O que é ambiguidade e dê exemplos?

Perguntado por: Gustavo Gabriel de Marques  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (50 avaliações)

A ambiguidade pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Exemplos: “Não sei se gosto do frio ou do calor”.

Como explicar a ambiguidade?

Na linguística, a ambiguidade ou anfibologia ocorre quando um trecho, uma sentença ou uma expressão linguística apresentam mais de um entendimento possível, gerando problemas de interpretação no enunciado e dificuldades de comunicação.

O que é polissemia cite 2 exemplos?

O que é Polissemia:

Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. A palavra "vela" é um dos exemplos de polissemia. Ela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.

Como identificar ambiguidade no texto?

Quando um vocábulo pode ser interpretado de duas maneiras, dizemos que ocorreu ambiguidade, fenômeno muito recorrente na comunicação. Muitas vezes pode ser um recurso expressivo; em outras, um defeito de construção do texto. Como recurso, é muito encontrada em textos publicitários e humorísticos.

Como tirar a ambiguidade de uma frase?

Para resolver a ambiguidade o melhor é reescrever a frase, dividindo-a em duas orações, mesmo que para isso seja necessário repetir palavras.

O que é AMBIGUIDADE?

40 questões relacionadas encontradas

Como evitar a ambiguidade no texto?

Como evitar a ambiguidade
  1. Preste atenção aos múltiplos significados das palavras. ...
  2. Empregue apenas palavras cujo significado e aplicação você domina inteiramente. ...
  3. Atenção à concordância e à regência, tanto nominais quanto verbais. ...
  4. Observe o efeito das outras palavras sobre o sentido da frase.

O que é polissemia resposta?

Chamamos de polissemia a propriedade de uma palavra ou expressão que apresenta vários sentidos além de seu sentido original. As palavras polissêmicas guardam uma relação de sentido entre si, o que as diferencia das palavras homônimas.

Quais são as palavras polissemia?

A polissemia ocorre na maior parte dos vocábulos. Vocábulos polissêmicos ou palavras polissêmicas são, assim, palavras que apresentam mais do que um significado.
...
Exemplos de palavras monossêmicas:
  • estetoscópio (instrumento médico);
  • eneágono (polígono com nove ângulos);
  • vulcanologista (especialista em vulcanologia).

O que é Paronímia e exemplos?

As palavras “ratificar” e “retificar” são parônimas por terem som e grafia semelhantes, mas significados distintos. Os pares de palavras nas demais alternativas não são parônimos, e sim homófonos (têm o mesmo som, mas escrita e significados diferentes).

Como trabalhar a ambiguidade em sala de aula?

Passo 1: O professor retomará o assunto anterior, levantando questionamentos para verificar se os alunos conseguiram entender e distinguir os tipos de ambiguidade. Passo 2: Depois de obter a confirmação dos alunos, o professor utilizará mais um exemplo de ambiguidade que será exibido em um data show.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que é a figura de linguagem ambiguidade?

A ambiguidade existe quando acontece uma duplicidade de sentido nas frases ou palavras que compõem o texto. Se essa frase ou palavra for interpretada de maneira errada, pode causar confusão no entendimento final. Portanto, entende-se que a ambiguidade é o duplo sentido dentro da frase.

Quais são palavras parônimas?

Parônimas são palavras que se assemelham bastante em grafia, algumas até idênticas, como é o caso do utensílio "colher" ("E" aberto /é/) e do verbo "colher" ("E" fechado /ê/), muito utilizado na zona rural.

Qual a diferença entre polissemia e paronímia?

Homonímia e Paronímia: estuda as palavras que são homônimas e parônimas; Polissemia: estuda palavras que são polissêmicas; Conotação e Denotação: estuda o sentido conotativo e denotativo das palavras.

São homônimos?

Homônimos: são palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes.

O que é sentido figurado exemplo?

O que é sentido figurado ou conotação

Por outro lado, a conotação trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. Por exemplo, na frase “Há dias que amanhecem noite”, a palavra “noite” possui o sentido de “triste” ou “sombrio”.

O que são palavras Monossemicas?

Significado de Monossêmico

adjetivo [Linguística] Relativo a monossemia, que apresenta somente um único significado, por oposição ao que é polissêmico (com múltiplos significados): vocábulo monossêmico, análise monossêmica. Etimologia (origem da palavra monossêmico). Monossemia + ico.

Quando ocorre a polissemia?

Uma palavra é considerada polissêmica quando apresenta vários significados, sendo possível estabelecer uma relação entre esses vários significados. Alguns estudiosos da língua defendem que é possível discernir esses sentidos por meio da consideração do contexto.

O que é polissemia atividades?

O que é polissemia? Polissemia é o termo usado na área linguística, originada do grego polysemos. Esta palavra tem como significado “algo com muitos significados”, ou seja, polissemia é designado a aquelas palavras que reúnem vários significados. A palavra “vela” é um exemplo de polissemia.

O que é polissemia em inglês?

Em inglês, um exemplos clássico de polissemia é o verbo GET. Você certamente já deve ter se perguntado o que ele significa. Mas, fora de contexto é praticamente impossível dizer o que significa GET. Pois, trata-se de um verbo polissêmico – ou seja, verbo com muitos significados.

Porque precisamos eliminar as ambiguidades de um texto?

Pelo fato de existirem múltiplos sentidos que podem ser extraídos, a ambiguidade pode gerar desentendimentos em relação à informação transmitida. Assim, podemos concluir que a ambiguidade é algo que deve ser evitado em discursos formais.

Quais outros fatores podem ser importantes na construção de uma ambiguidade?

b. Conclua: Quais outros fatores podem ser importantes na construção de uma ambiguidade? Resposta: Os fatores contextuais que explicitam a situação de comunicação em que o enunciado é dito. Nesse caso, as imagens são importantes quando se trata de um texto que mistura as linguagens verbal e não verbal.

Quais são os vícios de linguagem?

Quais os tipos dos vícios de linguagem?
  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

O que é pessoa ambígua?

Sem precisão e sem certeza; em que há indecisão ou dúvida; incerto ou indefinido: sensação ambígua; gosto ambíguo. Desprovido de clareza em suas opiniões; sem firmeza ou convicção. Etimologia (origem da palavra ambíguo). A palavra do ambíguo deriva do latim "ambiguus,a,um", com dois sentidos.

Quais os tipos de ambiguidade que existem na língua portuguesa cite os e dê um exemplo de cada?

Ambiguidade lexical e estrutural

Exemplo: Estava perto do banco. (banco da praça ou uma instituição?) Por sua vez, quando a ambiguidade resulta da posição das palavras na oração, ela é estrutural. Exemplo: Exigiu o dinheiro do marido.

Artigo anterior
O que é uma pessoa jurídica de direito público?
Artigo seguinte
Quem assume se a rainha morrer?