Qual é a importância da gestão democrática para o processo ensino-aprendizagem?

Perguntado por: Mónica Letícia Martins Campos Gonçalves  |  Última atualização: 28. April 2024
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Os ganhos da gestão escolar democrática são muitos, mas podemos destacar que, quando aplicada corretamente, ela ajuda a ampliar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes, proporcionando mais organização e um planejamento escolar muito mais assertivo, eficiente e imparcial.

Qual é a importância da gestão democrática da educação?

A gestão democrática coloca em prática o espírito da Lei, por destacar a forma democrática com que a gestão dos sistemas e da escola deve ser desenvolvida. É um objetivo porque trata de uma meta a ser sempre aprimorada e é um percurso, porque se revela como um processo que, a cada dia, se avalia e se reorganiza.

Como a gestão democrática pode contribuir para a melhoria na educação?

A gestão escolar participativa e democrática contribui positivamente com a qualidade do ambiente escolar, tendo o gestor à frente da escola como líder que apoia estabelecendo as prioridades, além de organizar, avaliar e participar dos resultados das aprendizagens dos alunos (Lück, 2005).

Que contribuições a gestão democrática trouxe para as escolas?

Confira a seguir quais são os principais benefícios que sua escola terá com a implementação do modelo de gestão democrática: Descentralização de decisões na gestão escolar. Mais engajamento com alunos, pais e responsáveis. Desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.

Quais são os três objetivos da gestão democrática?

A gestão escolar democrática se faz a partir da participação, transparência e autonomia.

A Importância do Lúdico no Processo de Ensino-Aprendizagem

37 questões relacionadas encontradas

Quais são os principais princípios da gestão democrática na escola?

206 do princípio da gestão democrática. Ela criou princípios, entre eles estão a liberdade, a igualdade, a gratuidade e obrigatoriedade, tudo isso pautado em leis.

Qual a importância de uma gestão democrática *?

Essa gestão promove a descentralização do poder, fazendo com que haja um comprometimento de toda comunidade, em todas as questões que dizem respeito à escola, trabalhando sempre para a qualidade do ensino-aprendizagem.

O que Paulo Freire fala sobre gestão democrática?

Verificamos que no caso da proposta freiriana, a gestão democrática significa uma “transformação radical da máquina burocrática” ( FREIRE, 1991 , p. 34) e, para tanto, é necessário “nos engajarmos na luta por uma escola competente, democrática, séria e alegre” ( FREIRE, 1991 , p. 35).

O que é gestão democrática de exemplos?

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.

Quais são os princípios da gestão democrática presentes na LDB?

Dentre estes princípios, estão a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares ou equivalentes. Além disso, a LDB também sinaliza (no Art.

Como aplicar a gestão democrática na escola?

5 dicas de como aplicar a gestão democrática na escola educativa
  1. Ofereça espaços de escuta para os estudantes. ...
  2. Viabilize a formação continuada para seus educadores. ...
  3. Proponha encontros formativos com as famílias. ...
  4. Invista na formação dos funcionários da escola. ...
  5. Crie espaços que "conversam" com a comunidade.

O que mais fortalece a gestão democrática?

Gestão Democrática se faz no esforço de encontrar soluções de forma mais compartilhada e participativa; que na escola, a autonomia dos sujeitos está implicada na prática de gestão que é implementada; que cada escola pode criar estratégias de participação de acordo com seu contexto.

Qual é a Lei da gestão democrática?

A gestão democrática da educação básica na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal é regulada pela Lei nº 4.751, de 7 de fevereiro de 2012.

Qual o papel do professor na gestão democrática?

Sendo assim, ao professor cabe o papel de mediador do conhecimento, aquele que prioriza o desenvolvimento humano e respeita as diferenças existentes, promovendo uma formação para além da sala de aula, um desenvolvimento educacional e cidadão.

Qual a importância de uma gestão escolar democrática e participativa?

As iniciativas e ações desse modelo de gestão, fazem com que as escolas sejam mais envolvidas com seus colaboradores, professores e com seus alunos, pois trabalhar uma gestão participativa e democrática, significa valorizar o diálogo, a troca, o respeito, o ser humano e o trabalho colaborativo entre os seus vários ...

O que é gestão democrática segundo a LDB?

O que é Gestão Democrática? A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia. Esse modelo de gestão, segundo Vieira (2005), representa um importante desafio na operacionalização das políticas de educação e no cotidiano da escola.

Quais são os princípios da gestão democrática?

Nesse contexto, saiba que é fundamental garantir a igualdade, a liberdade, a participação, a transparência, a divisão de responsabilidades e a descentralização das decisões. Ao respeitar todos os princípios mencionados, a gestão consegue alcançar resultados satisfatórios.

Quais são os pilares da gestão democrática?

Para desempenhar uma gestão escolar democrática de qualidade, é preciso alinhar a gestão de seguintes áreas na sua instituição: pedagógica, administrativa, financeira, de comunicação, de recursos humanos e de gestão de tempo e eficiência dos processos.

O que é necessário para que a gestão democrática aconteça?

Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem. Nessa perspectiva, o modelo tradicional de organização da escola ainda é um grande obstáculo, conferindo ao diretor ou equipe diretiva as prerrogativas de decisão sobre a escola, e sua comunidade.

Qual é o princípio da gestão democrática do ensino?

O princípio da gestão democrática do ensino público, com status constitucional, é fruto de uma paciente e persistente luta dos movimentos sociais e dos educadores pela democratização da sociedade e da escola pública brasileiras.

O que é uma escola democrática?

Como mencionado no início, a escola democrática é um modelo que atende a necessidade atual dos alunos de assumirem uma participação mais ativa no processo de ensino-aprendizagem. Por meio deste modelo, todos têm direitos de decisão sobre o seu destino.

Qual a importância da gestão democrática dentro de uma instituição de ensino e de que forma ela pode ser desenvolvida?

A importância da gestão democrática na escola está na garantia de que todos os grupos que compõem a comunidade escolar possam ser ouvidos, sempre com o objetivo de garantir uma boa vivência escolar.

O que diz no Art 14 de LDB referente ao papel do gestor?

Na LDB, o Artigo 14 estabelece que: Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão de ensino público na educação básica, de acordo com suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I. Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II.

O que é gestão democrática e participativa na escola?

A ação da gestão democrática e participativa abre canal para a participação da comunidade. Assim, a escola deixa de ser um lugar fechado e separado da realidade e passa a integrar a comunidade educativa, interagindo, substancialmente, com a sociedade civil.

Quais são as principais características de uma escola democrática?

Uma escola democrática é uma escola que se baseia em princípios democráticos, em especial na democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores e funcionários.

Artigo anterior
Quantos E o cachê do Gusttavo Lima?
Artigo seguinte
O que é análise de risco de arco?