O que é bem jurídico relevante?

Perguntado por: Beatriz Jéssica de Melo  |  Última atualização: 26. Januar 2025
Pontuação: 4.7/5 (64 avaliações)

56) “a noção de bem jurídico implica a realização de um juízo positivo de valor acerca de determinado objeto ou situação social e de sua relevância para o desenvolvimento do ser humano”.

Quais são os tipos de bem jurídico?

A honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física são os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física.

Qual o bem jurídico mais importante?

“O bem jurídico tutelado mais importante do nosso ordenamento e de todos os países civilizados é exatamente a vida.

O que é um bem jurídico disponível?

Consoante Fragoso, “bem jurídico disponível é aquele exclusivamente de interesse privado (que a lei protege somente se é atingido contra a vontade do interessado). O consentimento jamais terá efeito quando se tratar de bem jurídico indisponível, ou seja, aquele bem em cuja conservação haja interesse coletivo”2.

Qual o conceito jurídico de bem?

No Direito, bens são valores materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto em uma relação jurídica. São considerados bens jurídicos os de natureza patrimonial, ou seja, tudo aquilo que se pode incorporar ao nosso patrimônio, por exemplo: uma casa, um carro, um livro.

Direito Penal e o Bem Jurídico

24 questões relacionadas encontradas

São exemplos de bens jurídicos?

Exemplos: direito à vida, à liberdade, à honra, à propriedade, etc. É com base nos bens jurídicos que os crimes são elencados no Código Penal: crimes contra a vida, contra a honra, contra o patrimônio, etc.

Quais as funções do bem jurídico?

Função dogmática: O bem jurídico, ao determinar e delimitar o alcance da norma penal serve como critério interpretativo de indexação do fato supostamente típico ao texto previsto no código, ou seja, é objeto fundamental para ponderação do magistrado e do hermeneuta quanto a linha tênue entre a ação típica e o ...

Quais são os bens jurídicos protegidos pelo Direito Penal?

A lei 11.340/06 (conhecida como Maria da Penha) indica inúmeros bens jurídicos relevantes, além da integridade corporal, como a saúde, a honra, a autoestima, a intimidade, a autodeterminação, a dignidade sexual, a liberdade individual, o patrimônio e correlatos (art.

Quais são os bens indisponíveis?

Todo aquele que está em condição insuscetível de aquisição e alienação por efeito de estado do proprietário.

Quais são as excludentes de ilicitude?

As excludentes de ilicitude estão previstas no artigo 23 do Código Penal brasileiro. São elas: o estado de necessidade, a legítima defesa, o estrito cumprimento do dever legal e o exercício regular de direito.

O que é bem jurídico constitucional?

A princípio, Binding define bem jurídico como sendo tudo aquilo que o legislador entende como tal, refletindo o positivismo e o cientificismo jurídico de sua época.

O que é bem dentro do Código Civil?

Os bens são todas as coisas matérias ou imateriais, que possuem algum valor econômico e que, caso preciso, podem servir de objeto a uma relação jurídica.

Qual é o bem jurídico tutelado no crime de roubo?

No crime de roubo o bem jurídico tutelado é o patrimônio, e o julgamento para tal é uma vara criminal comum, enquanto no homicídio o bem jurídico tutelado é a vida, logo seu julgamento é no tribunal do júri.

Quais são os três tipos de bens?

Naturais – surgem da própria essência do bem principal, por exemplo, uma árvore e seus frutos. Industriais – têm sua origem numa atividade humana, como a cadeira e a mesa. Civis – são bens mais complexos, têm sua origem numa relação jurídica entre pessoas.

Quais são os bens fundamentais?

Já os bens fundamentais são aqueles cuja acessibilidade é garantida a todos e a cada um por serem objeto de tantos outros direitos fundamentais e que por isso, da mesma forma que estes, não são submetidos à logica do mercado, como a água, o ar e outros bens do patrimônio ecológico da humanidade.

O que acontece quando não há bens para penhora?

Quando o executado não possuir bens penhoráveis, o juiz suspenderá a execução pelo prazo de 1 (um) ano, durante o qual não se suspenderá a prescrição. Decorrido o prazo máximo de 1 (um) ano sem que seja localizado o executado ou que sejam encontrados bens penhoráveis, não poderá o juiz ordenar o arquivamento dos autos.

O que é um bem fungível?

Os Bens fungíveis são aqueles que podem ser substituídos por outros de mesma espécie, qualidade e quantidade, por exemplo, o dinheiro.

Qual a diferença entre penhora e indisponibilidade?

Diferente da penhora, que é a medida própria para a tomada do bem e a venda em leilão, a indisponibilidade visa tão somente preservar o bem no patrimônio do devedor para garantir a futura penhora e preservar que o devedor ainda tenha em seu patrimônio bens capazes de satisfazer a dívida.

O que é o princípio da exclusiva proteção dos bens jurídicos?

O princípio da exclusiva proteção dos bens jurídicos é de extrema importância no âmbito jurídico, ele se vale da premissa de proteger os bens da pessoa, ou seja, o que é de grande valia para o indivíduo como, a vida, sua honra, etc.

O que é a tipicidade de um crime?

A tipicidade é o segundo elemento do crime e consiste na adequação da conduta do agente ao tipo penal descrito na lei. Ou seja, é a verificação se a conduta praticada pelo agente se enquadra nas características descritas na lei como crime.

O que é o princípio da culpabilidade?

O princípio da culpabilidade serve para limitar o poder do Estado no âmbito do direito penal. Ele impede que sejam atribuídas penas injustas ou desproporcionais e garante que ninguém seja punido por um ato que não cometeu de forma consciente e voluntária.

Qual o conceito de culpabilidade?

A culpabilidade, enquanto estrutura do crime, é usualmente compreendida como a censurabilidade do autor do injusto, ou seja, o juízo de reprovação sobre aquele que praticou fato típico e antijurídico e poderia e deveria ter agido de acordo com o Direito.

Quais são os princípios básicos do direito penal?

Princípios do Direito Penal
  • Princípio da legalidade. ...
  • Princípio da exclusiva proteção de bens jurídicos. ...
  • Princípio da intervenção mínima. ...
  • Princípio da ofensividade. ...
  • Princípio da responsabilidade pessoal do agente. ...
  • Princípio da culpabilidade. ...
  • Princípio da adequação social. ...
  • Princípio da insignificância ou bagatela.

O que são bens e cite 5 exemplos de bens?

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

Artigo anterior
Como saber se o processador tem placa de vídeo integrada?
Artigo seguinte
Qual é o banco 758?