O que é Alopoiese?
Perguntado por: Tiago Artur de Gomes | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (18 avaliações)
Alopoiese é a característica de um sistema, que não é capaz de se reproduzir e cujo produto não é ele próprio. Sistemas alopoiéticos também não são autônomos. O termo vem da teoria de sistemas e se opõe à Autopoiese.
O que significa Alopoiese no direito?
Numa posição diametralmente oposta, temos o conceito de alopoiese. Derivada do grego alo ('um outro', 'diferente') e poiesis ('criação', 'produção'), a palavra, como bem define Marcelo Neves, “designa a (re)produção do sistema por critérios e códigos do seu meio-ambiente.
Qual a diferença entre sistemas autopoiéticos e Alopoiéticos?
O sistema autopoiético caracteriza-se então como fechado em si mesmo, hermético à influências exógenas, enquanto que o sistema alopoiético caracteriza-se, por sua vez, como um sistema sujeito a influências externas, exógenas.
O que significa a palavra autopoiese?
Autopoiese deriva do grego (autopoiesis). A origem etimológica do vocábulo é autós (por si próprio) e poiesis (criação, produção). Seu significado literal é autoprodução. Os subsistemas produzem, e reproduzem, a sua própria organização circular por meio de seus próprios componentes.
O que é a vida a autopoiese de Maturana e Varela?
Autopoiese Poiesis é um termo grego que significa produção. Autopoiese quer dizer autoprodução. A palavra surgiu pela primeira vez na literatura internacional em 1974, num artigo publicado por Varela, Maturana e Uribe, para definir os seres vivos como sistemas que produzem continuamente a si mesmos.
UEA - Alopoiese e Autopoiese do Conhecimento
Qual a teoria de Maturana?
Teoria da autopoiese, ou Biologia do Conhecer, é o nome dado ao conjunto das idéias de Maturana. Autopoiese é a explicação do vivo: É uma explicação do que é o viver e, ao mesmo tempo, uma explicação da fenomenologia observada no constante vir-a-ser dos seres vivos no domínio de sua existência.
Qual a função da Constituição em um sistema jurídico autopoiético?
E é a Constituição o acoplamento estrutural entre Direito e Política. Com isso, Luhmann assevera que a Constituição possibilita soluções jurídicas aos problemas de autorreferência do sistema político e, por sua vez, soluções políticas aos problemas de autorreferência do sistema jurídico (LUHMANN, 2007a).
Quem é Maturana e Varela?
Humberto Maturana (Santiago, 14 de setembro de 1928 – 6 de maio de 2021) foi um neurobiólogo chileno, crítico do realismo matemático e criador da teoria da autopoiese e da biologia do conhecer, junto a Francisco Varela. É um dos propositores do pensamento sistêmico e do construtivismo radical.
Qual a crítica que a teoria dos sistemas recebe em relação ao sistema jurídico?
A crítica jurídica da teoria dos sistemas repousa sobre a autonomia do direito. Ela re- jeita rigorosamente tendências de controle externo. O objetivo consiste em uma manutenção da liberdade do código.
O que é teoria de sistemas na Administração?
A Teoria geral de sistemas tem por objetivo uma análise da natureza dos sistemas e da interrelação entre eles em diferentes espaços, assim como a interrelação de suas partes. Ela ainda análisa as leis fundamentais dos sistemas. Um sistema , ou seja, uma união de várias partes, é formado de componentes ou elementos.
O que é a teoria da autopoiese?
Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto "próprio", poiesis "criação") é um termo criado na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios.
O que é a Biologia do amor?
“A biologia do amar é o fundamento biológico do mover-se de um ser vivo, no prazer de estar onde está na confiança de que é acolhido, seja pelas circunstâncias, seja por outros seres vivos.
O que é a Biologia do Conhecer?
A Teoria do Conhecimento a partir da Biologia proposta por Humberto Maturana e Francisco Varela, denominada Biologia do Conhecer constitui uma síntese única de neurobiologia, filosofia e ciências cognitivas e tem profundas implicações para a nossa compreensão do surgimento da vida, da consciência e do surgimento da ...
O que é e o Direito como sistema autopoiético de Niklas Luhmann?
Luhmann observa que o direito é um sistema que opera ligado à observação. Pela diferenciação entre sistema e meio, o sistema se reproduz com suas próprias estruturas. Luhmann, adepto de uma teoria particularmente própria do pensamento sistêmico, teorizou a sociedade como um sistema autopoiético.
O que quer dizer com a afirmação segundo a qual o direito é sistema operativamente fechado em Luhmann?
Esclarece Luhmann (2005, p. 99-100) o que entende por sistema operativamente fechado: Por operativamente fechado devem definir-se os sistemas que, para a produção de suas próprias operações, remetem-se à rede de suas próprias operações e neste sentido se reproduzem a si mesmos.
Porque Maturana diz que vivemos uma sociabilidade patológica?
No entanto, a cultura patriarcal subverteu essa dinâmica da vida e, assim, vivemos uma sociabilidade patológica nesse sentido, uma vez que ela privilegia uma ínfima minoria da espécie humana em detrimento de um enorme contingente de indivíduos.
O que é conhecimento para Maturana?
O conhecimento é uma perturbação de nosso sistema cognitivo, pois podemos fazer as nossas mudanças nas estruturas, mas não nas organizações estruturais, ou seja, em suas identidades. A explicação sempre gera uma interpretação de nossa própria experiência.
Quais são as teorias da evolução das espécies?
A origem da vida, as teorias de Lamarck e Darwin, o Neodarwinismo e mais. ORIGEM DA VIDA – Segundo a teoria heterotrófica, os primeiros seres viviam em mares ricos em nutrientes e numa atmosfera sem oxigênio nem gás carbônico.
O que é a vida para os cientistas?
Atualmente não há consenso quanto à definição de vida. Uma definição popular é que os organismos são sistemas abertos que mantêm a homeostase, são compostos de células, têm um ciclo de vida, sofrem metabolismo, podem crescer, se adaptar ao ambiente, responder a estímulos, reproduzir e evoluir.
Como o amor age no cérebro?
Isto porque, quando alguém vê a pessoa por quem se sente atraída, há uma liberação excessiva de dopamina, o hormônio do prazer, responsável pelo amor ou desejo; e noradrenalina, que age na atenção em conjunto com a memória. Mas, não é só isso! A paixão é mais complexa do que parece.
Qual a implicação da autopoiese para a nossa concepção de vida no planeta?
Em outras palavras, tudo que está vivo é autopoietico. Isto significa que o fenômeno da vida em nosso planeta pode ser explicado como se fosse um sistema de moléculas que se transforma de maneira cíclica a partir do próprio mecanismo interno do sistema.
Qual a definição de teoria dos sistemas para Luhmann?
A teoria sistêmica de Luhmann enfatiza os sistemas autopoiéticos, ou seja, os sistemas vivos, psíquicos e sociais, sobretudo este último, uma vez que o intuito do autor foi o de elaborar uma teoria geral da sociedade. Esses três sistemas, além de autopoiéticos, são também autoreferentes e operacionalmente fechados.
O que é acoplamento estrutural?
Os acoplamentos estruturais emergem quando dois ou mais sistemas interagem, operando uma característica ou um elemento que, embora seja comum, possui significação própria para cada sistema. Acoplamentos estruturais são suposições estruturais que um sistema faz de determinadas características do ambiente.
Quais os princípios da teoria dos sistemas?
A TGS se baseia em três princípios básicos: a) Expansionismo; b) Pensamento sintético; c) Teleologia. Todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. Desempenho de um sistema depende de como ele se relaciona com o todo.
Qual a contribuição da teoria de sistemas para a Administração?
Enfim, a Teoria dos Sistemas possibilita importantes reflexões sobre a performance de uma organização, possibilitando a análise de todo o processo para que as perdas e desperdícios sejam minimizados e a produtividade e lucratividade sejam melhoradas.
Como são os filhos de Nanã?
Como usar o topiramato para emagrecer?