O que é troponina e por que seus níveis sanguíneos elevados indicam dano cardíaco?
Perguntado por: Manuel Simão Borges Vieira Abreu | Última atualização: 28. April 2025Pontuação: 4.7/5 (63 avaliações)
A troponina é o principal marcador bioquímico utilizado para confirmar o infarto. Sua concentração no sangue começa a elevar de 4 a 8 horas após o infarto e volta à concentração normal após cerca de 10 dias, podendo indicar ao médico quando aconteceu o infarto.
O que significa a troponina alta?
O aumento de troponina está associado a estados avançados de Insuficiência Cardíaca e também a pior prognóstico nesses casos. Os dois mecanismos conhecidos para o aumento da enzima na IC são aumento de tensão miocárdica e morte celular.
O que a troponina faz no coração?
As troponinas funcionam como marcadores de lesão miocárdica. Elas estão presentes nas células do coração que, ao sofrerem uma ruptura da integridade normal da membrana do miócito cardiáco, libera essa e outras enzimas para o meio extracelular.
O que pode elevar a troponina?
A troponina positiva é comumente relacionada à Síndrome coronariana, mas também pode estar elevada em outras condições agudas, bem como em doenças crônicas. Além disso, os níveis de troponina em pacientes com mal-estar crônico estão diretamente relacionados ao prognóstico.
O que fazer se a troponina estiver alta?
Em um paciente com SCA, a presença de uma elevação de troponina leva a terapias específicas, como enoxaparina, antagonistas do receptor de glicoproteína IIb e IIIa, e intervenção coronária percutânea.
O que é troponina e por que seus níveis sanguíneos elevados indicam dano cardíaco? | Victor Proença
Quando a troponina é preocupante?
A troponina cardíaca (Tnc) acima do ponto de corte do percentil 99, com padrão crescente ou decrescente, é o biomarcador de lesão miocárdica,1 porque não pode ser liberada por tecidos não cardíacos e tem excelente acurácia para o diagnóstico de infarto agudo do miocárdio.
Quando a troponina indica infarto?
A Definição Universal de Infarto do Miocárdio recomenda a detecção de curva de troponina acima do limite superior do percentil 99.
Como a troponina age?
As troponinas formam um complexo que regula a interação cálcio-dependente da miosina com a actina. São constituídas de três diferentes proteínas (troponina I, C e T) existentes tanto no músculo esquelético quanto cardíaco e codificadas por diferentes genes.
O que significa troponina no exame de sangue?
O teste rápido de troponina I é uma forma de avaliar, rapidamente, a quantidade da proteína troponina I no sangue, que é liberada quando há alguma lesão no musculo do coração (em um infarto, por exemplo). Sendo assim, quanto maior for a lesão no coração, maior será a quantidade de troponina I no sangue.
Como identificar a troponina?
Você pode checar a unidade de medida naquela troponina. Se o resultado está sendo dado em nanogramas por litro, ou seja, ng/L, isso aí mostra que a troponina é ultrassensível, já se a unidade de medidas for nanogramas por ml, ou seja, ng/mL, a troponina que você tem no seu serviço é a convencional.
Quanto tempo a troponina fica elevada?
A troponina é o principal marcador bioquímico utilizado para confirmar o infarto. Sua concentração no sangue começa a elevar de 4 a 8 horas após o infarto e volta à concentração normal após cerca de 10 dias, podendo indicar ao médico quando aconteceu o infarto.
Qual é o exame de sangue que detecta infarto?
Troponina - existem exames de sangue que detectam danos ao coração. Eles são chamados de marcadores cardíacos. O mais comum em uso hoje é a troponina. A troponina pode ser usada para diferenciar um ataque cardíaco de angina estável e angina instável.
Qual o valor da troponina alta?
A troponina I de alta sensibilidade foi avaliada por imunoensaio por quimioluminescência VITROS (Ortho-Clinical Diagnostics, Rochester, NY, EUA), com um limite de detecção de 0,012 µg/L, valor de referência do percentil 99 de 0,034 µg/L e CV de 10% a 0,034% µg/L8.
O que significa a palavra troponina?
Troponinas são proteínas encontradas nas fibras musculares, esqueléticas e cardíacas. Existem três tipos diferentes de Troponina: a Troponina C; Troponina T e a Troponina I, juntas elas controlam a contração muscular.
Qual troponina pedir no infarto?
Novos dados de uma grande coorte de pacientes atendidos na emergência reafirmam que é possível solicitar apenas uma única medida de troponina T ultrassensível (TnT-us) para identificar pacientes com risco muito baixo de injúria miocárdica ou mesmo infarto.
Como avaliar troponina?
Para fins comparativos, o método ultrassensível para a dosagem de troponina T, hoje disponível no Fleury, é capaz de detectar níveis extremamente baixos dessa proteína, da ordem de 0,003 ηg/mL, enquanto o convencional alcançava um limite de detecção ao redor de 0,01 ηg/mL.
Qual valor troponina normal?
Valor de referência
- Até 0,16 ng/mL. - Limite de detecção: inferior a 0,16 ng/mL.
Quando repetir a troponina?
3ª Hora: Repetir dosagem de troponina pelo menos uma vez, de 3 a 6h após a primeira dosagem, caso esta seja normal ou discretamente elevada.
Onde a troponina está presente?
As troponinas formam um complexo que regula a interação cálcio-dependente da miosina com a actina. São constituídas de três diferentes proteínas (troponina I, C e T) existentes tanto no músculo esquelético quanto cardíaco e codificadas por diferentes genes.
Pode ter infarto com troponina negativa?
Um único nível negativo de troponina cardíaca, em conjunto com dados do eletrocardiograma e julgamento clínico, pode descartar infarto agudo do miocárdio com segurança em pacientes que se apresentam em serviços de emergê ncia com dor torácica de suspeita.
Quais os tipos de troponina?
Troponinas são proteínas estruturais envolvidas no processo de contração das fibras musculares esqueléticas e cardíacas. O complexo troponina é composto por três proteínas: troponina T, troponina I e troponina C.
O que é um Pré-infarto?
– O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.
Quais são os primeiros sinais de um infarto?
Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.
Qual exame de sangue detecta infarto silencioso?
A cintilografia miocárdica é o atual método usado para diagnosticar pessoas com a isquemia silenciosa, visto que o exame pode detectar essa condição. A cintilografia é feita quando o médico precisa avaliar o fluxo sanguíneo no coração.
Quais são os sintomas de um coração fraco?
- Falta de ar.
- Inchaço dos pés e pernas.
- Falta de energia, sensação de cansaço.
- Dificuldade de dormir à noite devido a problemas respiratórios.
- Abdômen inchado ou mole, perda de apetite.
- Tosse com muco "espumoso" ou catarro.
- Aumento da micção durante a noite.
- Confusão.
O que é corrente de pico?
O que é um surto alimentar?