pela Portaria no 42, de 14 de abril de 1999, do então Ministério do Orçamento e Gestão (MOG), e é composta de um rol de funções e subfunções PREFIXADAS (rol exaustivo), que servem como agregador dos gastos públicos por ÁREA de ação governamental nos três níveis de ...

Qual a função primordial da classificação funcional?

A classificação funcional tem dois objetivos primordiais: Definir a elegibilidades de um atleta; Agrupar atletas igualmente a fim de competir entre si.

Classificações da Despesa: Funcional

34 questões relacionadas encontradas

O que é classificação funcional e como ela é feita?

A classificação é realizada em três estágios: médico, funcional e técnico. Na parte médica é feito um exame físico para verificar exatamente a patologia do atleta bem como sua inabilidade que afeta a função muscular necessária para um determinado movimento.

Qual o objetivo principal das classificações orçamentárias da despesa?

A ideia principal do classificador é identificar a responsabilidade institucional pelo gasto. A classificação institucional está presente nos documentos orçamentários e nos atos relativos à execução da despesa.

Qual a classificação legal estrutura orçamentária da despesa?

Pode-se classificar a despesa orçamentária em três etapas: - planejamento; - execução; e - controle e avaliação. A etapa do planejamento e contratação abrange a fixação da despesa orçamentária, a descentralização/movimentação de créditos, a programação orçamentária e financeira e o processo de licitação.

Quais são os tipos de classificação da despesa pública?

  • 3 - DESPESAS CORRENTES. Classificam-se nesta categoria todas as despesas que não contribuem, dire- ...
  • 4 - DESPESAS DE CAPITAL. ...
  • 1 - PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS. ...
  • 2 - JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA. ...
  • 3 - OUTRAS DESPESAS CORRENTES. ...
  • 4 - INVESTIMENTOS. ...
  • 5 - INVERSÕES FINANCEIRAS. ...
  • 6 - AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA.

Quais são as classificações das despesas orçamentárias?

No modelo orçamentário brasileiro são observadas classificações para a despesa e para a receita. Da despesa, as principais são: classificação institucional, classificação funcional e programática, de natureza da despesa e por fonte de recursos; da receita, classificação por natureza de receita e por fonte de recursos.

Como classificar as despesas de uma empresa?

As diferenças entre despesas fixas e variáveis para a empresa
  1. Despesas fixas não dependem do volume de vendas e produção, sendo gastos estáveis e previsíveis.
  2. Despesas variáveis oscilam de acordo com a produção e as vendas, criando a necessidade de um cálculo recorrente.

O que é um elemento de despesa?

Classificação que tem por finalidade identificar os objetos de gastos no âmbito de cada GND, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, ...

Quais são as fases da despesa pública?

Significa realizar as despesas previstas no orçamento público, seguindo os três estágios presentes na Lei nº 4.320/64: empenho, liquidação e pagamento.

Quais são as fases da despesa?

Para ser realizada a despesa orçamentária, ela precisa passar por quatro etapas: previsão, empenho, liquidação e pagamento.
  • Previsão. A previsão é o estágio em que a despesa é fixada e passará a constar na lei orçamentária.
  • Empenho. ...
  • Liquidação. ...
  • Pagamento.

O que é despesa pública e qual a classificação quanto à periodicidade explique?

Despesa pública é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos a fim de saldar gastos fixados na lei do orçamento ou em lei especial, visando à realização e ao funcionamento dos serviços públicos.

Qual a definição de despesa orçamentária?

Termo: Despesa Orçamentária

Despesa pública que depende de autorização legislativa para sua realização, por meio da LOA ou de Créditos Adicionais. É o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos, tais como despesas de pessoal, custeio, manutenção e ampliação dos serviços públicos prestados à sociedade.

Quais são os grupos de despesas?

2. Grupo de Natureza de Despesa – GND
  • 1 – Pessoal e Encargos Sociais. ...
  • 2 – Juros e Encargos da Dívida. ...
  • 3 – Outras Despesas Correntes. ...
  • 4 – Investimentos. ...
  • 5 – Inversões Financeiras. ...
  • 6 – Amortização da Dívida.

São objetivos de um sistema de classificação orçamentária?

facilitar a formulação de programas; proporcionar uma contribuição efetiva para o acompanhamento da execução do orçamento; determinar a fixação de responsabilidades e. possibilitar a análise dos efeitos econômicos das ações governamentais.

Para que serve a classificação da receita orçamentária?

É a subdivisão das Categorias Econômicas, que tem por objetivo identificar a origem das receitas, no momento em que as mesmas ingressam no patrimônio público.

Qual a função das despesas?

A análise das despesas por função revela quanto o governo central gasta em suas áreas de atuação, como educação, saúde, proteção social, etc. Essas diferentes funções agregam os gastos de acordo com categorias predefi- nidas, permitindo comparações das prioridades definidas pelo Estado.

Como é feita a classificação funcional dos atletas paralímpicos?

Os atletas recebem uma classificação funcional que varia de 1 a 4,5 pontos, de acordo com o comprometimento motor: quanto menor o comprometimento do atleta, maior a pontuação. Durante o jogo, a soma total dos cinco jogadores não pode ultrapassar os 14 pontos.

Como é feita essa classificação e separação dos atletas ao iniciarem suas condições profissionais?

“O processo de classificação é feito pelo livro de regras, apesar da pandemia. Você é colocado em uma classe e então observado na competição para garantir que está na classe correta”, concluiu.

Como é realizada a divisão das classes classificação funcional no atletismo paralímpico?

Os jogadores são distribuídos em classes de 5 a 8, de acordo com o grau de comprometimento físico. Quanto maior a classe, menor o comprometimento do atleta. Durante a partida, o time deve ter em campo no máximo dois atletas da classe 8 (menos comprometidos) e, no mínimo, um da classe 5 ou 6 (mais comprometidos).

Como a Lei nº 4320 64 classifica a despesa pública?

§ 1º Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de cons ervação e adaptação de bens imóveis.

O que é uma despesa realizada?

São desembolsos, repasses dos recursos de terceiros, que tiveram origem em entradas de recursos extra-orçamentários; valores pagos relativos a Restos a Pagar, e ainda, os pagamentos relativos à liquidação de operações de crédito por antecipação da Receita realizada no exercício.

Artigo anterior
Quais são as substâncias do ômega 3?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre xeque e cheque?