O que é análise de risco de arco?
Perguntado por: Francisca Leticia Reis Carvalho | Última atualização: 28. April 2024Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)
O estudo de arc flash, também conhecido como análise do risco de arco elétrico, é uma metodologia de análise consolidada por órgãos internacionais que tem como finalidade o aprimoramento da avaliação de riscos na área de segurança elétrica.
Quais os riscos do arco elétrico?
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO ARCO ELÉTRICO? Dependendo da gravidade do arco elétrico, da função da corrente do arco e da duração do arco, e dependendo da distância do arco, ele pode levar a: Alto calor do arco elétrico de até 20.000 °C - causando queimaduras na pele e no corpo do trabalhador.
Qual a medida de controle para o risco de arco elétrico?
A NFPA 70E define ainda que: a fronteira de proteção ao risco de arco elétrico é a distância na qual é provável que uma pessoa receba queimadura de segundo grau, assumida quando recebe uma energia incidente de 5 j/cm2 (1,2 cal/cm2).
O que se entende por arco elétrico?
O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.
O que é arco elétrico na NR 10?
Como aliada da segurança nas instalações elétricas, quando falamos de arco elétrico, a NR10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade – é uma norma regulamentadora que engloba todas as atividades industriais nas quais existe o contato direto ou indireto com uso da energia elétrica.
Arco Elétrico - Alta Tensão
O que a NR-10 exige?
A Norma Regulamentadora NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta, ou indiretamente, interajam em instalações elétricas ...
Quando ocorre um arco elétrico?
Um arco elétrico (ou arco voltaico) ocorre quando há a ruptura do meio isolante – normalmente ar – formando uma descarga entre dois pontos e causando a geração de altas correntes e a formação de calor. Caso essa situação seja mantida, ela pode evoluir para uma expansão ou explosão, denominada Arc Blast.
O que deve ser feito para evitar o arco elétrico?
Utilização de sistemas de proteção, como disjuntores, contatores, relés e outros dispositivos, podem minimizar o risco de ocorrência de arcos elétricos. Equipamentos elétricos devem ser instalados de forma adequada, garantindo que estejam em conformidade com as normas de segurança elétrica vigentes.
Como devemos nos proteger de acidentes no arco elétrico?
Utilizar dispositivos de proteção contra sobrecorrentes, como disjuntores ou fusíveis, que possam detetar e desligar rapidamente a corrente em caso de arco paralelo. Implementar sistemas de ligação à terra adequados para reduzir o potencial de danos em caso de arco elétrico.
Quais são os processos mais utilizados com arco elétrico?
Os processos mais utilizados com arco elétrico são: eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, arame tubular e plasma.
Qual é o maior risco proveniente de um arco elétrico?
Perigos envolvendo arcos elétricos
Eventos envolvendo arcos elétricos podem causar acidentes fatais devido a alta liberação de calor, radiação ultravioleta, explosões, estilhaços e ondas sonoras ensurdecedoras.
Quais são os 3 tipos de zonas de controle na NR-10?
- – Zona controlada. ...
- – Zona de risco. ...
- – Zona livre. ...
- – Choque elétrico. ...
- – Arcos elétricos. ...
- – Campos eletromagnéticos. ...
- – Queimaduras e quedas. ...
- – Delimitação da zona controlada NR10.
Quais são as cinco regras de ouro?
- Você sabia que a maioria dos acidentes no Setor Elétrico são por descumprimento dessas regras? Vamos aprender e nunca mais esquecer: 1° - Desligar.
- 2° - Bloquear.
- 3º - Testar.
- 4° - Aterrar.
- 5° - Sinalizar.
Quais são as características de um arco elétrico?
Características do arco elétrico
Geralmente assume forma de um “cordão”, que liga os polos positivos e negativos; Emana uma grande quantidade de energia, emitida em forma de luz e calor (muito calor); A temperatura que atinge é suficiente para derreter e até evaporar alguns tipos de matérias.
Qual deve ser o comprimento do arco elétrico?
O comprimento do arco correto em uma aplicação depende do diâmetro do eletrodo, do tipo de revestimento, da corrente e da posição de soldagem. Como regra geral, pode-se considerar o comprimento ideal do arco varie entre 0,5 e 1,1 vezes o diâmetro do eletrodo.
O que é um exemplo de medida de controle?
Um exemplo de medida de controle de risco de engenharia pode ser a instalação de uma proteção de segurança física entre as partes móveis de uma máquina e o operador. Ou por exemplo, a instalação de cortes de segurança para permitir o desligamento rápido em caso de acidente ou ferimento iminente.
Qual é a temperatura do arco elétrico?
Contudo em ambos os processos temos que a temperatura do arco elétrico pode atingir cerca de 20000 °C com níveis de som que podem chegar a 160 db.
Quais os efeitos do arco elétrico para a saúde do trabalhador?
Deve-se ressaltar que sua ocorrência pode ocasionar danos severos, além de danos materiais e ao meio ambiente, conforme nível de energia incidente poderá provocar queimaduras graves e até fatais nos profissionais que executam atividades em instalações elétricas energizadas.
Como é possível classificar os riscos?
As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.
Quais EPI's abaixo podem proteger o trabalhador dos riscos de um arco elétrico?
Protetor facial. O protetor facial para eletricistas foi criado, em especial, para proteger contra arco elétrico ou fogo repentino. Normalmente ele é acoplado a um capacete dielétrico, e envolve toda a face, inclusive o queixo. O visor costuma ser transparente, para que o trabalho não seja prejudicado.
São materiais utilizados em roupas para proteção dos arcos elétricos?
O Nomex® para roupa de proteção contra arco elétrico é feito de tecidos leves que proporcionam excelente conforto. O desempenho testado e comprovado do DuPont™ Nomex® está disponível em tecidos leves, confortáveis e altamente respiráveis que atendem ou excedem padrões internacionais de proteção e desempenho.
O que é um risco adicional?
Riscos Adicionais: todos os demais grupos ou fatores de risco, além dos elétricos, específicos de cada ambiente ou processos de Trabalho que, direta ou indiretamente, possam afetar a segurança e a saúde no trabalho.
Quantos volts tem um arco elétrico?
Os mais usuais são conectados à rede elétrica de tensões normalizadas em 220, 380 ou 440 volts (V), que pode ser reduzida facilmente na tensão de soldagem utilizando-se transformadores de dispersão, especialmente projetados para esse fim.
O que deve ser feito após socorrer uma vítima de choque elétrico?
“Primeiramente, se for em residência, não tocar no paciente até se desligar a fonte de energia. Em seguida, o paciente deve ser afastado da fonte de descarga elétrica, por meio de materiais não condutores como um pedaço de madeira. É importante observar se o paciente respira; caso respire, deitá-lo de lado.
Quanto tempo demora para nascer uma larva de mosca?