O que é backbone nas instalações de telecomunicações das edificações?

Perguntado por: Fábio André Mendes Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (69 avaliações)

Backbone é uma infraestrutura responsável pelo transporte de dados, facilitando o controle de redes, conectando usuários sem fronteiras geográficas e centralizando a transferência de informações.

Qual é a função do backbone?

Sua função, portanto, é conseguir realizar a comunicação entre as centrais das provedoras de Internet e de servidores externos, tanto a nível nacional quanto internacional, possibilitando o envio e recebimento de informações entre servidores, realizando o tráfego de dados.

O que é backbone em telecomunicações?

Backbone significa Espinha Dorsal em inglês. Assim como no corpo humano, ele é responsável por interligar servidores que estão distantes. ... Sua função no universo das Telecoms é ligar as centrais das operadoras de internet aos servidores externos, sendo eles nacionais ou internacionais.

O que é backbone de edifício?

O backbone de fibra óptica do edifício é o pilar da sua rede interna. Ele exige larguras de banda maiores, em distâncias maiores, conectando a área de distribuição principal (MDA) a toda(o)s as salas de telecomunicações (TRs)/os quadros de distribuição de interconexão (IDFs) em cada andar.

O que é rede e backbone e para que serve?

Backbone ("espinha dorsal" ou "rede de transporte", em português) é uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho.

TecMundo Explica: o que é um backbone de internet?

40 questões relacionadas encontradas

Onde fica o backbone do Brasil?

Backbones no Brasil

As primeiras cidades contempladas foram: Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Quais são os tipos de backbone?

O backbone é visto de duas maneiras nas redes:
  • Backbone de edifício.
  • Backbone de Campus.

O que é a norma 14565?

Esta Norma estabelece requisitos para um sistema de cabeamento estruturado para uso nas dependências de um único edifício ou de um conjunto de edifícios comerciais em um campus.

Quais são as principais características do backbone?

fácil administração e gerenciamento do sistema; fluidez na circulação de dados, com o fim dos congestionamentos de rede; isolamento das estruturas e sistemas com defeito, sem impacto nos demais; transferência de dados em todos os formatos (dados, imagem, áudio, multimídia);

O que é o distribuidor de campus CD?

– Distribuidores de campus (CD) – Distribuidores de edifício (BD) – Distribuidores de piso (FD). De cada um desses nós podem sair cabeamentos horizontais que terminam nas tomadas de telecomunicações. Do CD além dos cabeamentos horizontais saem o cabos de backbone de campus, interligando o CD aos BD.

Quanto custa um backbone?

Os preços da infraestrutura de banda larga oferecidos pelos operadores privados para os provedores de acesso à internet variam de R$ 400,00 a R$ 4,5 mil, informou Ricardo Sanchez, o presidente da Associação Brasileira de Pequenos Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrappit), mas o preço médio (onde está a ...

Quantos finais têm backbone?

No jogo, são geralmente oferecidas duas ou três opções de diálogo, algumas das quais levam a respostas diferentes, mas que não mudam absolutamente, visto é um jogo totalmente linear com um único final.

Qual fibra óptica e homologada para rede backbone?

Segundo a NBR 14.565, o cabo homologado para a rede backbone será a fibra óptica multimodo de 62,5/125 m: 2.000 metros para dados.

Como funciona o ISP?

Os ISPs são organizações que proveem o acesso à internet. Porém, elas atuam de forma diferente das empresas de telefonia móvel. Como explica Sérgio Brito, “são empresas que têm outorga da ANATEL para prestar serviço de acesso à internet de qualquer natureza no Brasil”.

Para que serve um servidor de rede?

O servidor de internet é geralmente instalado na empresa com a função de controlar as informações que trafegam na sua rede. Nesse sentido, a organização consegue monitorar a navegação dos colaboradores. Além disso, o servidor permite adicionar funções de cache nas páginas, além de conversas em chats.

Quem gera o sinal de internet?

Os provedores de acesso são, em geral, empresas ligadas ao setor de telecomunicações, ou até mesmo as próprias companhias telefônicas, que fornecem o acesso à Internet por meio de planos acordados com seus usuários.

Quais são os backbones do Brasil?

A tabela a seguir apresenta os principais Backbones de Internet ou sistemas autônomos (AS) existentes no Brasil. Embratel, Rede Nacional de Pesquisa (RNP), Oi, KDD Nethal, Comsat Brasil, Level 3 (Impsat/Global Crossing), AT&T, NTT, UOL Diveo, CTBC, Mundivox do Brasil, Telefonica e TIM Intelig.

Quem criou o backbone?

No Brasil, foi a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) que criou o primeiro backbone da Internet, no início para atender entidades acadêmicas que queriam conectar-se à Rede. Em 1995, a Embratel começou a montar um backbone paralelo ao da RNP para oferecer serviços de conexão a empresas privadas.

Quando surgiu o primeiro backbone brasileiro?

Em 92, ONGs ganham acesso à internet e a RNP abre o primeiro backbone do país. Essa espinha dorsal ligava 11 estados entre si nas capitais com backbones regionais menores pra integrar outras cidades. Surgiram a ANSP, ou Academic Network at São Paulo, e a Rede Rio.

Qual a relação entre a norma brasileira NBR 14565 e as normas internacionais ISO IEC 11801 e ISO IEC 24764?

Grande parte da norma NBR 14565 se baseia nas normas internacionais ISO/IEC 11801 e ISO/IEC 24764. A primeira trata de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e a segunda, sobre cabeamento estruturado para data centers.

Quais são as normas de cabeamento estruturado?

O cabeamento estruturado, também conhecido pela sigla KET, é a disposição padronizada e organizada de conectores e meios de transmissão de informática. Ele conta com 6 normas: ANSI, TIA, EIA, ISO, ABNT e IEE, visando as melhores práticas e maior recursos dos equipamentos.

Qual a norma que fala sobre cabeamento para telecomunicações comerciais e prediais?

EIA/TIA-568 é o conjunto de padrões de telecomunicações da Associação das Indústrias de Telecomunicações. Os padrões são relacionados ao cabeamento de edifícios comerciais para produtos e serviços de telecomunicações. ... Esta norma é semelhante a ISO/IEC 11801 que trata de cabeamento estruturado.

O que é uma rede FTTH?

O termo FTTH (Fiber to the Home) é derivado do original e genérico FTTx, ou seja, Fiber to The Anywhere, que didaticamente significa “fibra até qualquer lugar”. Ou Seja, o “x” representa o destino final da fibra óptica. No caso do FTTH, o cabo de fibra óptica vai até a casa do cliente residencial.

Quais os tipos de conexão com a internet que existem?

A seguir, listamos as principais disponíveis.
  • Linha digital (DSL) A conexão DSL (de Digital Subscriber Line, ou linha digital para assinantes) foi a primeira opção de banda larga que surgiu no país. ...
  • Internet via rádio. ...
  • Internet móvel. ...
  • Internet via cabo. ...
  • Fibra óptica. ...
  • Internet via satélite.

Quais são os principais backbones de cabos submarinos usados no Brasil?

São eles:
  • AMX 1 – Tem 17.800 km de extensão. ...
  • Americas 2 – Tem 8.373 km de extensão e foi implantado em 2000. ...
  • Atlantis 2 – Implantado em 2000, liga Fortaleza a Lisboa, com conexões no Senegal, Ilhas Canárias e Cabo Verde. ...
  • GlobeNet – De propriedade da BTG Pactual, possui 23.500 km de extensão e foi implantado no ano 2000.

Artigo anterior
O que quer dizer pistola 9mm?
Artigo seguinte
O que é cota r no Sisu?