Em que casos Pode-se reconhecer a ausência?

Perguntado por: Rafael Salvador Rocha  |  Última atualização: 1. Mai 2024
Pontuação: 4.9/5 (64 avaliações)

A ausência ocorre quando a pessoa desaparece do domicílio havendo dúvida quanto à sua existência. Nesse caso, é necessário que se instaure um processo para que possa o juiz decretar a ausência para que, posteriormente, seja declarada a morte presumida.

Quando ocorre a ausência?

A ausência ocorre quando alguém desaparece, estando em lugar incerto e não sabido, por longo período de tempo e após incessantes buscas.

Quando a pessoa é considerada ausente?

De uma maneira simples, pode-se dizer que ausente é a pessoa que deixa seu domicílio e não dá notícias de seu paradeiro.

O que é termo de ausência?

A declaração de ausência é um processo judicial que tem por objetivo reconhecer e declarar a ausência de uma pessoa, possibilitando a adoção de medidas para a proteção de seus bens e interesses.

Qual o tempo necessário para se declarar a ausência de um indivíduo?

É preciso ressaltar, porém, que não é o simples desaparecimento que ocasiona a ausência de uma pessoa, pois deve-se haver o decurso de um ano para que o Poder Judiciário reconheça e declare a ausência de um cidadão ou cidadã. Esse prazo ainda pode se estender.

Ausência | Teoria Geral do Direito Civil - Aula 13

33 questões relacionadas encontradas

Quem pode ser declarado ausente?

Inicialmente, de forma simples, uma pessoa será declarada ausente por decisão judicial, da pessoa natural que se encontra em lugar incerto e da qual não se tem nenhuma notícia por prolongado período de tempo.

O que é declaração de ausência?

A morte presumida com decretação de ausência, se dar quando um individuo é declarado ausente, exemplo: uma pessoa que saiu de sua residência e some sem que seus familiares saibam dizer onde o mesmo se encontra e também não sabem se o ausente encontra-se em risco de vida.

Quais são as 3 fases do processo de ausência?

Em se tratando de ausência, são 3 as fases da sua declaração, por meio de ação judicial:
  • Da curadoria dos bens do ausente. ...
  • Da sucessão provisória. ...
  • Da Sucessão Definitiva.

Quem tem legitimidade para requerer a declaração de ausência?

(A) O requerimento de ausência só poderá ser formulado por parente até o terceiro grau ou pelo Ministério Público. (B) Será nomeado um curador pelo juiz para gerir a pessoa do ausente e seus bens.

Como fazer declaração de ausência?

Eu, ________________________________________________________________, inscrito no CPF _____________________, e no RG _______________________, residente no endereço ___________________________________________________, declaro para os devidos fins, que não possuo renda oriunda de qualquer atividade laboral, seja ela, ...

Qual a diferença entre morte presumida e declaração de ausência?

A ausência é uma situação fática em que uma pessoa desaparece de seu domicílio e não deixa qualquer notícia. Em caso de desaparecimento de um indivíduo, o direito denomina tal situação como morte presumida.

O que é o instituto jurídico da ausência?

Vale o aprofundamento no tema, pois o instituto da ausência revela o desencadeamento de uma relação de direitos e deveres entre o ausente e seus sucessores, esta relação se transforma ao longo do tempo, sua premissa é a declaração de ausência expedida pelo Poder Judiciário.

Qual a capacidade civil do ausente?

Na sistemática do Código Civil de 1916, o ausente foi incluído pelo legislador no rol das pessoas tidas como absolutamente incapazes para exercer pessoalmente a prática de atos da vida civil.

Quando uma pessoa desaparecida pode ser considerada morta?

O artigo 7º do Código Civil determina que pode ser declarada a morte presumida sem decretação de ausência: I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida; II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.

O que é a morte presumida?

AUSÊNCIA E MORTE PRESUMIDA

A ausência ocorre quando uma pessoa desaparece de seu domicílio e não deixa qualquer notícia e juridicamente, é denominada como morte presumida. Os efeitos da morte presumida são patrimoniais e em alguns casos pessoais, como por exemplo, para declarar o estado de viuvez de um cônjuge ausente.

São fases do procedimento de declaração de ausência exceto?

São fases do procedimento de declaração de ausência, EXCETO: A conversão da sucessão provisória em definitiva, à base de presunção de morte do ausente B nomeação de curador ao ausente e arrecadação dos bens por ele abandonados C abertura da sucessão provisória entre os seus herdeiros D determinação do último domicílio ...

Quais as fases da morte presumida com decretação de ausência?

O processo de ausência da pessoa natural é dividido em três fases, (1) a curadoria dos bens do ausente (artigos 22 a 25), (2) a sucessão provisória (artigos 26 a 36) e, por fim, (3) a sucessão definitiva (artigos 37 a 39).

Quando há ausência de legitimidade?

A ausência de legitimidade ou interesse processual acarreta o indeferimento da inicial, quando manifesta e verificada de plano, ou a extinção do processo sem apreciação do mérito, quando verificada no decorrer da fase probatória. Palavras-chaves: Legitimidade das partes, Interesse de agir e Possibilidade do pedido.

O que é ausência de legitimidade processual?

Isso ocorre quando o pedido não é juridicamente possível, quando as partes não têm legitimidade para atuar no processo ou quando não fica demonstrado que o resultado do que foi pedido poderá trazer algum benefício ao autor.

Quanto tempo para declarar morte presumida?

Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência: I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida; II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra.

Quais as consequências jurídicas do retorno do ausente?

Com o retorno do ausente nesse período, se ficar provado que a ausência foi voluntária e injustificada, perderá ele, em favor dos sucessores, sua parte nos frutos e rendimentos.

Quem possui legitimidade para requerer morte presumida?

Tal como nas demais fases da ausência, a morte presumida tem de ser decretada em processo judicial, só apresentando legitimidade para o efeito as pessoas que podem requerer a justificação da ausência.

O que é uma certidão de inexistência?

Sentenças Declaratórias de Ausência

O registro da ausência será feito no Livro E, somente mediante o documento legal expedido pelo juízo competente. Ausência é o desaparecimento de uma pessoa sem que dessa haja notícias, havendo incerteza quanto a sua morte.

Quem é o ausente direito civil?

Conforme disposto no Código Civil, desaparecendo uma pessoa do seu domicílio sem dela haver notícia, o juiz, a requerimento de qualquer interessado ou do Ministério Público, declarará a ausência e nomear-lhe-á curador, fixando seus poderes e obrigações, conforme as circunstâncias.

O que diz o artigo 4 do Código Civil?

Art. 4. A lei só se revoga, ou derroga por outra lei; mas a disposição especial não revoga a geral, nem a geral revoga a especial, senão quando a ela, ou ao seu assunto, ser referir, alternado-a explícita ou implicitamente.

Artigo anterior
Como cuidar do seu granito?
Artigo seguinte
Como são classificados os gastos?