Quais são os requisitos específicos do recurso de revista?
Perguntado por: Erica Anna Almeida de Tavares | Última atualização: 18. April 2022Pontuação: 4.6/5 (1 avaliações)
- Prazo de admissibilidade do recurso de revista. ...
- Representação. ...
- Regularidade formal. ...
- Depósito recursal e custas processuais. ...
- Prova da divergência jurisprudencial. ...
- Demonstração das hipóteses previstas nas alíneas do artigo 896 da CLT.
Quando cabe o recurso de revista?
O recurso de revista é cabível, essencialmente, nas hipóteses de divergência jurisprudencial (art. 896, a, da CLT), divergência de interpretação (art. 896, b, da CLT) e violação de lei ou da CF (art. 896, c, da CLT).
O que é o prequestionamento exigido no recurso de revista?
Pressuposto específico do recurso de revista é o prequestionamento. Significa dizer que a admissibilidade do recurso de revista pressupõe o pronunciamento explícito na decisão recorrida sobre a matéria veiculada.
Como funciona o recurso de revista?
O recurso de revista é um recurso existente apenas no âmbito do Direito do Trabalho. Ele é o último recurso no processo trabalhista e tem como objetivo uniformizar a interpretação das legislações de ordem estadual, federal e constitucional, no âmbito da competência da Justiça do Trabalho.
Quais são os pressupostos especiais do recurso de revista citando o fundamento jurídico?
Deve haver a indicação expressa do dispositivo violado, nos termos da Súmula 221 do TST. A admissibilidade do recurso de revista por violação tem como pressuposto a indicação expressa do dispositivo de lei ou da Constituição tido como violado.
Recursos: Recurso de Revista
Quais são os pressupostos Intrinsecos do recurso de revista?
O referido recurso é revestido de formalismo devendo atender os requisitos legais, quais sejam, os requisitos intrínsecos, que são aqueles que dizem respeito à decisão recorrida, propriamente dita (legitimidade, capacidade e interesse) e extrínsecos, são aqueles que referem-se à situação processual (recorribilidade do ...
Quais os requisitos do recurso de revista na Justiça do Trabalho?
Cabimento do Recurso de Revista pela alínea c do artigo 896: Analisando o disposto na alínea c do artigo 896 da CLT, verifica-se que cabe o recurso de revista quando a decisão é proferida com violação literal de disposição de lei federal ou afronta direta e literal à Constituição da República.
Quanto tempo se leva para julgar o recurso de revista?
Hoje, no TST, o tempo médio de tramitação dos processos é de 613 dias. Agravos tramitam um pouco mais rápido, em 441 dias. Recursos de revista, em 788 dias.
Quanto tempo leva para decisão de admissibilidade do recurso de revista?
O Recurso de Revista é um dos recursos trabalhistas que obedecem ao prazo recursal uniforme de 8 dias, tanto para razões quanto para contrarrazões.
Quem julga o recurso de revista?
Outrossim, o recebimento do recurso pelo Regional, por um fundamento, não vincula o Tribunal ad quem, que poderá conhecê-lo pelo mesmo motivo ou por qualquer outro. No TST, a competência para conhecer e julgar o Recurso de Revista pertence às Turmas daquela Corte Superior.
Quando é necessário o prequestionamento?
Assim, em síntese, prequestionamento está presente quando há efetiva apreciação de uma questão por parte do julgador, embora seja aconselhável a suscitação da questão controvertida e é o primeiro passo na caminhada rumo ao STJ e STJ, já que “ sem ele a marcha do recurso fica interrompida” nas palavras de MONTEIRO.
O que é o prequestionamento na Justiça do Trabalho?
Prequestionar é tratar da matéria que se deseja levar ao conhecimento do Tribunal Superior, definindo os limites da discussão, e, permitindo que a Corte Superior possa adotar seu entendimento a respeito.
O que é Pré-questionamento novo CPC?
O prequestionamento é um requisito de admissibilidade de recursos nos tribunais superiores. [1] Trata-se de um termo que se refere à exigência de que a parte provoque o surgimento da questão federal ou constitucional no acórdão proferido na decisão recorrida.
O que acontece após o recurso de revista?
Após ser admitido o Recurso de Revista a parte contrária será intimada a apresentar contra-razões no prazo de 8 (oito) dias. Mesmo após a apresentação das contra-razões é facultado ao juiz presidente do TRT o reexame dos pressupostos de admissibilidade do recurso, conforme § 3º do art.
Quando cabe recurso de revista no rito sumaríssimo?
Duas são as hipóteses de admissibilidade do recurso de revista no rito sumaríssimo: o acórdão regional recorrido tenha decidido em desconformidade com a súmula do TST e violado diretamente a Constituição Federal. No presente caso, o Recorrente alega violação ao art. 5º, inciso II, da Constituição Federal/88.
Quando Cabe recurso de Revista em Agravo de Petição?
A admissibilidade do recurso de revista interposto de acórdão proferido em agravo de petição, na liquidação de sentença ou em processo incidente na execução, inclusive os embargos de terceiro, depende de demonstração inequívoca de violência direta à Constituição Federal.
Quanto tempo demora um processo em apreciação de admissibilidade?
Segundo dados da Assessoria de Recursos do TJ-PR, o prazo médio do exame de admissibilidade de recursos ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) foi reduzido para 56 dias. No mesmo período de 2019, o prazo médio de tramitação era de 90 dias.
O que significa decisão de admissibilidade de recurso de Revista?
A admissibilidade da revista pressupõe que a decisão recorrida tenha se pronunciado de forma explícita sobre a matéria veiculada no recurso, ainda que se trate de violação frontal e direta à norma da Constituição Federal.
O que significa conclusos para decisão de admissibilidade?
”Concluso”, nos meios jurídicos, significa que o processo está à disposição do Juiz, aguardando uma decisão. Pode ser uma decisão inicial, intermediária ou mesmo final. No vídeo, abordo esse assunto.
Quanto tempo leva para julgar agravo de instrumento em recurso de revista?
Lembre-se que o prazo do agravo de instrumento trabalhista é de 8 dias úteis, ou seja, é preciso se programar para que ele não seja ultrapassado.
Quanto tempo demora para julgar o agravo de instrumento em recurso de revista?
897. Cabe agravo, no prazo de 8 (oito) dias: b) de instrumento, dos despachos que denegarem a interposição de recursos.
O que acontece quando o recurso de revista não é admitido?
Caso isso aconteça, a parte recorrente poderá interpor outro recurso chamado de Agravo de Instrumento para “destrancar” o Recurso de Revista e fazer com que este seja levado até do Tribunal Superior do Trabalho.
Qual o mais recente requisito de admissibilidade do recurso de revista?
Prazo de admissibilidade do recurso de revista
No artigo 896 da CLT não há referência expressa ao prazo a ser adotado quando da interposição do recurso de revista. Assim sendo, considera-se o prazo previsto para as demais espécies recursais, de 8 dias, excluindo o dia do começo e incluindo o dia no final.
Quais são os requisitos de admissibilidade dos recursos?
- Adequação. Esse é um requisito objetivo, segundo o qual o recurso a ser interposto tem que ser um recurso adequado. ...
- Tempestividade. ...
- Preparo. ...
- Regularidade formal. ...
- Legitimidade. ...
- Interesse processual. ...
- Ausência de causa impeditiva ou extintiva do direito de recorrer.
O que é pressuposto intrínseco?
Pressupostos recursais intrínsecos são os pressupostos inerentes ao direito de recorrer, sendo considerados pressupostos de existência deste direito, pois na ausência do preenchimento de um dos deles, considera-se inexiste o direito de recurso.
Quanto tempo de caminhada para endurecer as pernas?
Qual poder da Tatsumaki?