Quando se usa crase na letra A?

Perguntado por: Samuel Carlos Pires de Melo  |  Última atualização: 9. August 2024
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Quando se deve usar a crase?

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Como saber se a crase ou não?

A crase só ocorre antes de pronomes demonstrativos que iniciem com a vogal “a” ou antes de substantivos femininos que são antecedidos pelo artigo “a” – por isso, nunca deve ser utilizada antes de palavras masculinas.

Quando se usa o acento no a?

Dessa forma, a crase é aplicada somente diante de palavras femininas. O acento diferencial é utilizado para indicação exata de horas, com verbos intransitivos indiretos que tenham substantivo feminino no predicado e, ainda, nas locuções conjuntivas, prepositivas e adverbiais.

Quais são as cinco principais regras de uso da crase?

5 dicas simples sobre o uso da crase
  • Apenas antes de palavras femininas. ...
  • Em expressões que indiquem hora. ...
  • Antes de locuções adverbiais femininas que expressam ideia de tempo, lugar e modo. ...
  • Não ocorre antes de palavra masculina (na maioria das vezes) ...
  • Casos em que a crase é opcional.

QUANDO USAR A CRASE: SAIBA AS REGRAS | QUER QUE EU DESENHE?

19 questões relacionadas encontradas

Foi a escola tem crase?

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição 'a' com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`).

Faz bem a saúde tem crase?

Há contração entre preposição exigida por regência verbal e artigo definido feminino. É obrigatório o emprego da crase em locuções adverbiais como, por exemplo, “à saúde”. É obrigatório o emprego da crase em locuções prepositivas como, por exemplo, “à saúde”.

Tem crase antes de hora?

Quando informamos hora quebrada, utilizando a sequência hora + minutos, devemos usar a aglutinação de “a + as”, resultando na crase “às”, como exemplificado abaixo: O jogo vai começar às nove e quinze. O voo partirá às três e cinco. Ele me ligou às dez e quarenta, vinte minutos antes de iniciarmos a reunião.

Pode usar crase antes de verbo?

A crase não deve ser empregada junto a verbos. O fenômeno da crase existe quando há uma fusão (ou contração) entre a preposição "a" e o artigo definido feminino "a". Logo, se a palavra seguinte à preposição "a" for um verbo, o acento grave indicativo da crase não é admitido.

Como não errar no uso da crase?

Simplificando: só ocorre crase, se existe a + a.

Se há duas vezes a mesma letra (a), vamos usar só uma e a outra será representada pelo acento grave. E se você não tem mais dúvidas na crase, também não fique em dúvida na hora de escolher a sua faculdade.

Quando não usar crase exemplos?

NÃO USAMOS A CRASE:

Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.

Estou a toa tem crase?

À toa, à vista, à disposição, à espera de, à mão, à medida que, às pressas, à tarde, às vezes, às voltas com, à vista disso, à vontade, dar à luz, etc. Não há crase antes de palavra em sentido genérico.

Tem crase em a noite?

Enquanto à noite (com crase) expressa uma locução adverbial de tempo (como à frente, à exceção etc.), a noite (sem crase) é uma construção que o 'a' é um artigo definido que determina o substantivo noite. Compare os exemplos: Ela veio me visitar à noite. Gosto de fazer café durante a noite.

Tem crase no a entre datas?

Nunca se deve usar a crase entre datas. Observe: As inscrições estarão abertas de 21/07 a 30/8. Sobre emprego da crase em numerais é isso.

Será às 15h tem crase?

Deve-se empregar a crase antes de locuções que indiquem hora. Por exemplo: “Tenho uma reunião às 15h”; “Minha aula começa às 8h”; “Estarei aí, às 21h”. Contudo, é preciso estar atento: nas situações em que as horas aparecem antecedidas das preposições “para”, “desde” e “até”.

Pode usar crase depois de verbo?

Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”. Por isso, orações como “Passei a estudar” não terão, nunca, crase.

Vai a praia ou vai a praia?

b) Ocorre a crase somente se os nomes femininos puderem ser substituídos por nomes masculinos, que admitam ao antes deles: Vou à praia. Vou ao campo. As crianças foram à praça.

Foi a Igreja tem crase?

Se aquele “a” se transformar em “ao”, a crase é obrigatória! Observe a frase a seguir: Se bate a dúvida no exemplo “Os jovens foram à igreja”, substituímos a palavra “igreja” por um equivalente masculino, como “culto” (Os jovens foram ao culto). Percebemos assim que a forma correta é mesmo Os jovens foram à igreja.

Foi às compras tem crase?

Primeira - Substitua a palavra antes da qual aparece o a ou as por um termo masculino. Se o a ou as se transformar em ao ou aos, existe crase; do contrário, não.

Artigo anterior
O que significa 110 h no pneu?
Artigo seguinte
O que é declaração de Saúde e carta ANS Hapvida?