O que é ausência de interesse processual novo CPC?

Perguntado por: Eduardo Valentim de Rocha  |  Última atualização: 14. August 2024
Pontuação: 4.4/5 (2 avaliações)

A ausência de legitimidade ou interesse processual acarreta o indeferimento da inicial, quando manifesta e verificada de plano, ou a extinção do processo sem apreciação do mérito, quando verificada no decorrer da fase probatória. Palavras-chaves: Legitimidade das partes, Interesse de agir e Possibilidade do pedido.

O que é interesse processual no novo CPC?

O interesse processual é representado pelas ideias de necessidade e utilidade. A necessidade está atrelada à existência de litígio, ou seja, de um conflito de interesses resistido. A utilidade está presente sempre que a tutela jurisdicional for apta a fornecer ao autor alguma vantagem, proveito.”

Quando se configura falta de interesse de agir?

SENTENÇA REFORMADA. 1. A falta de interesse de agir manifesta-se quando o provimento jurisdicional vindicado ou não se reveste de qualquer utilidade ou não é necessário ou, com divergência doutrinária, quando o instrumento processual utilizado se mostra inadequado à obtenção do resultado pretendido pela parte. 2.

Quando o autor carecer de interesse processual?

1. Não há falar em ausência de interesse processual quando o autor tem a necessidade de buscar a tutela jurisdicional para proteger, resguardar ou conservar o seu direito, sobretudo demonstrando o seu direito, as razões pelas quais entende ser cabível a indenizatória, bem como a sua finalidade. 2.

Quais são as 03 três condições da ação?

Tal teoria, em princípio, reconheceu as condições da ação, como três, quais sejam: legitimidade de partes; interesse de agir; e a possibilidade jurídica do pedido.

Interesse Processual (CPC Comentado - art. 19)

25 questões relacionadas encontradas

O que é a falta de interesse processual?

A falta de interesse de agir manifesta-se quando o provimento jurisdicional vindicado ou não se reveste de qualquer utilidade ou não é necessário ou, com divergência doutrinária, quando o instrumento processual utilizado se mostra inadequado à obtenção do resultado pretendido pela parte.

O que significa ausência das condições da ação?

Isso ocorre quando o pedido não é juridicamente possível, quando as partes não têm legitimidade para atuar no processo ou quando não fica demonstrado que o resultado do que foi pedido poderá trazer algum benefício ao autor.

O que é o interesse processual?

O interesse processual é um tipo de condição da ação presente no nosso ordenamento jurídico, que representa um dos requisitos mínimos essenciais para o trâmite regular da ação.

O que é falta de interesse recursal?

FALTA DE INTERESSE RECURSAL. NÃO CONHECIMENTO. - Não é de ser conhecido recurso baseado em razões dissociadas da decisão recorrida. - Não há interesse da parte em recorrer de decisão que manteve o julgamento favorável à sua pretensão.

O que é o interesse no direito?

Para o Direito, bem é tudo aquilo que o homem precisa para satisfazer as suas necessidades, e interesse é a razão entre homem e bem. No conceito de Carnelutti, o interesse é a posição favorável à satisfação de uma necessidade. Assim, o interesse tem como sujeito o homem e como objeto o bem.

O que significa ausência de interesse?

O que é ausência de interesse? A falta de interesse de agir resulta no término da ação sem resolução do mérito. Sem o interesse processual, a demanda não é útil. Sem essa utilidade, não existem motivos para demandar em juízo.

Quem tem interesse processual?

O interesse processual ou interesse de agir refere-se sempre à utilidade que o provimento jurisdicional pode trazer ao demandante. Para a comprovação do interesse processual, primeiramente, é preciso a demonstração de que sem o exercício da jurisdição, por meio do processo, a pretensão não pode ser satisfeita.

O que é a carência de ação?

Falta de uma ou mais condições da ação: interesse de agir, legitimidade para ser parte e possibilidade jurídica do pedido.

O que diz o artigo 373 do CPC?

373. O ônus da prova incumbe: I - ao autor, quanto ao fato constitutivo de seu direito; II - ao réu, quanto à existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor.

O que diz o artigo 485?

485 inciso I do Novo CPC; Abandono da causa - quando o processo ficar parado por mais de 1 ano por desinteresse das partes, ou quando o autor abandonar a causa, não promovendo as diligências determinadas por mais de 30 dias - conforme incisos II e III do Art.

O que diz o artigo 267 do CPC?

Artigo 267

O juiz recusará cumprimento a carta precatória ou arbitral, devolvendo-a com decisão motivada quando: I - a carta não estiver revestida dos requisitos legais; II - faltar ao juiz competência em razão da matéria ou da hierarquia; III - o juiz tiver dúvida acerca de sua autenticidade.

Quando uma ação não cabe mais recurso?

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

Como se caracteriza o interesse recursal?

O interesse recursal pressupõe a possibilidade de obtenção de posição mais favorável à esfera jurídica do Recorrente quando cotejada com aquela emanada no pronunciamento da instância a quo, materializada na presença cumulativa do binômio necessidade-utilidade do provimento judicial pela instância ad quem.

Quando um recurso não é admitido?

Indica que um Recurso Especial, isto é, que levaria o processo até o Superior Tribunal de Justiça, não foi aceito.

O que é ausência de legitimidade ou de interesse processual?

A ausência de legitimidade ou interesse processual acarreta o indeferimento da inicial, quando manifesta e verificada de plano, ou a extinção do processo sem apreciação do mérito, quando verificada no decorrer da fase probatória. Palavras-chaves: Legitimidade das partes, Interesse de agir e Possibilidade do pedido.

O que é legitimidade e interesse processual?

Legitimidade: consiste na previsão legal que aprova o ajuizamento da ação por determinado sujeito, e que outro sujeito possa integrar o polo passivo da demanda. Interesse Processual: o autor do processo precisa comprovar que a tutela jurisdicional do seu direito lhe favorece no contexto fático.

Quais são os pressupostos processuais do novo CPC?

Há quatro pressupostos processuais objetivos extrínsecos, a saber: demanda, petição inicial apta, citação válida e regularidade formal.

O que significa ausência de processos?

Significa que um juiz ou uma juíza determinou a extinção do processo, porque ele não possui alguns requisitos previstos em lei. Não significa que o autor tenha ganhado ou perdido a causa, mas, apenas, que o processo não poderá prosseguir.

O que é carência de ação por falta de interesse de agir?

CARÊNCIA DE AÇÃO - FALTA DO INTERESSE DE AGIR. Ocorrendo a falta de interesse de agir do autor, deve o processo ser extinto, sem resolução do mérito, segundo as regras dos incisos IV e VI artigo 485 CPC .

Como deve agir o juiz diante da ausência de qualquer requisito obrigatório da petição inicial?

5- Como deverá agir o juiz diante da ausência de qualquer requisito obrigatório da petição inicial? Resposta: Segundo o art. 321 do NCPC, o juiz, ao verificar que a petição inicial não preenche os requisitos dos arts.

Artigo anterior
Qual é a finalidade principal da hermenêutica bíblica?
Artigo seguinte
Quais os principais sintomas observados nos pacientes com transtorno bipolar?