Como se chamam as partes de um agravo de instrumento?

Perguntado por: Vasco Davi de Santos  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (38 avaliações)

os nomes das partes; a exposição do fato e do direito; as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão e o próprio pedido; o nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo.

Qual a estrutura do agravo de instrumento?

Os pedidos podem ser resumidos em: Antecipação da tutela recursal ou pedido de efeito suspensivo (se for o caso); Conhecimento e provimento do recurso para reformar a decisão agravada; Intimação do Agravado para responder no prazo legal (art.

Quem é a parte agravada no agravo de instrumento?

Como o nome já diz, o agravante (aquele que entra com o recurso de agravo de instrumento) deverá compor um instrumento (um documento) que mostre os motivos da discordância com a decisão interlocutória. Esse instrumento será entregue ao Tribunal competente, para que o pedido seja analisado.

Quem é a parte agravada?

1)Conceito: o agravado é o réu, o sujeito ofendido no processo, aquele que está sendo acusado por algum motivo. 2) Exemplo Prático: pessoa contra a qual se entremeou um recurso legal de agravo.

É necessário qualificar as partes no agravo de instrumento?

1.2 – QUALIFICAÇÃO DAS PARTES – Como o Agravo de Instrumento é interposto diretamente ao Tribunal de Justiça, é necessário fazer uma nova qualificação das partes, exatamente como realizado na Petição Inicial.

AGU Explica - Agravo de Instrumento

41 questões relacionadas encontradas

O que deve constar no agravo de instrumento?

Agravo de Instrumento no NCPC

os nomes das partes; a exposição do fato e do direito; as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão e o próprio pedido; o nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo.

O que não pode faltar no agravo de instrumento?

Dentre as irregularidades que conduzem ao não recebimento do Agravo de Instrumento, podemos citar as 3 principais falhas:
  • Ausência de peças obrigatórias.
  • Ausência de peças facultativas.
  • Falhas nas custas processuais.

O que é agravado em um processo?

Agravo, em direito processual, é o recurso que se pode interpor contra uma decisão tomada dita interlocutória, isto é, uma decisão que não põe fim ao processo. Sua gênese remonta ao Direito português e era manejado contra as decisões que provocavam agravo na situação da parte, daí a origem do nome.

Quem é agravante é agravado no processo civil?

Os agravantes são as circunstâncias que geram o aumento da pena, posto que tornam o crime mais grave. Já o agravado corresponde à parte da decisão a ser recorrida pelo recurso de agravo.

Quem é o agravado no processo trabalhista?

O agravo de instrumento, no processo de trabalho, é cabível contra decisão que denega seguimento ao recurso de um grau para outro de jurisdição, ou seja, tem a função de destrancar o recurso que ainda não subiu para análise do órgão superior.

Quando o juiz mantém a decisão agravada?

Assim, uma vez constatado que, efetivamente, a parte não demonstrou afronta, direta e literal, a norma constitucional, nos termos em que preconiza o art. 896, § 2.º, da CLT, mantém-se a decisão agravada, que denegou seguimento ao Agravo de Instrumento.

O que significa manter a decisão agravada?

Traduzindo, isso significa que o juiz disse que a sua decisão procede, está fundamentada e que sejam seguidos os ritos normais do processo. Caso o juiz tivesse recuado de sua decisão inicial, o processo provavelmente se encerraria.

Quem é parte legítima para interpor recurso?

O autor e o réu, por natureza, são partes legítimas a recorrer, sendo que a estes equiparam-se os litisconsortes, com legitimação individual, pois a qualquer deles é permitido manifestar seu inconformismo em relação à tutela jurisdicional apresentada.

Como instruir o agravo de instrumento?

A petição de agravo de instrumento será instruída:
  1. obrigatoriamente, com cópias da decisão agravada, da certidão da respectiva intimação e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado;
  2. facultativamente, com outras peças que o agravante entender úteis.

Qual a estrutura de uma apelação?

Nome das partes (apelante e apelado); Origem: dados do processo. Saudação aos julgadores. Síntese do processo: Fazer um resumo de todo o ocorrido e destacar a decisão impugnada.

Quando cabe agravo de instrumento no processo civil?

Agravo de instrumento é o recurso interposto, em regra, contra decisões interlocutórias. Só caberá agravo de instrumento, "quando se tratar de decisão susceptível de causar à parte lesão grave e de difícil reparação, bem como nos casos de inadmissão da apelação e nos relativos aos efeitos em que a apelação é recebida".

O que é um agravante de pena?

Já as agravantes são aquelas circunstâncias que devem ser levadas em consideração na segunda fase da dosimetria da pena, após a fixação da pena base e da consideração das atenuantes.

Quem são as partes na ação rescisória?

O artigo 967 do Novo CPC dá legitimidade para iniciar ação rescisória as partes do processo a ser discutido e seus sucessores; um terceiro juridicamente interessado na lide; qualquer pessoa que deveria ser obrigatoriamente ouvida no processo, mas por algum motivo não foi e, por último, o Ministério Público.

O que é agravado em direito?

Agravo - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

É o recurso interposto perante juízo "ad quem", com o objetivo de reformar uma decisão interlocutória (que não põe fim ao processo) proferida pelo juízo "a quo".

O que é agravar no direito?

Significado de Agravo

[Jurídico] Recurso que, interposto por uma instância superior, solicita a alteração de um despacho, proferido por uma instância ou tribunal inferior. [Jurídico] Recurso judicial que permite ao juiz, em certos casos, rever sua decisão anterior. ... Forma regressiva de agravar.

O que vem depois de um agravo de instrumento negado?

O RECURSO CABÍVEL CONTRA DECISÃO QUE NEGA SEGUIMENTO A AGRAVO DE INSTRUMENTO É O AGRAVO INTERNO, A TEOR DO ART. 557 , § 1º , DO CPC , E NÃO O AGRAVO REGIMENTAL. APLICÁVEL, CONTUDO, O PRINCÍPIO DA FUNGIBILIDADE RECURSAL.

O que juntar no agravo de instrumento eletrônico?

Nos casos em que houver processo eletrônico, segundo o ministro, o juízo de primeiro grau poderá ter acesso eletronicamente ao agravo interposto, o que afasta a obrigatoriedade de o agravante juntar cópia da petição e demais documentos.

Tem preparo no agravo de instrumento?

AGRAVO DE INSTRUMENTO. O preparo é condição de admissibilidade do recurso. Não comprovado o seu recolhimento, na data da interposição, o corolário é o não conhecimento do recurso.

Qual a defesa para agravo de instrumento?

O agravo de instrumento é um recurso previsto entre os artigos 1.015 e 1.020 do Código de Processo Civil. É utilizado contra decisões interlocutórias (pronunciamento judicial de natureza decisória que não coloca fim ao processo). Deve ser dirigido ao Tribunal de Justiça ou ao Superior Tribunal de Justiça.

Artigo anterior
Qual o recurso cabível da decisão que denegar o recurso de apelação?
Artigo seguinte
O que não fazer com uma pessoa ansiosa?