Como definir a iluminação de um ambiente?

Perguntado por: Lisandro Faria  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (46 avaliações)

Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.

Como projetar a iluminação de um ambiente?

7 segredos de iluminação de ambientes para valorizar um projeto
  1. Pense na utilidade. ...
  2. Combine com a decoração. ...
  3. Observe o espaço disponível. ...
  4. Cuide da iluminação externa. ...
  5. Use iluminação indireta. ...
  6. Destaque os móveis. ...
  7. Evite o ofuscamento. ...
  8. 1 comentário.

Como deve ser a iluminação de cada ambiente?

Para garantir um espaço aconchegante e intimista para receber os amigos, o ideal é uma iluminação mais suave e indireta. Para isso, vale apostar em uma mescla entre peças embutidas e sobrepostas. "Luminárias de piso, abajures e arandelas são ótimas opções para ter uma iluminação mais controlada e dinâmica.

O que define uma boa iluminação?

Uma luz geral de baixa intensidade e um ou dois focos de lâmpada dicróica voltados para elementos de decoração é mais que suficiente, criando um clima agradável e acolhedor. Evite abusar de lâmpadas halógenas e dicróicas, que devem ser usadas para destaque.

Como definir iluminação residencial?

Por isso, separamos 5 dicas importantíssimas para a iluminação da sua casa ser funcional e inteligente.
  1. Tonalidade da luz. Um ponto que sempre deve ser levado em consideração é a tonalidade da luz que você quer colocar no seu cômodo. ...
  2. Posição da luminária. ...
  3. Escolha bem a luminária. ...
  4. Se atente a todos os lugares. ...
  5. Funcionalidade.

Iluminação: TUDO sobre lâmpadas e como iluminar | Decore Você Mesmo | Maurício Arruda

15 questões relacionadas encontradas

Como fazer um projeto de iluminação para casa?

Como fazer o projeto para todos os cômodos da residência. Conferir tipo de cômodo, espaço, disposição de móveis, decoração e outros fatores darão pistas da melhor iluminação a ser utilizada. Veja, a seguir, o que pode ser feito nos diversos ambientes da sua residência.

Quais são os tipos de iluminação?

Tipos de Iluminação
  • Iluminação Direta.
  • Iluminação Indireta.
  • Iluminação Difusa.
  • Iluminação Linear.
  • Iluminação de Orientação.
  • Iluminação de Destaque.
  • Iluminação de Tarefa.
  • Iluminação para Áreas Externas.

Quais os fatores de influência na qualidade da iluminação?

Quais Fatores São Responsáveis Pela Iluminação de Qualidade?
  • OFUSCAMENTO – O QUE É? ...
  • UNIFORMIDADE DA ILUMINAÇÃO. ...
  • REPRODUÇÃO DE CORES. ...
  • EFEITOS LUZ E SOMBRA. ...
  • TONALIDADE DE COR DA LUZ OU TEMPERATURA DE COR.

Porque ter uma boa iluminação?

Benefícios da boa iluminação no ambiente laboral

reduz a fadiga ocular; diminui a sonolência; aumento da produtividade.

Quais as características de um sistema de iluminação eficiente?

Um sistema de iluminação natural eficiente deve possuir uma proteção adequada contra a incidência da radiação solar direta. Nestas condições, o uso da luz natural pode permitir uma redução de até 50% no consumo de energia elétrica com iluminação, com efeitos positivos sobre o consumo dos sistemas de ar condicionado.

Como projetar luzes?

O mais importante é que ele seja proporcional ao cômodo e à altura do pé-direito. Também é necessário ter a quantidade de luz apropriada, e isso pode ser feito com luminárias de vários tamanhos. A iluminação feita com spots é ideal para criar uma luz mais direcionada em algo que você tem a intenção de destacar.

Como distribuir pontos de luz no quarto?

Distribua estrategicamente as fontes de luz

Colocar uma única lâmpada no centro do cômodo, apesar de ser o que mais comumente acontece nas obras, não é a melhor forma de iluminar o quarto. Instale diferentes pontos de luz em todo o espaço — estrategicamente posicionados de acordo com a finalidade do local.

Qual é a importância da iluminação pública?

Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viária, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer.

O que é iluminação na arquitetura?

A iluminação é um item importantíssimo tanto em projetos arquitetônicos, quanto em um design interno simples. Ela é capaz de harmonizar a disposição dos cômodos e Objetos, economizar energia elétrica e tornar o ambiente ainda mais funcional.

Qual é a influência de uma boa iluminação de ambientes na venda final de um produto?

A iluminação é responsável por criar um ambiente agradável e convidativo, o que faz com que os clientes se sintam confortáveis na loja e assim acabem comprando mais.

Quais os fatores necessários para a escolha da luminária?

Fatores como temperatura da cor, intensidade da luz e forma da lâmpada podem pesar tanto quanto o modelo da sua luminária na decoração. Para facilitar na escolha, preparamos algumas dicas para encontrar qual a lâmpada ideal para cada ambiente.

Como as leis podem regular o uso de iluminação artificial?

Outra importante norma é a ISO 8995 que especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho e substituiu a NBR 5413 e a NBR 5382.

Quais são os tipos de iluminação artificial?

Top 5 – Fontes de luz artificial
  1. Fogo. Hoje o fogo é utilizado como fonte de luz em rituais e como decoraçãoFoto: picture-alliance/dpa. ...
  2. Lâmpada incandescente. A lâmpada de filamento foi a primeira à base de energia elétricaFoto: Sebastien Bozon/AFP/Getty Images. ...
  3. Lâmpada fluorescente. ...
  4. LED. ...
  5. OLED.

O que é iluminação direta e indireta?

Para isso, existem dois tipo de iluminação, a direta que, como o nome já diz, é a luz que incide diretamente nos objetos para quem precisa de claridade no ambiente, e a indireta, que incide numa superfície e depois é refletida para então atingir o local que deve ser iluminado.

O que é luz fria e quente?

Como você viu, uma das principais diferenças entre luz quente e luz fria diz respeito à tonalidade das duas iluminações. Assim, temos como diferenças: a luz quente está relacionada aos tons mais próximos dos amarelados e avermelhados; a luz fria está relacionada aos tons mais próximos do azul e do branco.

Quem pode fazer projeto de iluminação?

Existe um profissional que trabalha exclusivamente com isso: o lighting designer. Pensar a iluminação antecipadamente permite que se economize, e um bom projeto luminotécnico agrega valor à edificação.

Como fazer um projeto de iluminação externa?

Para a entrada o ideal é que haja pontos de iluminação no acesso ao local e após essa passagem. Se o espaço em questão for uma garagem, a iluminação pode contar com pequenos postes, com luzes baixas e quase ambiente, desde que a circulação no local (tanto de pessoas como de carros) não seja prejudicada.

Como fazer meia luz no quarto?

A dica é usar uma fita de LED bem fraquinha para criar aquela meia-luz, um clima bem gostoso e, de quebra, valorizar a parede. As cúpulas de tecido aquecem o ambiente e trazem a luz do aconchego – nada mais gostoso do que uma luz de abajur, não é mesmo? Mas, lembre-se: o tipo de lâmpada importa.

Artigo anterior
Como chama o auxiliar de cozinha?
Artigo seguinte
Como explicar indicadores de desempenho?